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Marketing político no Twitter – Como fazer?

Como fazer marketing político no Twitter

Como fazer marketing político no Twitter. Como usar o Twitter como ferramenta de Marketing Político Digital

Como fazer marketing político no Twitter

Com a chegada das eleições certamente muitos candidatos estão se perguntando como fazer marketing político no Twitter. A preocupação é válida, já que o marketing político digital terá uma participação relevante nas eleições de 2014 e as redes sociais desempenharão uma função crucial nestas campanhas. Nas últimas eleições vimos diversos candidatos usando o Twitter como ferramenta de marketing político eleitoral, mas, infelizmente, nem todos os casos foram “cases de sucesso”. O marketing político no Twitter, ao contrário foi um show de falta de técnica e improviso.

Estruturando o marketing político no Twitter

O Twitter não é uma campanha de marketing político eleitoral em si, mas somente uma das ferramentas disponível para esse tipo de campanha, por isso é necessário integrá-lo a outras ações de marketing digital para que ele possa atingir todo o seu potencial. Muita gente, nas últimas eleições achou que só pelo fato de ter criado uma conta no Twitter estaria realizando uma campanha de “marketing político digital”. Ledo engano.

Uma campanha de marketing político no Twitter, deve antes de tudo ter uma estrutura, conteúdo relevante e pessoal capacitado na veiculação e monitoramento. O conteúdo não pode ser exclusivamente auto-promocional, muito pelo contrário, ele deve ser informativo e acima de tudo participativo. As mídias sociais como ferramenta de marketing eleitoral partem do pressuposto de que haverá interação entre o candidato e o eleitor. Sem isso, não faz o menor sentido estar no Twitter nas eleições.

Veja algumas sugestões de conteúdo interessantes para uma campanha de marketing eleitoral no Twitter:

  • Forneça orientações sobre questões relativas a importância do voto consciente;
  • Pergunte a seus seguidores sobre que tipo de propostas eles teriam para apresentar;
  • Informe sobre sua agenda eleitoral e locais onde poderá ser encontrado;
  • Use o seu Twitter da campanha eleitoral como uma vitrine das eleições e não somente da sua candidatura.

Lembre-se que acima de tudo, o conteúdo publicado no Twitter deve estar alinhado com o conceito da campanha traçado durante o processo de planejamento estratégico digital da campanha.

Pessoal capacitado para gestão de uma campanha de marketing político eleitoral no Twitter

A muito tempo o Twitter deixou de ser apenas um passa tempo geek. Hoje em dia é usado por pequenas e médias empresas como uma poderosa ferramenta de relacionamento com seus clientes. Por isso, é necessário ter pessoal capacitado para gerir essa ferramenta. Em nosso curso de marketing político digital, colocamos a capacitação da equipe como fator fundamental para o sucesso de uma campanha. O apoio de um analista de mídias sociais, ou a contratação de uma agência digital para gestão das mídias sociais em uma campanha eleitoral é fundamental para o sucesso neste tipo de ação.

Não tente improvisar colocando pessoal despreparado para gerir seus perfis nas mídias sociais. O curso de redes sociais e marketing nas mídias sociais.

Monitoramento é fundamental em campanhas de marketing político no Twitter

O Twitter não pode ser usado como santinho digital e ser jogado na rede sem um acompanhamento de resultado e interação com os eleitores. por isso é fundamental que uma campanha de marketing político no Twitter seja acompanhada de uma forte estrutura de monitoramento das redes sociais. Mal entendidos e centrais de boatos podem fazer um estrago na sua imagem digital e um bom monitoramento pode identificar esse tipo de problema logo quando surgem, tornando bem mais fáceis as ações de esclarecimento e correção.

Portanto, se você pensa em promover ações de marketing político no Twitter nas próximas eleições, fique atento a esses pontos para não acabar se decepcionando com suas ações de marketing político digital nas redes sociais.

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