Academia do Marketing

Marketing nas Redes Sociais em 2022

Marketing nas Redes Sociais

Marketing nas redes sociais e a divulgação em mídias sociais

Nos últimos tempos o marketing nas redes sociais tem sido um dos segmentos que mais cresce em todo o mundo. Esse é um caminho sem volta em termos de tendência de marketing online e as empresas precisam se adaptar a esse novo cenário.

A tendência de aproximação do consumidor e criação de laços de relacionamento no marketing digital moderno encontrou nas redes sociais o canal ideal para criação desses pontos de contato.

Por isso mesmo é cada vez maior o número de empresas que buscam nas mídias sociais para divulgação de seus produtos e serviços.

Essa tendência traz com ela novos desafios já que o marketing em redes sociais difere totalmente das outras formas de marketing online que as empresas estavam acostumadas a utilizar.

A divulgação em mídias sociais obedece a uma dinâmica própria, mais sutil e estruturada do que a verificada em outras estratégias de marketing digital como, por exemplo, links patrocinados e SEO.

É importante que as empresas se conscientizem dessa diferença e se adaptem a essa nova realidade, para que possam usar o marketing nas redes sociais de forma a gerar resultados reais em termos de conversões ou exposição da marca.

Como funciona o marketing nas redes sociais

O marketing nas mídias sociais é a estratégia pela qual nos valemos das principais redes sociais como ferramentas de promoção de uma marca, divulgação de produtos ou serviços.

Mais que isso, o marketing nas redes sociais é uma oportunidade que as marcas têm, de mostrar seus conceitos e valores. Isso cria laços mais fortes entre o consumidor e a marca, fortalecendo de forma indireta a percepção que as pessoas têm sobre seus produtos e serviços.

Também podemos utilizar estes canais para diversas outras ações, como a criação de um canal de atendimento ao cliente, por exemplo, mas no caso do social media marketing, o objetivo principal da maioria das marcas é justamente o de promoção de produtos e serviços.

Nas campanhas de marketing em redes sociais, os profissionais de marketing digital fazem uso das ferramentas oferecidas pelas redes como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e outras, dependendo do caso e segmento de atuação da empresa.

Contextualização das campanhas de marketing nas redes sociais

Classificamos o marketing nas redes sociais na categoria de marketing de display, que funciona de forma bem diferente de outros canais como marketing de busca, por exemplo.

Por isso é necessário que as empresas se adaptem a essas diferenças conceituais para não caírem na armadilha de transformarem seus perfis em simples murais de promoções, sem interatividade e mensagem dirigida.

Uma outra característica do social media marketing é trabalhar também como marketing de relacionamento, onde o objetivo principal é criar, em primeiro lugar, um ponto de contato com seus clientes em potencial.

Somente após a criação destes laços de relacionamento é que partimos então para ações mais incisivas, trabalhando sempre de forma muito sutil nossa mensagem de venda, para não ficarmos com aquela aparência panfletária que tantas marcas assumem.

Um dos primeiros trechos do Cluetrain Manifesto, documento básico para quem deseja entender a função e trabalhar em mídias sociais, afirma que:

“Mercados são conversações. Seus membros se comunicam em uma linguagem que é natural, aberta, honesta, direta.” – Cluetrain Manifesto

Em nosso Curso de Gestão de Redes Sociais trabalhamos muito este conceito, justamente por acreditarmos ser este um dos pilares do marketing nas redes sociais.

Uma estratégia de marketing nas mídias sociais não pode ser baseada apenas em mensagens promocionais, mas sim na criação de laços de relacionamento e confiança, para só depois passarmos à fase de divulgação.

A importância do conteúdo para o marketing nas redes sociais

Outra característica do marketing nas redes sociais é a de ser basicamente uma estratégia de marketing de conteúdo. Por isso, antes de começarem a criar postagens, as marcas devem se preocupar com o tipo de conteúdo oferecer a seus seguidores.

O desenvolvimento de conteúdo para redes sociais é um dos primeiros passos que as empresas devem dar. Entender as dores, anseios e obstáculos do público que você deseja impactar é fundamental para sucesso das ações de marketing nestes canais.

Vale a pena investir em marketing nas mídias sociais?

Sem sombra de dúvida o investimento em marketing nas redes sociais traz retorno, mas não pode ser encarado como uma panaceia universal como muitas empresas têm encarado essa nova opção no Brasil.

Este é apenas mais um canal de divulgação a ser utilizado e por isso deve ser devidamente avaliado e contextualizado no panorama geral da estratégia de marketing digital das empresas.

A grande vantagem dessa opção para divulgação de empresas na Internet é que ela nos proporciona uma chance de aproximação do público-alvo, de maneira mais pessoal, dirigida e segmentada.

Através dela podemos nos aproximar de forma mais efetiva do consumidor e conhecer suas necessidades e anseios de forma mais direta, facilitando assim, não só a criação de estratégias mais eficientes para divulgação da marca, como também o conhecimento sobre o público que estamos querendo impactar.

Uma estratégia de médio a longo prazo

Um ponto que devemos salientar é que uma estratégia de marketing nas redes sociais exige um prazo de maturação, e por isso é considerada uma ação de médio e longo prazo, já que relacionamentos não são criados da noite para o dia.

Por isso, é necessário ter um planejamento detalhado da estratégia a ser adotada e estar preparado para muito trabalho, pois produção de conteúdo relevante, e interação são quesitos essenciais nesta área.

Complemente a leitura deste artigo acessando a nossa publicação onde mostramos Como Montar Uma Estratégia de Marketing nas Redes Sociais.

Entre outros aspectos que devemos levar em consideração é também a capacidade de fidelização proporcionada por esta estratégia, já que estes contatos criam laços de relacionamento.

A fidelização de clientes através de um contato contínuo e programado é uma forma inteligente para redução de custos no marketing online, através da dissolução do custo de aquisição de clientes através de compras recorrentes.

São estes relacionamentos com os clientes que fazem do retorno do marketing nas redes sociais um dos que mais se destacam em uma estratégia de marketing digital. Mantenha-se atualizado assinando nosso Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Sair da versão mobile