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Marketing Digital – Investimento ou gasto?

Seu marketing digital é um investimento ou gasto?

O marketing digital tem como principal vantagem sobre o marketing convencional, a capacidade de mensurar detalhadamente o retorno apresentado por cada campanha. Podemos saber exatamente o quanto obtivemos de retorno real em cada ação que desenvolvemos na Internet.

Dai vem a pergunta: Seu marketing digital é um investimento ou gasto?

Faço essa pergunta porque tenho visto muita gente por ai achando que está investindo em marketing digital, mas na verdade está apenas gastando dinheiro com o marketing online.

Vamos então ver a diferença entre uma coisa e outra.

A capacidade de mensuração de resultados no mundo online

Como dito anteriormente, qualquer campanha de marketing digital, seja ela e-mail marketing, links patrocinados no Google, Facebook ou LinkedIn, otimização para ferramentas de busca – SEO ou qualquer outra ação online pode ter seus resultados analisados nos mínimos detalhes.

Ferramentas como o Google Analytics e os próprios painéis de gerenciamento de anúncios das diversas plataformas, podem nos fornecer o valor investido na campanha e seu retorno em termos de conversões em vendas.

Posso dizer, com o respaldo técnico de mais de dez anos de experiência como consultor de marketing digital, que não existe campanha que não possa ter seus resultados explicados matematicamente. Tecnologia para isso existe, o que pode acontecer é alguém não saber usar, o que é outra história.

De posse desses dados, o empreendedor poderá avaliar de forma fundamentada e correta, se vale a pena ou não investir em um determinado tipo de ação em marketing digital ou até mesmo decidir qual delas terá prioridade sobre as outras. Uma questão básica para o gerenciamento e alocação de recursos em qualquer empresa.

Você está investindo ou gastando dinheiro em marketing digital?

Diante de toda essa tecnologia, podemos avaliar de forma clara e fria o resultado de qualquer valor alocado para uma campanha de marketing digital.

O cálculo é simples. Quanto coloquei de dinheiro na campanha? Quanto ela gerou em vendas? Qual foi o resultado de vendas, menos custo do produto ou serviço mais o valor investido na campanha? Tive lucro ou prejuízo? Pronto, simples assim.

Se o valor total de vendas menos o custo do produto ou serviço foi superior ao valor investido na sua ação de marketing digital, você terá feito um ótimo INVESTIMENTO. Por outro lado, se o resultado em termos de venda, for inferior ou igual ao valor que você investiu em sua campanha online, isso não foi investimento, foi simplesmente GASTO.

Marketing digital é ROI

Marketing digital é ROI – Return of Investment. Só isso, retorno sobre o investimento feito nas campanhas online. Se esse retorno não for positivo, você não está no caminho certo ou com a equipe certa.

Marketing digital não é veiculação. Colocar um anúncio qualquer no Google Ads, os anúncios pagos do Google ou então no Facebook Ads, a versão do Facebook, é fácil. O difícil é trabalhar com anúncios bem estruturados, planejados e de alta conversão.

Quando você contrata uma agência digital ou um profissional de marketing, o objetivo é trazer o que chamamos de conversão, ou seja, a venda de um produto ou serviço, pedido de orçamento, assinatura de um boletim informativo e outras opções. É esse o resultado que precisa ser entregue, não apenas a veiculação dos anúncios.

Exija sempre seus relatórios

Durante os cursos de marketing digital que ministramos, é comum receber participantes que logo no início do treinamento, reclamam de estar investindo muito dinheiro em marketing digital e não conseguem ver o retorno.

A primeira coisa que eu pergunto é se a empresa, ou profissional que está encarregado de estruturar e veicular as campanhas fornece relatórios de desempenho, com métricas e dados sobre conversões. Espantosamente na grande maioria das vezes, a resposta é não.

Hora, se você não tem relatórios de desempenho, você simplesmente não sabe em que este dinheiro está sendo empregado, em Investimento em marketing digital ou em Gasto com mídias digitais.

Nesses casos, minha recomendação é simples, exija estes relatórios ou então cancele o contrato. Sem poder avaliar a eficácia do capital empregado nas ações de marketing online, não faz o mínimo sentido você continuar trabalhando com essa empresa ou profissional.

Quando ao final do treinamento esses empresários descobrem o que podemos ter em termos de informações sobre as campanhas, muita gente acaba recebendo uma ligação para marcar uma reunião urgente sobre geração de relatórios.

E na sua empresa atualmente? Seu marketing digital é investimento ou gasto? Deixe seu comentário e assine a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle no portal Guia do Marketing

By Published On: 16 de maio de 2019Categories: Artigos Sobre Marketing DigitalTags:

4 Comments

  1. Tony 17 de fevereiro de 2018 at 04:09 - Reply

    Excelente artigo, hoeje em dia muito se fala de marketing digital, mas são poucos que conseguem explicar de uma forma de todos consigam entender. É obvio que o marketing tem que ser um investimento é uma coisa tão evidente que acaba passando despercibido por muitos. Confesso que não havia me dado conta dos pequenos detalhaes, tipo como vou mensurar isso. Você realmente consegui abrir a minha mente. Obrigado belíssimo artigo.

  2. jacqueline gonçalo 24 de outubro de 2017 at 16:27 - Reply

    Ótimo artigo! Hoje em dia o marketing digital é essencial para qualquer negócio, várias empresas já perceberam também que é um nicho muito rentável.

  3. Edson Santos 23 de outubro de 2016 at 12:13 - Reply

    Ótimo artigo! É bom saber a distinção entre investimento em marketing digital e gasto para não perder dinheiro .Um grande abraço

  4. Rafael 25 de junho de 2015 at 13:33 - Reply

    Achei muito legal o texto publicado. Porém, não concordo com a afirmação de que marketing digital é apenas ROI. Se esivermos falando de usuários de internet e um produto e/ou mercado digital, é correto afirmar que o resultado das ações digitais converte ou não em vendas, mas se o cenário é outro, não. Não porque, fundamentado na evolução do consumidor, não temos como mensurar se realmente foram as ações digitais que converteram a venda ou se foi a dica da amiga sobre o site de sapatos que estava em promoção.

    Essa reflexão é válida. Afirmações quantitativas são apenas afirmações quantitativas.

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