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Os 10 mandamentos do Influenciador Digital

Os 10 mandamentos do Influenciador Digital

Hoje vamos falar sobre os 10 mandamentos do Influenciador Digital, um conjunto de regras e procedimentos que julgamos fundamentais para quem deseja se posicionar na Internet como um formador de opinião.

O marketing de influência vem ganhando cada vez mais protagonismo nos meios digitais e no rastro deste movimento, os Influenciadores Digitais crescem de importância em todos os canais.

Se destacar como influenciador digital não é fácil. Ao contrário do que muita gente imagina, é preciso muito trabalho, capacitação técnica e respeito a algumas regras que fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso nesta área.

Por isso, reunimos neste artigo, o que podemos chamas dos 10 Mandamentos do Influenciador Digital, um conjunto de diretrizes sobre o que você deve fazer, e também o que não deve, para alcançar o sucesso nesta área. Vale a pena conferir!

1 – Escolha muito bem a sua área de atuação

O primeiro e talvez o mais importante dos mandamentos do influenciador digital de sucesso é escolher uma área de que realmente goste e conheça. Isso funciona para blogueiros ou qualquer outra rede social como Facebook ou Instagram

Só com paixão você terá a resiliência necessária para enfrentar a dura rotina de trabalho que um digital influencer de sucesso precisa encarar.

2 – Escolha um bom mercado para atuar

Além de ter paixão pelo tema em que você deseja se tornar um influenciador, é preciso também analisar o mercado, para que o seu investimento em tempo, anúncios e ferramentas possa ter um bom financeiro com sua atividade.

Dê preferência a mercados ou temas que possuam um grande número de pessoas interessadas e principalmente uma concorrência acirrada entre anunciantes. Essa concorrência irá valorizar as suas publicações.

3 – Desenvolva uma estratégia de marketing

Tudo em marketing digital começa pela estratégia e no caso de um influenciador digital não é diferente. Antes de qualquer outra coisa, é importante que você defina uma estratégia de marketing nas redes sociais que servirá como diretriz para as suas ações.

Nesta estratégia, defina o público que você pretende atingir, a Persona de Marketing deste público, os canais que você vai usar para construir a sua presença online, o orçamento para mídia paga e as ferramentas envolvidas.

Em seu livro Influencer – Construindo sua marca pessoal na era das mídias sociais, a autora Brittany Hennessy, deixa bem claro que sem uma estratégia, o caminho para o sucesso nas mídias sociais fica bem mais difícil. Por isso, crie sua estratégia de marketing antes de tudo.

4 – Desenvolva uma identidade própria

Este é outro dos mandamentos do influenciador digital que você precisa ter como linha mestra do seu negócio. O sucesso de um influenciador digital deve-se em grande parte à identidade que ele cria no universo online.

Não tente imitar outros influenciadores digitais de sucesso em sua área. Ao invés disso, crie sua própria identidade, com linguagem própria e estilo visual em suas publicações, que faça com que as pessoas reconheçam você imediatamente.

5 – Seja autêntico

A credibilidade de um influenciador digital é o seu maior patrimônio, e por isso, tenha como uma das suas principais diretrizes ser autêntico e jamais recomendar um produto ou serviço no qual você não acredita ou que vá contra os seus princípios.

Não há dinheiro no mundo que pague a sua credibilidade. A confiança dos seus seguidores é o maior patrimônio e se você comprometer essa confiança, automaticamente comprometerá a sua influência online.

10 mandamentos do influenciador digital

6 – Interaja com seus seguidores

Um influenciador digital não é uma pessoa a ser idolatrada, mas sim uma pessoa a ser consultada, uma das premissas básicas do marketing de relacionamento. Por isso um dos principais mandamentos do influenciador digital é interagir ativamente com seus fãs ou seguidores nas redes sociais.

Além de criar laços de relacionamento com seus seguidores, e dessa forma consolidar a sua influência online, essas interações aumentam a relevância do seu perfil junto ao algoritmo do Instagram e também no EdgeRank do Facebook.

7 – Desenvolva conteúdo de primeira qualidade

Os profissionais de marketing sabem que criar conteúdo de alta qualidade é a principal coisa a ser feita quando o assunto é se posicionar como uma referência em uma determinada área usado as mídias sociais. Acredite, conteúdo é tudo!

Portanto, um dos mandamentos do influenciador digital é criar um conteúdo digital que agregue algo ao dia a dia dos seus seguidores. Crie uma boa estratégia de monitoramento de notícias e tendências e desenvolva ótimos conteúdos.

8 – Crie parcerias com outros influenciadores

Uma estratégia que vale a pena ser aplicada por influenciadores digitais, é a de fazer parcerias com outros influenciadores em sua área para dar um boost em sua audiência e trazer um formato novo para as suas postagens.

Quando dois influenciadores se unem, o resultado costuma ser muito bom, pois as audiências se somam e os dois ganham ao atingir outras pessoas. O importante neste caso é escolher parceiros que tenham pontos em comum, para não gerar qualquer tipo de ruído entre os seguidores.

9 – Crie um protocolo para eventuais crises

A gestão de crises nas mídias sociais é uma arte e quando bem gerenciadas podem até acabar rendendo um ótimo resultado em termos de audiência e credibilidade. Por isso, não se assuste ao se deparar com seu primeiro Hater ou Troller, mas esteja preparado para isso.

Tenha um protocolo de crise detalhado para não ser pego de surpresa e acabar tomando atitudes precipitadas ou sob o calor da discussão. As crises nas redes sociais são inevitáveis, por isso, você precisa estar preparado para não sofrer danos em sua imagem.

10 – Use e abuse das ferramentas

O último dos mandamentos do influenciador digital é se dedicar ao estudo das estratégias de marketing nas redes sociais de forma ininterrupta. Além disso, é preciso conhecer profundamente as ferramentas oferecidas pelos diversos canais de social media.

Mesmo que mais tarde você não venha atuar na parte operacional do negócio, um dos mandamentos do marketing digital é conhecer as ferramentas disponíveis, até mesmo para ajudar você na geração de conteúdo.

Facebook Ads, Públicos Personalizados, Facebook Pixel, Instagram Shopping, métricas, KPIs e outros recursos técnicos oferecidos pelas redes sociais fazem parte do dia a dia de influenciador digital. Por isso, além de influente você também precisará ser técnico.

Para complementar as informações apresentadas aqui, e saber um pouco mais sobre o trabalho nesta área, sugerimos que você também leia o nosso artigo Como Se Tornar Um Influenciador Digital.

Conhecendo os mandamentos do influenciador digital você estará a meio caminho do sucesso nesta área. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

By Published On: 23 de julho de 2020Categories: Redes SociaisTags: ,

4 Comments

  1. Cabingano Pereira 5 de maio de 2020 at 09:11 - Reply

    Gostaria desde já agradecer à equipe que criou este conteúdo sobre os 10 Mandamentos de Influenciador digital.
    Sou principiante nesta área e gostei muito das dicas aqui apresentadas. São práticas e interessantes.
    Obrigado!

  2. José Guimarães e Silva 31 de maio de 2019 at 06:21 - Reply

    Gostei de ler esse artigo sobre os dez mandamento do influenciador digital e aprendi com ele a detectar os erros que cometo na Internet.

    Mas, conforme diz o ditado, é aprendendo que caminhamos mais.

  3. Cristina 4 de fevereiro de 2019 at 09:32 - Reply

    Olá pessoal

    Adorei os mandamentos do influenciador digital. Vou adotá-los em minha estratégia

    • Academia do Marketing 5 de fevereiro de 2019 at 17:41 - Reply

      Olá Cristina

      Muito obrigado pelo comentário. Acreditamos que estes mandamentos do influenciador digital podem servir como base para que você possa criar uma estratégia de marketing nas redes sociais.

      Um grande abraço e sucesso!

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