Importância do blog no marketing pessoal na Internet

Importância do blog no marketing pessoal

Importância do blog no marketing pessoal

Hoje vamos falar sobre a importância de um blog no marketing pessoal na Internet, já que esse é um dos principais elementos de qualquer estratégia de personal branding online.

Criar um blog pessoal para sua estratégia de marketing pessoal nas redes sociais é uma maneira fácil de deixar públicos seus pensamentos, ideias, opiniões e conhecimentos, e melhor, você pode fazer isso sem nenhum conhecimento de programação, nem mesmo HTML.

O blog é o lugar ideal para colocar seus pontos de vista e interagir com os usuários, fortalecendo assim sua imagem e ampliando se network profissional.

Atualmente qualquer um pode ter um blog, bastando para isso criar uma conta em uma plataforma de blogging livre como WordPress ou Blogger, configurar o blog e começar a escrever seus artigos.

Se você optar por uma solução mais profissional, e eu recomendo isso, pode partir para a aquisição de um domínio próprio e instalação do WordPress. Os recursos nesse caso são ainda maiores e o domínio próprio dá um ar bem mais profissional à iniciativa.

O blog representará seu conhecimento e funcionará como hub de toda sua atividade nas redes sociais. É no seu blog pessoal que você plantará as sementes dos seus relacionamentos. Em uma estratégia de marketing pessoal e redes sociais, você precisa ter um ponto centralizador das ações e esse ponto é o seu blog. É nele que você mostrar o seu conhecimento e compartilhar suas realizações.

O conteúdo do seu blog pessoal

A questão de conteúdo não é problema justificável para não criar um blog pessoal para incorporá-lo ao seu plano de marketing pessoal na internet.

  • Se você está procurando um emprego, pode escrever sobre os problemas da sua área de trabalho e demonstrar que entende o seu segmento e que o empregador pode estar diante de um colaborador em potencial;
  • Se você é um consultor, você pode escrever seus pensamentos, trabalhos e pesquisas sobre o seu segmento de atuação.
  • Se você é um artista, você pode criar um portfólio online, publicar fotos de seu trabalho no blog, detalhar projetos e outras formas de divulgação das suas realizações;
  • Se você é empresário, pode colocar em seu blog a missão e valores da sua empresa, assim como explicações sobre o segmento e perpectivas.

Em termos de marketing pessoal nas redes sociais, não vejo como estruturar uma campanha sem a presença de um blog, já que ele é a única mídia social que proporciona tamanha área de desenvolvimento e publicação de conteúdo organizado, com flexibilidade e recursos.

O sentido do blog no marketing pessoal

Um plano de marketing pessoal na Internet passa obrigatoriamente pela exposição pessoal para que recrutadores, clientes e parceiros comerciais em potencial, possam conhecer você mais profundamente. O blog é a ferramenta mais indicada para alcançar este objetivo.

Clique aqui para conhecer detalhes do Curso de SEO oferecido pela Academia do Marketing

Além de tudo que já foi dito em termos de criação de relacionamentos, é o blog que irá dar a você exposição nas páginas de respostas de pesquisas realizadas no Google, por exemplo. O marketing pessoal no Google é uma importante ferramenta para divulgação da sua marca pessoal, e o blog é a melhor ferramenta para isso.

Por isso, quando estiver planejando a criação da sua marca pessoal online, não se esqueça da importância do blog no marketing pessoal, pois ele é o principal alicerce de todas as outras ações.