Freelancer de SEO – Um profissional em alta no mercado

A demanda pelo trabalho de freelancer de SEO vem aumentando de maneira acelerada nos últimos tempos, já que um número cada vez maior de empresas passou a investir mais nesta área.

A aplicação das técnicas de SEO – Search Engine Optimization, é uma etapa fundamental de qualquer campanha de marketing digital, já que são estas técnicas que garantem uma boa exposição da marca nas páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google, por exemplo.

Embora as redes sociais tenham se tornado uma febre, nem só de Facebook e Instagram vive o marketing online. Ocupar posições de destaque nas pesquisas feitas no Google, é fundamental para quem precisa de exposição de verdade através do marketing de busca.

Para grandes marcas, que possuem uma produção contínua de conteúdo, como estratégia de Inbound Marketing, ter um analista de SEO fixo, vale a pena, pois este profissional é utilizado praticamente full time.

No caso das pequenas e médias empresas, que necessitam de um serviço pontual, é muito mais vantajoso contratar um freelancer de SEO para executar esta tarefa.

Como o freelancer de SEO pode ajudar o seu negócio

Em primeiro lugar, o freelancer de SEO será o profissional responsável pela identificação das palavras-chave mais importantes para o seu site, aquelas que as pessoas mais buscam quando desejam informações a respeito de alguma empresa, produto ou serviço no Google.

A escolha correta da palavra-chave é o grande segredo para gerar tráfego e vendas para o seu negócio, e o profissional de SEO, possui ferramentas específicas e técnicas para identificar quais seriam as mais adequadas ao seu caso.

Com base nestas informações será possível identificar quais serão as expressões que serão trabalhadas durante o processo de otimização do site, loja virtual ou blog.

Além disso, cabe ao analista de SEO, determinar também, quais dimensões de SEO deverão ser trabalhadas em função do tipo de negócio que você tem.

As diversas dimensões do SEO

Durante muito tempo, quando se falava em SEO, tinha-se como alvo, unicamente a questão de otimização para as buscas que são realizadas nas páginas de resposta dos mecanismos de busca, independentemente das características do negócio.

Hoje em dia, com a evolução dos algoritmos utilizados por estas ferramentas, temos uma divisão bem mais específica e classificamos esta estratégia de exposição nas ferramentas de busca em duas dimensões distintas:

  • SEO Amplo – Estratégia de SEO voltada a pesquisas mais amplas, feitas em qualquer tipo de dispositivo e envolvendo qualquer tipo de resultado;
  • SEO Local – Aplicação de técnicas de otimização de sites que buscam destacar a empresa em buscas feitas em uma determinada área.

Embora estes dois tipos de resultados sejam semelhantes, as técnicas a serem aplicadas são diferentes, pois o foco do usuário é diferente, e por isso mesmo, a forma de se otimizar é também diferente.

No caso do SEO Amplo, o freelancer de SEO trabalhará com termos mais genéricos, sem se preocupar com referências locais. É o mais indicado para empresas que não possuem limitações geográficas em seu atendimento.

Já o SEO Local, trabalhará com palavras-chave mais focadas em quem faz buscas por um determinado produto ou serviço na área em que se localiza, como bairro ou cidade. O resultado é um conjunto de palavras e expressões muito mais restrito, incluindo aí expressões locais.

É importante destacar que estas duas vertentes do trabalho de SEO não são excludentes, e em muitos dos casos, são aplicadas simultaneamente sobre as páginas e estrutura do site.

Além destas duas dimensões, existem também outras aplicações mais específicas das técnicas de SEO. Se você tem um canal no YouTube, por exemplo, e quer destacar os seus vídeos tanto nas buscas internas da ferramenta, como também nas buscas amplas, realizadas no Google como um todo, pode contratar um freelancer de SEO para otimizar estes vídeos, para que eles se destaquem dos outros, quando é realizada uma busca.

Freelancer de SEO

Como escolher um freelancer de SEO

Vamos agora à questão de como escolher o freelancer de SEO ideal para o seu projeto. Como dissemos antes, vai depender das suas necessidades.

Aqui no Marketing Job, podemos fazer pesquisas filtradas por especializações, bastando para isso, acessar a área de Busca por Freelancers, e na barra lateral esquerda, no item Especialização, selecionar SEO Otimização de sites.

O resultado será uma lista com os perfis cadastrados em nosso site que foram inscritos como Freelancers de SEO, em suas mais diversas dimensões.

Fica então a dúvida: Qual destes freelancers de SEO contratar? Bem, você deverá fazer uma seleção por Habilidades e Experiência.

Se por exemplo, você estiver buscando por um analista de SEO que seja voltado para o SEO amplo, deverá analisar o perfil de cada um, suas experiências e avaliações, para escolher o mais indicado.

Se no seu caso, o objetivo é o de promover um negócio como bar, restaurante, ou qualquer outro que possua área de cobertura limitada, a melhor opção é buscar por Freelancers de SEO Local, pois já teriam uma experiência prévia neste tipo de otimização.

Se o seu objetivo for o de aumentar a exposição de uma loja virtual nas páginas de pesquisa do Google, o ideal é dar preferência a Freelancers de SEO Para E-commerce.

Outro ponto interessante a ser levado em consideração na hora de escolher um profissional freelancer em nossa plataforma, é pesquisar por Experiências Setoriais anteriores. Um analista de SEO que já tenha executado algum trabalho no setor em que sua empresa atua, terá mais facilidade de entender o seu negócio e com isso potencializar seus resultados.

Quanto cobram os freelancers de SEO

Infelizmente não existe uma resposta única para esta questão. Para se determinar o quanto cobrar pelo trabalho de SEO, é necessário conhecer a extensão do trabalho que deverá ser feito.

Em alguns casos, quando o trabalho envolve apenas a otimização do conteúdo, o valor é determinado pela quantidade de horas trabalhadas para fazer este serviço.

Se o site em si não tiver a estrutura necessária para se fazer um bom trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca, será necessário começar o trabalho pela própria estrutura do site, para só depois passar para a otimização do conteúdo.

Neste caso, o valor cobrado será bem maior, pois envolverá toda uma questão de adaptação da estrutura, visando deixá-la adequada para o trabalho de otimização.

Se ao invés de contratar um profissional de SEO para executar algum trabalho em seu site, você estiver em busca de trabalhos freelancer nesta área, não perca tempo e cadastre-se agora mesmo em nosso site, clicando aqui.

Se você está em busca de um freelancer de SEO para desenvolver um trabalho nesta área em seu site, loja virtual ou blog, o Marketing Job é a melhor opção. Mantenha-se em dia sobre oportunidades de trabalho em SEO e outros assuntos relacionados a esta especialização em marketing digital, assinando a nossa Newsletter.

Publicado no Marketing Job