Facebook irá excluir fãs não legítimos de algumas páginas

Facebook irá acabar com curtidas Fake

Facebook irá acabar com curtidas Fake

Algumas páginas no Facebook começaram a perceber, a partir do dia 12 deste mês que estão perdendo Fã. Calma, não se trata de nenhum bug no Facebook ou na página, e sim uma medida tomada pelo próprio Facebook para fazer uma limpeza em perfis fake e curtidas compradas.

Quem trabalha com o Instagram sabe muito bem o que é isso. No dia 18 de dezembro do ano passado, muitos perfis no Instagram perderam milhares de followers e viram seu número de Likes despencar.

Isso foi resultado de uma ação da rede para eliminar seguidores-fantasma e curtidas compradas, que deixou muita gente desesperada por ver sua “popularidade” despencar da noite para o dia.

Da mesma forma como fez com o Instagram, o Facebook fará esta ação em sua rede principal. Algumas páginas, na maioria estrangeiras, já foram comunicadas que poderão experimentar uma queda em seu número de fãs a partir do próximo dia 12 deste mês.

A armadilha da compra de fãs

Como já tínhamos comentado há alguns meses atrás, a compra de fãs no Facebook é na verdade uma grande armadilha que pode arrasar todo o seu trabalho de Facebook marketing.

Leia o artigo Comprar Curtidas Prejudica Sua Página no Facebook

Segundo o comunicado do Facebook, curtidas vindas de perfis inativos ou com um padrão suspeito, leia-se Fakes, serão excluídas das páginas. Essa atitude já era previsível, já que o mercado de compra de fãs e likes rolava a todo vapor, desvirtuando essas ferramentas.

Para quem construiu sua base de fãs baseado em estratégias de conteúdo e engajamento, nada muda, já que espera-se que o Facebook consiga identificar esses fãs e curtidas, conseguidos de maneira lícita e não penalize estas páginas. Já que lançou mão do atalho na compra de curtidas… bem, o que se pode dizer é que vai doer.

A solução para quem vier a perder fãs

Em primeiro ligar, nem pense em chororô com o Facebook, porque não vai funcionar. Eles testaram o algoritmo de caça aos Fakes no Instagram e adaptaram para o Facebook. Quem ficou gritando lá no Instagram, o máximo que conseguiu, foi uma baita de uma rouquidão.

Se a quantidade de fãs for fundamental para a manutenção do status da página, a solução mais imediata será lançar mão de estratégias de Facebook Ads para expansão da base de fãs, um recursos lícito e disponível na plataforma de anúncios do Facebook.

O problema é que só isso não adianta. Depois de conquistar novos fãs para a página, caberá ao administrador, manter estes fãs engajados para que o EdgeRank da página não seja prejudicado e consequentemente, o alcance não seja reduzido. É ai que entram em cena boas técnicas de Facebook Marketing, como um conteúdo muito bem preparado e acompanhamento das principais métricas.

A lição que se tira deste episódio é que os atalhos em marketing em mídias sociais, funcionam durante um determinado período, mas no final das contas, quem ganha o jogo são as técnicas bem aplicadas. Mantenha-se atualizado sobre este e outros assuntos referentes ao Facebook e suas estratégias, assinando nosso Boletim Informativo.

Facebook irá excluir fãs de páginas
Deixe sua avaliação