Como divulgar uma empresa na Internet

Como dissemos no e-mail que lhe enviamos, nós sabemos que atualmente cada vez mais empresários estão preocupados em saber como divulgar uma empresa na internet e nem sempre encontram uma resposta objetiva para esta pergunta.

Por conta disso, resolvemos criar esse pequeno roteiro para que você possa conhecer a realidade do universo da divulgação online e ter uma orientação inicial sobre quais caminhos seguir.

Vamos tentar esclarecer todos os pontos sobre a questão de como divulgar uma empresa na internet, pois como você verá, essa é uma matéria muito mais simples do que dizem por aí.

Nosso objetivo é deixar a questão da divulgação na Internet o mais clara possível para que você possa se orientar.

Divulgação de empresas na internet é planejamento acima de tudo

Como no mundo físico, o planejamento de marketing é o primeiro passo para quem deseja divulgar uma empresa na Internet de forma eficiente e profissional.

De nada adianta você sair por aí criando ações de marketing online isoladas, se não houver por trás dessas ações uma orientação macro em termos de público-alvo e canais a serem utilizados. Divulgar uma empresa na internet não é isso. Precisamos sempre que possível, criar uma sinergia em marketing digital para potencializar as ações.

O marketing digital tem como pressuposto a integração dos diversos canais para atingir um objetivo único, a exposição de uma marca, produto ou serviço. Portanto, ações isoladas que não possuem um alinhamento macro, perdem sua força e dificilmente trazem resultados que compensam o investimento.

O primeiro passo, para a divulgação de uma empresa na internet é determinar e conhecer o seu público-alvo e criar as suas Personas de Marketing para então estabelecer qual estratégia e quais as ferramentas e canais podem ser utilizados para atingir este público de maneira eficiente.

Divulgação online por vezes começa no próprio site

Determinada a estratégia macro para divulgação da sua empresa na internet, é hora de analisar as questões internas. Muitas vezes a eficácia de uma campanha de marketing online, depende muito mais da estrutura e conteúdo do site em si do que de ações externas.

É o caso, por exemplo, do SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca. Sem uma boa estrutura interna, não há qualquer chance do seu site conseguir uma boa colocação nas páginas de respostas do Google, na área de busca orgânica, aquela em que você não paga nada para aparecer lá.

Até mesmo campanhas de links patrocinados como aquelas feitas no Google Ads, podem não ter um resultado satisfatório se a estrutura interna do site não for a adequada. O anúncio na verdade não vende nada. A argumentação de venda se dá no seu site e por isso ele é tão importante.

Portanto, se você quer divulgar a sua empresa na Internet de forma eficiente, uma das primeiras coisas que costumamos recomendar é adequar o seu site a esse objetivo, criando um ambiente propício e adaptado às diversas demandas que uma boa campanha de marketing digital exige.

Criando campanhas de divulgação para sua empresa

Uma vez ajustado seu espaço interno, aí sim, é hora de pensar em campanhas de divulgação pela internet, propriamente ditas. A escolha dos canais a serem utilizados depende, obviamente, do que foi determinado em sua estratégia global. Entre as diversas opções para divulgar sua empresa na internet destacamos:

  • SEO – Otimização de sites para buscadores de maneira ampla
  • SEO Local – Para negócios locais com restrição geográfica de atuação
  • Links patrocinados na rede de pesquisa do Google
  • Links patrocinados na rede de conteúdo dos parceiros do Google, como blogs
  • E-mail marketing em suas diversas modalidades
  • Marketing nas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn
  • Marketing de conteúdo

Não se preocupe se você não sabe exatamente o que cada uma dessas dimensões do marketing significa ou funciona, pois este vai ser o assunto da nossa próxima conversa.

As opções são muitas e seu custo também é variado. Além disso, cada modelo de negócio tem um caminho. Por exemplo, a divulgação de lojas virtuais, obedece a um roteiro diferente de um site institucional e outros modelos também.

Não existe uma fórmula única para a divulgação de empresas na Internet. Quando você cria um plano de marketing digital, você desenha uma estrutura própria para cada negócio, levando em conta suas características, público e até mesmo forma de funcionamento.

Opções para fazer a divulgação da sua empresa na Internet

Diante de um quadro que inicialmente pode parecer confuso, existem duas opções, a capacitação de pessoal interno da sua empresa para desempenhar o papel técnico e acompanhamento dessas ações ou a terceirização dessa tarefa.

No caso da opção de desenvolvimento dentro da própria empresa, você tem a vantagem de contar com um profissional de marketing online totalmente alinhado com as questões estratégicas da empresa e com profundo conhecimento do mercado em que atua, um assunto que iremos tratar em uma outra ocasião aqui, e você verá que é uma opção mais do que viável.

No caso da terceirização do trabalho de marketing digital, você vai contar com uma equipe pronta, mas os custos podem ser bem elevados. Outra questão é que na hora da contratação, é necessário saber como cobrar resultados e quais os relatórios de desempenho serão apresentados, afinal de contas, marketing digital significa geração de resultados palpáveis e o retorno do investimento.

Com estas informações, você está começando a dar os primeiros passos no marketing digital. Em nossa próxima conversa, vamos mostrar a você, como escolher os melhores canais para divulgar o seu negócio na Internet.

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Um grande abraço e nos encontramos em breve!

Alberto Valle – Diretor e instrutor da Academia do Marketing