fbpx

Currículo de Marketing Digital

Currículo de Marketing Digital – Como elaborar o seu

A construção de um bom currículo de marketing digital é o primeiro passo para a conquistar das melhores vagas de trabalho no mundo online, mas esse é um trabalho que deve ser pensado logo no início da sua formação profissional, pois é resultado de um conjunto de ações e opções profissionais, que ao final lhe concedem um lugar de destaque no mercado de trabalho.

A verdade é que como em qualquer profissão, um currículo de marketing digital que abre portas para as melhores oportunidades é o resultado de todo um projeto de planejamento de carreira em marketing digital.

Não existem atalhos ou fórmulas mágicas que venham a lhe transformar de uma hora para outra em um profissional disputado pelas agências e departamentos de marketing das empresas.

A base de um bom currículo de marketing digital

Não existe Marketing Digital, o que existe é Marketing e por isso uma boa formação básica é essencial para uma carreira de sucesso.

Busque uma boa faculdade com tradição na área e de preferência com professores que sejam profissionais atuantes no mercado. O ensino teórico é fundamental, mas quando ele é complementado com experiências profissionais passadas em sala de aula, a experiência profissional do dia a dia, fica muito mais completo.

Busque cursos de especialização

A especialização em marketing digital é uma tendência irreversível e por isso é bom cuidar dela desde o início. Foi-se o tempo em que um profissional conseguia dominar todas as áreas do marketing online. Hoje em dia, com ferramentas cada vez mais sofisticadas e complexas, e para deixar as coisas ainda mais difíceis, em contate atualização.

A tendência do marketing digital atual é que se busque uma especialização em marketing digital focada em uma determinada área.

Não queremos dizer com isso que você deve ignorar alguma, ou algumas áreas do marketing digital em detrimento da sua especialização. É importante estar em dia com o que acontece em outras áreas,

Atualização constante

Um bom currículo de marketing digital nunca está acabado, ele no máximo está pronto. A carreira em marketing digital é um processo contínuo de construção do aprendizado, já que a cada dia surgem novas tecnologia e releituras do uso de técnicas já conhecidas. É isso que torna esse segmento tão apaixonante, a eterna renovação.

É importante acompanhar profissionais de referência em suas especialidades como Matt Cutts na área do SEO, Avinash em web análise e Philip Kotler, um dos maiores pensadores do marketing online, apenas para citar alguns nomes. Igualmente importante é estar por dentro das últimas tendências através de sites especializados como Mashable, Kissmetrics e outros.

Como elaborar um currículo de marketing digital

Apresentação do currículo de marketing digital

Definido o caminho para a criação de um bom currículo de marketing digital, é hora de tratarmos então da apresentação, que também é fundamental na hora de disputar uma vaga. Não é nosso objetivo explicar aqui como fazer um currículo, mas sim algumas diretrizes no que diz respeito à apresentação.

Layout Leve e Clean

Na hora de fazer seu currículo de marketing digital dê preferência a modelos clean e focados na informação. É bom também evitar currículos com mais de duas páginas para não cansar o recrutador. Dê uma olhada no modelo de currículo de marketing digital deste infogáfico.

Sua Formação Acadêmica

Em seu currículo você deve dar destaque à sua graduação, pós-graduação e também a cursos de especialização em marketing digital. Se você já está cursando o nível superior, é completamente dispensável incluir informações sobre o 1º e 2º graus, já que são condição básica para a faculdade.

Cursos de Especialização

Destaque os cursos que são relevantes á área para a qual a vaga foi aberta. Basta nome, carga horária, mês/ano e instituição. Nada de colocar o conteúdo ou de alguma forma inflar o treinamento. Em um currículo de marketing digital, como em qualquer outro, o que importa é a qualidade e não a quantidade de informação.

Conhecimentos Específicos

Nesta seção você deve destacar seus conhecimentos que são relevantes para a posição que você busca. Você pode descrever seu conhecimento no uso de softwares e ferramentas de marketing digital específicas, como Google Analytics, por exemplo. Inclua aqui também os idiomas que você domina e o nível.

Experiência Profissional

Essa é uma área muito sensível do seu currículo, já que a maioria das empresas se concentra nela. As posições ocupadas ao longo da sua carreira profissional devem vir listadas em ordem cronológica decrescente para valorizar mais as experiências mais recentes.

Aqui é onde a empresa concentra a maior parte de sua avaliação. As empresas devem vir em ordem cronológica decrescente (da mais atual para a mais antiga).

Um item importante nessa descrição são as suas realizações durante o exercício dessa função, como campanhas realizadas, lançamentos de produtos e serviços, liderança de equipes e resultados alcançados.

Elaborar um bom currículo de marketing digital, como você deve ter visto, não é apenas uma questão de forma, mas sim o direcionamento que você dá a sua carreira desde o início.

Aproveite a sua passagem por aqui e cadastre o seu currículo de marketing digital no portal Marketing Job, o único especializado em vagas na área de marketing digital. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

One Comment

  1. Leonardo 10 de dezembro de 2013 at 10:03 - Reply

    Muito bom o artigo pessoal. Um bom currículo de marketing digital não é somente a forma como se apresenta, mas acima de tudo o conteúdo.

    Parabéns

Leave A Comment

Título

Ir ao Topo