O que é Crawl Budget e sua importância em SEO

Quem trabalha com SEO precisa saber o que é Crawl Budget, um termo que é bastante conhecido por quem trabalha com técnicas de Search Engine Optimization em um nível avançado, mas pouco conhecido por leigos ou iniciantes nesta área.

A definição de Crawl Budget é, para a maioria dos especialistas em SEO, a seguinte:

“Crawl Budget é o tempo que o Google investe fazendo a varredura de um site, com o seu robô, o Googlebot, para identificar suas páginas de maior relevância para as buscas realizadas em sua plataforma”

Como você pode ver, o Crawl Budget não é nenhum bicho de sete cabeças. É apenas o tempo e recursos que o Google acredita ser interessante em analisar o seu site para saber quais os conteúdos devem, ou não, serem exibidos nas SERP.

Este é um trabalho executado periodicamente em todo site que ele consegue identificar ou que seja cadastrado no Google Search Console.

Entender o que é Cralw Budget é importante, principalmente para quem trabalha com sites grandes, com uma elevada quantidade de páginas, como blogs de alto volume de conteúdo, sites de notícias lojas virtuais e outros.

Não que os sites com poucas páginas não sejam impactados por esta questão de rastreamento do Googlebot, mas o impacto sobre o bom posicionamento nas páginas de respostas do Google tende a ser menor.

Por que o Crawl Budget não é igual para todos os sites?

Até aqui, tudo bem, o significado de Crawl Budget não é tão complexo assim, mas qual o seu impacto em um projeto de SEO e o que isso significa em termos de exposição no Google?

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Pode até parecer um detalhe técnico, mas o trabalho em SEO é composto de uma série de detalhes que acabam resultando em posições de destaque nas páginas de respostas do Google.

Diariamente, milhões de páginas novas são publicadas na Internet. Imagine se o Google fosse investir seus recursos técnicos para analisar todas estas páginas em termos diários, ou até mesmo mensais?

Isso certamente seria um trabalho insano e por que não dizer, um desperdício de recursos técnicos. Sabemos muito bem que nem todo conteúdo publicado na Web é digno de referência.

Por isso, o Google e outros grandes buscadores, determinam uma periodicidade, tempo e profundidade de análise dos sites. Nada mais justo, não concorda?

Os robôs do Google e outros buscadores, que chamamos tecnicamente de Crawlers, ou Search Engine Spiders, têm muito trabalho a fazer.

Não faz sentido dedicar o mesmo tempo, e recursos de processamento, a sites de pouca significância e qualidade, em detrimento de sites que oferecem conteúdo relevante.

O que é Crawl Budget e como funciona na prática

Como funciona o Crawl Budget?

Embora o nome seja pomposo, para saber o que é Crawl Budget, como disse anteriormente, basta você seguir um raciocínio lógico.

Com o passar do tempo, em função da relevância e constância das páginas publicadas por um site, os buscadores conseguem saber exatamente que está acrescentando conteúdo relevante ao enorme oceano que é a Internet hoje em dia.

O Google por exemplo, estaria perdendo um enorme tempo e investido recursos de processamento, se perdesse seu tempo rastreando todo e qualquer tipo de site.

Vejamos por exemplo um site que fala sobre novelas. É claro, que com o tempo, seus artigos estarão completamente desatualizados, uma vez que estas novelas acabam e por isso, para os amantes de novelas, seu conteúdo não fará mais o mínimo sentido.

Artigos sobre a novela em si, como referência, fazem sentido, mas previsões sobre novos capítulos não farão mais sentido, pois esta informação já é de domínio público, e por isso mesmo ninguém busca por ela.

O que é Crawl Budget? É justamente isso, gastar tempo e recursos com informações novas e relevante sendo publicadas em site de autoridade em sua área.

Se vale a pena o buscador investe na varredura do seu site. Se ele percebe que não faz sentido gastar tempo com isso, ele simplesmente esquece e não verifica estas páginas.

Como o Crawl Budget afeta o trabalho de SEO?

O impacto é gigantesco, principalmente para quem ter um site ou blog com um grande número de publicações.

Quando o Google ou Bing começam a perceber que algumas páginas do seu site não são tão relevantes assim, eles simplesmente param de visitar estas páginas e pior ainda, para de indexá-las.

A conclusão é óbvia. O seu site com menos páginas indexadas perde relevância e consequentemente Autoridade do Domínio, o que faz com que ele perca posições nas páginas de respostas dos grandes buscadores.

Isso gera um efeito cascata monstruoso que acaba dificultando a indexação de novos conteúdos, e antigos também, pelo simples fato dos buscadores não terem tempo e dinheiro pata ficar analisando todas as suas páginas.

Em nosso Curso de SEO, damos um exemplo prático de uma situação dessas. Pegamos um site com informações que não eram mais relevantes e mostramos como, mesmo reduzindo o número de páginas, conseguimos aumentar significativamente sua relevância e posicionamento.

Mágica? Não mesmo. Simplesmente administramos a conteúdo e induzimos os buscadores a “prestarem atenção” aos conteúdos que realmente interessavam à estratégia de marketing do site.

Como verificar o seu Crawl Buddget?

Sabendo agora o que é Crawl Budget e sua importância no processo de otimização de sites pata ferramentas de busca, é natural que você queira saber qual é o Crawl Budget do seu site.

Essa informação está facilmente disponível no Google Search Console. Muito embora ela não seja tão exata quanto nos gostaríamos, já nos dá uma boa ideia.

Acesse o Search Console e na aba Ferramentas e Relatórios Legados, selecione a opção Estatísticas de Rastreamento e você verá um gráfico como este:

O que é Crawl Budget

Neste gráfico verificamos que o Google está rastreando em média 3.000 páginas por dia, o que corresponde a menos de um quarto das páginas e elementos que compõem este site em questão.

O que afeta o Crawl Budget?

Agora que você já sabe o que é Crawl Budget, como ele funciona e como verificar a sua estatística de acesso, vamos ver então o que acaba impactando este importante fator de SEO.

Temos basicamente duas dimensões que afetam mais diretamente o Crawl Budget de um site: o SEO Estrutural e o SEO On Page.

Do ponto de vista do SEO Estrutural podemos apontar como principais fatores que exercem uma influência direta no seu Craw Budget:

  • Facilidade de navegação por todas as páginas do site:
  • Tempo de carga de cada página;
  • Links quebrados;
  • Estrutura de orientação ao Google, como sitemaps e Robot.txt.

Nas questões mais exatamente voltadas para o SEO Off Page, os principais fatores a serem verificados são:

  • Qualidade do conteúdo do site;
  • Linkagem interna das diversas páginas que o compõem;
  • Duplicidade de conteúdo;
  • Estrutura de apresentação do conteúdo.

Os fatores de SEO Off Page, como links apontando para o seu site, Autoridade do Domínio, menções nas mídias sociais e outros, também produzem um impacto no Crawl Budget, mas na maioria das vezes são os fatores estruturais e de otimização interna que têm maior importância.

Como aumentar o seu Crawl Budget?

Sabendo o que é Crawl Budget, é muito provável que você esteja agora fazendo a famosa pergunta de 1 milhão de dólares: Como aumentar o seu Crawl Budget?

Vamos então a resposta:

  1. Audite o seu site – A primeira coisa a fazer é uma rigorosa Auditoria de SEO para identificar problemas em seu site, começando pela própria estrutura;
  2. Velocidade de carga – Melhore a velocidade de carregamento das suas páginas para que elas se tornem mais fáceis de serem rastreadas;
  3. Capriche na usabilidade – Verifique as questões de navegação do seu site para garantir uma boa experiência de usabilidade aos seus visitantes;
  4. Melhore seu conteúdo – Faça uma revisão do seu conteúdo, atualizando-o e se for o caso, excluindo conteúdo inútil, duplicado e ultrapassado, redirecionando para outras páginas mais relevantes;
  5. Otimize suas páginas – Junto com a revisão de conteúdo, faça um bom trabalho de SEO On Page, para melhorar o potencial de rankeamento das suas páginas;

Repare que na verdade, todos os itens citados fazem parte de uma rotina técnica de SEO e não se aplicam unicamente a questão do Crawl Budget. A manutenção periódica do site se justifica, entre outras coisas pela necessidade de manter a sua taxa de rastreamento alta.

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Agora que você já sabe o que é Crawl Budget e qual o seu impacto sobre o trabalho de SEO, o que acha de fazer uma avaliação do seu site sob este aspecto de SEO? Mantenha-se em dia em relação a este e outros assuntos relativos a Search Engine Optimization assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing