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Conhecimentos Necessários Para Ser Um Analista de Redes Sociais

Conhecimentos necessários para ser um analista de redes sociais

Quais são os conhecimentos necessários para ser um analista de redes sociais? Essa é uma pergunta que muita gente se faz, tanto aquelas que desejam ingressar neste mercado, como empresas, que cada vez mais precisam do suporte deste profissional para a divulgação da sua marca nas mídias sociais.

A função de um analista de redes sociais é uma das mais cobiçadas no mercado atualmente, e ainda existe muita confusão em relação à capacitação e atribuições desse profissional.

Esta confusão acaba desorientando tanto os aspirantes a profissionais de marketing quem desejam seguir a carreira de analista de redes sociais, quanto empresas em busca de profissionais qualificados para desempenhar este papel em sua estratégia de divulgação online.

Os principais conhecimentos necessários para ser um analista de redes sociais

Se você deseja se tornar um analista de redes sociais top de linha, conheça abaixo quais são, em nossa opinião, quais são as principais aptidões necessárias para ser um analista de redes sociais.

1 – O que realmente faz um analista de redes sociais

Em primeiro lugar você precisa entender o que faz um analista de redes sociais para poder orientar a sua formação e carreira. Muita gente não tem sucesso nesta área, justamente por não entender bem a função deste profissional.

O analista de redes sociais é o profissional de marketing encarregado de promover as marcas, gerar leads, negócios e se relacionar com o público utilizando os canais de mídias sociais, e acredite, isso é bem mais difícil do que parece, pois vai muito além de fazer publicações no Facebook ou Instagram.

O analista de redes sociais precisa entregar resultados para a marca, o que é muito diferente de entregar Likes, Seguidores ou Fãs. Para entregar resultados você precisará fazer um planejamento estratégico buscando as melhores alternativas de comunicação para as empresas.

Não há nada de lúdico na carreira de analista de redes sociais. É uma profissão como outra qualquer, que exige conhecimento específico na área, estudo e muita prática.

Um analista de redes sociais não cai de paraquedas na posição, ele precisa passar por um processo de capacitação profissional. Para saber mais sobre o que faz um analista de redes sociais clique aqui.

2 – Visão macro do papel das redes sociais no marketing digital

Entre os conhecimentos necessários para ser um analista de redes sociais está a compreensão do papel do marketing nas mídias sociais dentro de uma estratégia macro de marketing digital.

As redes sociais não podem ser vistas de maneira isolada no processo de comunicação online.

O marketing digital moderno é extremamente interconectado, é preciso alinhas as ações de marketing nas redes sociais, a outras, como SEO, Links Patrocinados, Inbound Marketing  e E-mail Marketing.

Por isso, um analista de redes sociais precisa, antes de tudo, ter uma visão ampla sobre as estratégias e ferramentas envolvidas no processo de comunicação no ambiente online, para poder se posicionar da melhor forma possível, visando obter o máximo em termos de sinergia em marketing digital.

3 – Conhecimento profundo dos principais canais de mídias sociais

Essa questão poderia parecer óbvia, mas na verdade não é. Muita gente acredita que pelo simples fato de ter um perfil no Facebook ou Instagram, já a qualifica como profissional de mídias sociais.

Ledo engano. Entre os conhecimentos necessários para ser um analista de redes sociais, está um profundo conhecimento das ferramentas envolvidas neste processo e o seu papel no processo de comunicação e conversão.

Digamos, por exemplo, que você tem algum conteúdo a ser publicado no Facebook. Qual seria o melhor formato? Um post simples, um marco, uma oferta ou um evento?

E a página de destino desta publicação? De que forma você deveria configurar o pixel do Facebook para que possa ser aproveitado em ações complementares à que você está fazendo? Seria esta uma opção de Remarketing ou geração de Leads através de formulários em um anúncio específico no Facebook Ads?

Repare que são opções completamente diferentes e que precisam ser analisadas dentro de um conceito macro. Não é apenas uma questão de “postar”, mas sim, como fazer esta publicação ser revertida em ganhos reais para a estratégia de marketing da marca. Qual a meta real desta publicação?

Acreditar que o marketing em redes sociais é alguma coisa, pelo menos próxima à gestão de um perfil pessoal, é no mínimo ingenuidade. Conhecer a estrutura, papel no processo de comunicação e ferramentas das principais redes sociais mais usadas no Brasil e exterior é fundamental.

4 – Inbound Marketing faz parte do processo

O marketing nas redes sociais é uma ferramenta fundamental para qualquer estratégia de Inbound Marketing. Por isso, conhecer os fundamentos desta dimensão do marketing digital é fundamental para a formação de um profissional de mídias sociais completo.

O primeiro objetivo de uma estratégia de marketing nas redes sociais é justamente o de criar laços de relacionamento com o público alvo que a marca pretende atingir, e para isso, nada melhor do que produção de conteúdo para uma estratégia de Inbound Marketing.

Por isso, um dos conhecimentos necessários para ser um analista de mídias sociais de sucesso e valorizado pelo mercado é justamente entender os conceitos envolvidos nesta dimensão do marketing online.

Tendo os conhecimentos necessários para produção de conteúdo para redes sociais poderá criar publicações de maior engajamento e conversão em seus posts.

Conhecimentos necessários para ser um analista de mídias sociais

5 – Webwriting

O ambiente online tem dinâmica específica inclusive no que diz respeito à estrutura de textos, por isso, entre os conhecimentos necessários para ser um analista de redes sociais colocamos também o domínio das técnicas de Webwriting.

Saber estruturar um texto de forma a se adaptar às regras de usabilidade e dinâmica de leitura na web é extremamente importante dentro do contexto da comunicação nas redes sociais, tanto na área de conteúdo quanto nas postagens em canais de mídias sociais.

Por exemplo, na geração de conteúdo para o blog da marca, dominar as técnicas de webwriting é fundamental para a produção de um texto rico e envolvente que gere engajamento através de comentários e compartilhamentos.

6 – Domínio de publicações no WordPress

Como o blog é peça fundamental dentro de uma estratégia de marketing nas redes sociais, nada mais lógico do que ter entre as aptidões necessárias para ser um analista de redes sociais, do que conhecimentos sobre publicações no WordPress.

O WordPress é a plataforma de gerenciamento de conteúdo mais utilizada no mundo inteiro para a criação de sites e blogs. Por isso, é importante que você domine suas ferramentas básicas, principalmente na área de publicações, para que possa desenvolver um bom trabalho na área de marketing de conteúdo.

7 – SEO – Otimização de Sites para ferramentas de busca

Outro item que colocamos em nossa lista de conhecimentos necessários para ser um analista de redes sociais é o conhecimento básico das principais técnicas de SEO, o processo de otimização de sites para ferramentas de busca.

O que SEO tem a ver com redes sociais? Tudo! Os links gerados de forma técnica em publicações nas redes sociais, ajudam e muito nas estratégias de Link Building, a criação de links de qualidade para aumentar a relevância das páginas de um site, loja virtual ou blog.

Além disso, os perfis e páginas nas redes sociais, podem ser otimizados de forma a conquistar posições de destaque nas páginas de respostas das ferramentas de busca, no processo que chamamos de SMO – Social Media Optimization.

Destacando seus canais em buscadores como o Google e Bing, você aumenta ainda mais a exposição da marca, alcançando assim um dos principais objetivos do marketing nas mídias sociais, que é o de reconhecimento de marca, ou Branding.

8 – Um analista de redes sociais não surge da noite para o dia

Finalizando, é importante ressaltar que não existe fórmula para “analista de redes sociais instantâneo” do tipo basta acrescentar água e pronto. Como em qualquer outra profissão, é necessário muito estudo e prática até que você seja considerado um analista de mídias sociais top de linha.

O profissional de marketing digital que o mercado de trabalho atualmente busca, é multidisciplinar e possui uma visão completa de todo o processo de comunicação.

Forjar um profissional deste quilate leva tempo e por isso é necessário se criar um plano de carreira para se destacar em um mercado tão competitivo.

Por isso, eu acrescentaria à nossa lista de aptidões necessárias para ser um analista de redes sociais, uma grande dose de perseverança e paciência.

E você? O que acha? Teria alguma sugestão a ser acrescentada em nossa lista de conhecimentos necessários para se tornar um analista de redes sociais? Deixe seu comentário abaixo e mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

By Published On: 2 de dezembro de 2018Categories: Carreira em Marketing Digital

3 Comments

  1. Wallace Silva 6 de agosto de 2019 at 16:26 - Reply

    Como sempre um ótimo site com ótimos conteúdos, principalmente este sobre os conhecimentos necessários para se tornar um analista de mídias sociais.

  2. Wallace Silva 1 de agosto de 2019 at 16:26 - Reply

    Gostei bastante da publicação sobre os conhecimentos necessários para ser um analista de mídias sociais. O site esta muito bem explicado,parabéns.

    • Academia do Marketing 7 de outubro de 2019 at 12:28 - Reply

      Olá Wallace

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo foi útil para você. mantenha-se informado assinando o nosso Boletim Informativo.

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