Comprar Curtidas prejudica sua página no Facebook

  • Comprar curtidas prejudica sua página no Facebook

Comprar Curtidas prejudica sua fan page

Comprar curtidas prejudica sua página no Facebook

Porque comprar curtidas prejudica sua página no Facebook

Ultimamente a estratégia de Comprar Curtidas para uma página no Facebook parece estar seduzindo muita gente por aí, mas antes que você se anime e parta para essa estratégia, gostaria de deixar uma advertência: Comprar fãs no Facebook pode arruinar o desempenho da sua Fan Page.

Quando afirmo que Comprar Curtidas pode simplesmente arrasar todo o trabalho sério feito em sua página não estou emitindo uma opinião pessoal sem fundamentos técnicos, muito pelo contrário, esta é uma afirmação baseada em argumentos matemáticos indiscutíveis.

Como funciona a compra de fãs no Facebook

Essa história de compra de Likes no Facebook é mais uma destas pragas oportunistas, que volta e meia aparecem na Internet. Seria só mais uma besteira digital se não tivesse consequências desastrosas para o alcance das publicações feitas em uma Fan Page. Ultimamente, os vendedores de Likes têm até usado o argumento de que um número maior de fãs no Facebook melhoraria a posição do site nas ferramentas de busca, o que não passa de uma grande besteira que você pode conferir aqui nesta explicação em vídeo dada por Matt Cutts do Google.

Em nosso Curso de Facebook deixamos bem claro durante todo o treinamento, e em especial no Módulo de Construção da Base de Fãs, que o que importa para o sucesso de uma página é o engajamento e não a quantidade de Fãs.

O grande problema de comprar curtidas é que ao fazer isso, você estará correndo o risco de prejudicar seriamente o engajamento da sua página. O problema é fácil de ser entendido. Se você partir para uma estratégia de comprar curtidas, não há como garantir a segmentação do público que irá curtir a sua página e não adianta nenhum vendedor de curtidas, jurar de pé juntinho, que pode garantir essa segmentação porque a gente sabe que não pode.

O resultado disso é que sua página vai apresentar um incremento no número de fãs que não será acompanhado pelo engajamento. O resultado disso será uma queda vertiginosa do seu EdgeRank e consequentemente do seu Alcance de publicação.

Para piorar ainda mais, como essa base de fãs comprada não possui necessariamente empatia em relação ao conteúdo publicado na página, é de se esperar que o número de feedbacks negativos na página, como ocultação de publicações ou denúncias como spam seja alto, o que prejudicaria ainda mais o EdgeRank. Ou seja, uma verdadeira visão do Apocalipse.

Para entender melhor o problema, assista o vídeo abaixo, que faz parte de uma das vídeo aulas do nosso curso de Facebook online para ter uma exata dimensão do estrago que essa prática pode causar.

A alternativa para não comprar curtidas

Quem constrói uma base de fãs sólida e implementa uma linha editorial consistente e constantemente avaliada em função de resultados, não precisa recorrer a um expediente desses para ter sucesso em sua estratégia de Facebook Marketing. Se você quer saber como aumentar o número de fãs no Facebook a receita é simplesmente planejamento e conteúdo realmente relevante para o seu público.

 Veja mais detalhes no artigo Como Aumentar o Número de Fãs no Facebook

A quantidade de fãs é obviamente uma métrica importante para a avaliação de desempenho de uma página, mas daí a torna-la  mais importante nos indicadores de desempenho, vai uma distância muito grande.

A compra de Likes é uma dessas ideias que são vendidas na Internet e de repente, sem que haja qualquer tipo de avaliação técnica, se torna uma febre entre os leigos. Quando a coisa é apenas uma besteirinha que não trás efeito positivo nenhum, mas mal também não causa, tudo bem. Mas quando essa “besteirinha” pode comprometer todo um trabalho, aí a coisa muda completamente de figura.

Portanto, fica a dica. Se você quiser arruinar sua Fan Page, compre pacotes de milhares de curtidas e veja seu alcance despencar ladeira abaixo.

Fazer Inscrição

Curso Online de Facebook Marketing

Início: Imediato
Formato: Curso online através de vídeo aulas e material de apoio
Investimento: R$ 360,00
Fazer Inscrição
Comprar Curtidas prejudica sua página no Facebook
5 (100%) 1 voto

Clique aqui e veja como cadastrar gratuitamente seu currículo no Marketing Jon

2017-01-18T07:27:35+00:00 By |Categories: Facebook|Tags: |

10 Comments

  1. Alberto Valle 28 de outubro de 2017 at 18:52

    Olá Alcir

    Nós entendemos os comentários revoltados publicados aqui, já que nosso artigo sobre os prejuízos que a compra de curtidas em páginas no Facebook podem trazer, contraria uma verdadeira “indústria” que foi criada para a venda de curtidas fake.

    É bom ver como pessoas de bom senso como você e outros diversos profissionais de marketing no Facebook entendem as regras e as consequências dessa prática. O seu caso é um exemplo. Não é preciso “apelar” para expandir a base de fãs de uma página. Basta aplicar as técnicas adequadas.

    Um grande abraço e sucesso!

    Alberto Valle

  2. Alcir Donato 27 de outubro de 2017 at 18:12

    Boa noite !

    Interessante, estou vendo um monte de pessoas nos comentários revoltadas e discordando do que Você disse sobre o prejuízo das compras de Likes, na minha opinião falta maturidade estratégica para essas pessoas.
    Tenho um exemplo meu mesmo, peguei uma página que existia a Anos e só tinha 112 curtidas e em uma semana passou para quase 5000 curtidas, em um mês passou dos 18 Mil e hoje essa página está com mais de 42 Mil Curtidas e a cada semana são cerca de 800 novas curtidas.
    Todas essas pessoas vieram por interesse próprio delas, foram atraídas pelo conteúdo, pelo que tinha na página e pelo que ela estava a oferecer a eles, não houve compra de Likes em nenhum momento, só estratégia e trabalho sério, coisa que muita gente não quer ter …

    Gostei muito da Explicação dada por VCs, pena que muitos não seguem bons conselhos…

  3. Alberto Valle 20 de junho de 2017 at 13:10

    Prezado Jessy

    Não se trata de julgar se comprar algo é certo ou errado. Se trata de ser profissional e seguir as regras do jogo. Comprar links, pode sim lhe causar sérios prejuízos em termos de posicionamento do site nas páginas de respostas do Google. Comprar Likes no Facebook, pode sim lhe render a exclusão da página. Um profissional de marketing digital consciente conhece essas regras e as respeita.

    Se você quiser comprar links ou Likes, fica a seu critério. Não estamos aqui para lhe dizer o que você deve ou não fazer. Só cumprimos nossa obrigação como escola de marketing, de informar. Se quiser ficar revoltado com a nossa informação, também é um direito que lhe assiste.

    Um grande abraço e sucesso!

    Alberto Valle

  4. jessy 20 de junho de 2017 at 00:34

    A compra de backlinks é errado, a compra de like é errado. Brincadeira o que as pessoas tentam defender. Não se pode comprar like, mas comprar comprar o teu curso de 360 reais. Não pode comprar likes por ai, mas pode-se comprar com o proprio face, independente de estrategia.
    Que preconceito com a “compra” de algo.
    A propósito, não sou vendedor de likes, ainda nunca comprei like, mas me revolta quando alguem diz que comprar algo nesse sentido é errado.

  5. Academia do Marketing 4 de Maio de 2016 at 10:26

    Olá Marcos

    Discordo radicalmente de você. Em primeiro lugar, uma campanha de criação de bases de fãs no Facebook nem demora muito e muito menos custa uma fortuna. Se você conhece as técnicas corretas, não é nada difícil colocar 10.000 fãs em uma semana ou menos, gastando muito pouco.

    Em segundo lugar, a taxa de conversão do Facebook, quando a campanha é feita de maneira profissional, é bem superior a 1%. É tudo uma questão de saber segmentar a campanha e criar uma sequência.

    Em terceiro lugar, como foi dito no artigo, se você comprar fãs nessas ofertas que andam por aí, você estará SEPULTANDO o ser EdgeRank e acabando com o alcance orgânico das suas publicações.

    Diante disso, minha dica, como profissional que atua nesta área há anos, continua sendo: Jamais compre curtidas fora do ambiente do Facebook.

    Um grande abraço

    Alberto Valle
    Diretor e instrutor da Academia do Marketing

  6. Marcos Oliveira 29 de Abril de 2016 at 10:19

    Tem toda razão, mas veja bem, suponhamos que estou começando um negócio hoje na internet e minha pagina tem 1 like, eu tenho 3 alternativas, a primeira é comprar likes que vendem ai nos sites, gastar uma fortuna comprando likes do Facebook ou começar fazer algumas postagens bem interesse pra ver se consigo atrair atenção do pessoal.

    Essa última alternativa é a que mais usada mas leva muito tempo, eu falo de anos, comprar likes diretamente do Facebook é a melhor alterativa porem você vai gastar uma fortuna dependendo de sua campanha e ter um resultado quase que nunca.

    Simplesmente porque a taxa de conversão do Facebook é menos de 1% vocês não percebem? Independente do alcance que uma postagem sua vai ter, uma pagina do Facebook com poucos likes da sempre uma mal impressão.

    Uma pagina do Facebook é só uma pagina do Facebook, não pense em usar uma pagina do Facebook para converter vendas é trabalho perdido cara, quer ter vendas anuncie do Facebook ads, ou no Google Adwords.

    Quer interação quando fizer uma postagem no Facebook patrocine a mesma, é assim que funciona.

  7. Bruno Amorim 18 de julho de 2015 at 01:56

    Quanto a comprar curtir as beleza, pode aruinar sim o trabalho.. Mas e a compra de paginas? Conheço uma pessoa que esta vendendo uma pagina que ela não usa mais e que tem 20 mil seguidores, sendo que é o publico que eu quero alcançar. Vale a pena eu comprar essa pagina dele e apagar todas as postagens dele e já começar a minha page com os 20 mil fãs?

  8. Daniel 8 de junho de 2015 at 18:24

    Concordo plenamente com o artigo, porém que nem o Marcio comentou acima, que é importante dar uma alavancada no início, infelizmente o ser humano é muito visual, se ele ver uma página com milhares de curtidas a tendência é que ele curta também.

  9. Gizele 8 de setembro de 2014 at 10:47

    Preciso de ajuda urgente! Estou exatamente com esse problema, comprei curtidas pelo facebook promovendo a página (segmentei colocando minha cidade) e consegui 10.000 curtidas, quando vi essa matéria parei de promover na hora! O que acontece é que mesmo tendo 10.000 curtidas na página eu consigo em media 5 curtidas nas fotos que eu posto e o alcance das postagens é de 150 pessoas. Estou agora impulsionando as fotos para ganhar mais curtidas e comentários, estou fazendo isso a 1 semana, mas estou gastando demais tendo em vista que posto em média 3 fotos por dia e tenho que impulsionar todas elas, mas eu também não vi melhoras nessa 1 semana, estou desesperada o que eu faço? me ajudem! Eu preciso do facebook para vender, ele é como se fosse minha ferramenta de trabalho!

  10. Marcio 8 de agosto de 2014 at 02:53

    Eu concordo com muita coisa do que foi informado, só acredito que no início de todo negócio é interessante alavancar rapidamente poucas curtidas no facebook, digo poucas algo em torno de 100 a 300 algo controlado, para que você possa ter um “starte” inicial gerando uma curiosidade e uma confiança.

    Pra você começar de 10 pra 200 demora muito, agora pra você começar com 200 pra 500 é muito mais rápido, essa é minha opinião pois já alavanquei algumas páginas dessa forma então estou falando com base em experiência.

    Espero ter contribuido, um abraço.

Leave A Comment