fbpx

Como usar o Instagram Stories em estratégias de marketing

Como usar o Instagram Stories em estratégias de marketing

Somos incentivados pelas mídias sociais tradicionais a mostrar o nosso melhor ângulo nas redes, afinal, tudo o que publicamos permanece exposto e disponível na internet para todo o sempre.

Hoje, no entanto, existe uma nova espécie de conteúdo circulando na praça, com 24 horas de vida útil, que estimula o compartilhamento de um jeito mais autêntico.

Apesar da efemeridade dessas fotos e vídeos temporários, popularizados pelo Snapchat e agora disponíveis no Instagram Stories, é provável que esse conteúdo volátil cultive uma relação mais duradoura com as estratégias de marketing do seu negócio.

O Instagram Stories, em particular, está rapidamente ganhando espaço como a ferramenta que mantém seus seguidores mais fiéis engajados, algo que o Snapchat já fazia, enquanto disponibiliza seu conteúdo para ser descoberto por novos públicos.

No final das contas, as Stories mudaram o nosso jeito de usar o Instagram, transformando a plataforma em algo maior que um simples álbum de fotografias online.

Vale a pena investir nas Instagram Stories?

Você deve estar se perguntando: “Por que devo perder meu tempo com um conteúdo que vai desaparecer em 24 horas?”. A resposta é simples: porque ele introduz um vício de compartilhamento entre pessoas e marcas.

Segundo um estudo global da Kantar TNS, a popularidade do Snapchat tem aumentado entre as pessoas de diferentes faixas etárias.

Elas buscam conteúdos instantâneos mais reais e pessoais, que parecem ser feitos nos “bastidores”. Os consumidores provavelmente gostam do Instagram Stories pelos mesmos motivos, afinal, os dois aplicativos têm muito em comum.

As marcas, por sua vez, também podem surfar nessa onda de autenticidade efêmera. É uma nova ferramenta a ser incorporada às estratégias de marketing no Instagram.

Instagram Stories como estratégia de marketing

Um dos principais motivos para usar o Instagram Stories é o engajamento que este formato oferece. Pesquisas recentes apontam que esta é uma das publicações que mais geram engajamento no Instagram, e como um dos principais objetivos do marketing nesta rede é justamente o engajamento, essa é uma ferramenta perfeita.

No entanto, existem muitos outros motivos para empresários e profissionais de marketing apostarem no Instagram Stories:

  • Base de usuários ativa – O Instagram atingiu 250 milhões de usuários por dia nas Stories.
  • Criação passiva de conteúdo – Ninguém espera que você gaste meia hora em uma publicação que não estará disponível depois de amanhã. Enquanto as postagens no Instagram pedem iluminação, ângulos e hashtags perfeitas, para criar uma boa Story basta você ser criativo, aproveitar um lampejo de ideia ou capturar um momento interessante.
  • Laboratório de ideias – Cada Story não fica tão exposta quanto as publicações tradicionais no Instagram. Isso faz com que as Stories sejam uma ótima forma de testar ideias com as quais você não se sente completamente confiante. Se o teste for bem acolhido pelo público (se receber respostas positivas e as pessoas assistirem a Story até o final), considere publicar o conteúdo mais uma vez como uma foto permanente no Instagram ou adaptá-lo para publicar em outro canal.
  • Arsenal de recursos – Assim como no Snapchat, na Story você pode desenhar, colar adesivos (stickers) nas suas fotos, adicionar filtros com realidade aumentada e muito mais.
    Oportunidade para direcionar tráfego: o Instagram está lançando uma função para incluir links nas Stories. No momento, esse recurso só está disponível para as contas verificadas, mas você também pode direcionar os visualizadores para o link disponível na sua bio.

Os exemplos acima são apenas a entrada de um cardápio muito mais variado de estratégias possíveis de serem utilizadas com o Story no Instagram. Em nosso Curso de Instagram, discutimos detalhadamente as diversas opções de marketing envolvendo a ferramenta de Stories.

Mantenha-se atualizado a respeito de estratégias de marketing no Instagram e outras redes sociais, assinando a Newsletter da Academia do Marketing.

Por Gabriela Jungblut no blog da Shopify

By Published On: 4 de janeiro de 2018Categories: Instagram, Redes SociaisTags:

3 Comments

  1. Eduardo Silva 30 de janeiro de 2019 at 12:17 - Reply

    Ótimas dicas obrigado, manter uma base de usuários ativa não é nada fácil, requer muita dedicação as vezes sai melhor fazer um bom curso de Instagram do que contratar uma empresa para fazer isso.

  2. André Braga 22 de janeiro de 2018 at 10:44 - Reply

    Interessante! Estou iniciando no Instagram em alguns projetos e ainda não tinha dado conta da viralidade que o Stories pode causar. Bom artigo.

    • Academia do Marketing 30 de janeiro de 2018 at 09:37 - Reply

      Olá André

      É bem por aí. Embora tenham uma vida curta, dá para aproveitar muito bem as publicações como Stories em sua estratégia de marketing no Instagram. É inclusive uma forma de deixar seu conteúdo mais rico.

Leave A Comment

Título

Ir ao Topo