Como Montar Uma Agência de Marketing Digital

Hoje vamos mostrar como montar uma agência de marketing digital, um negócio que possui uma demanda reprimida muito grande e por isso mesmo oferece ótimas oportunidades.

Muitos profissionais que trabalhavam em agências de marketing digital, chegaram em um ponto onde se viram diante da seguinte opção. Manter a posição de colaborador em uma agência ou partir para criação da sua própria agência de marketing digital.

Já vi esta história diversas vezes, muitas delas, com participante dos nossos cursos, que nos deram este feedback. Posso dizer que na maioria das vezes, que optou por montar seu próprio negócio, não se arrepende.

Em nossos treinamentos sempre dou algumas dicas sobre como montar uma agência de marketing digital, para os participantes que revelam este interesse. Desta vez, decidi sistematizar estas informações, na forma de um artigo.

Neste artigo vou abordar questões como:

Se você quer saber como montar uma agência de marketing digital de sucesso, tenho certeza que vai encontrar aqui, uma abordagem prática de diversos fatores envolvidos neste processo.

Principais dicas sobre como montar uma agência de marketing digital

Selecionei abaixo, alguns pontos que em anos de experiência nesta área, qualifico como os mais importantes para quem deseja abrir uma empresa na área do marketing digital. Um passo a passo para criação de uma agência de marketing digital de sucesso.

1 – O mercado para as agências de marketing

Antes de entrarmos na questão sobre como montar uma agência de marketing digital, é interessante fazermos uma avaliação sobre o mercado para as agências de marketing digital.

O esperado aquecimento da economia em 2020 provocará uma forte demanda pelos serviços de marketing digital, e eu explico o porquê.

Muitos empresários se retraíram em função do ambiente econômico desfavorável nos últimos anos, e neste esforço para contenção de custos, deixaram de lado a parte do marketing digital.

Enquanto isso, o mercado continuou a avançar e novas tendências e tecnologias foram incorporadas ao dia a dia do marketing online. Resultado, estes empresários estão extremamente defasados e precisarão se alinhar.

Esta é uma ótima notícia para quem está em busca de saber como montar uma agência de marketing digital, pois é um sinal claro, de que clientes não faltarão.

2 – Localização da agência

Este é um outro ponto que você deve avaliar bem, pois dependendo do modelo de negócio que você pretende montar, tem um grande impacto sobre a sua estrutura de custos.

No modelo tradicional, com um espaço comercial próprio ou alugado, você vai incorrer em custos como aluguel, condomínio, IPTU e tudo mais. Será que vale a pena? Ter uma estrutura dessas somente para receber clientes? É um ponto a ser analisado.

Mas então, como montar uma agência de marketing digital sem um ponto próprio? Simples, crie uma estrutura onde as pessoas possam trabalhar em home office.

Hoje em dia, uma agência de pequeno porte neste modelo é altamente viável. Cada vez mais é comum ver agências digitais neste formato. Aqui mesmo em nosso site já publicamos um artigo sobre este tema, que você pode ler clicando aqui.

Dica: A principal localização de uma agência de marketing digital é a online. Por isso, capriche no seu site e otimize-o para buscas locais principalmente. O seu site é a sua principal referência, por isso, invista o que for necessário nele.

Como montar uma agência de marketing digital

3 – Os serviços oferecidos por uma agência de marketing

Como montar uma agência de marketing digital envolve antes de tudo a definição dos serviços que você irá prestar, uma vez que isso definirá outros parâmetros, do projeto, vamos começar por esta parte.

De maneira geral, uma agência de marketing oferece os seguintes serviços:

  1. Marketing de busca envolvendo ações de SEO
  2. Marketing de busca através de anúncios no Google
  3. E-mail marketing
  4. Marketing nas redes sociais
  5. Marketing de conteúdo

Bem, este é o cardápio básico, e também uma das grandes armadilhas, que é tentar cobrir todo o espectro do marketing digital sem ter a estrutura necessária para isso.

Conseguir bons profissionais em todas estas áreas é muito difícil, e mantê-los em sua agência é ainda mais difícil, pois a disputa por profissionais capacitados está feroz.

Como montar uma agência de marketing digital de ponta em um ambiente como este? A melhor opção é se especializar em uma determinada área e terceirizar aquelas em que você ainda não tem a expertise necessária, ou o pessoal, para oferecer um serviço de alto nível.

Esta é uma ótima estratégia, principalmente se você está iniciando. Manter uma equipe de alto nível é caro, e para mantê-la, você precisará manter um fluxo constante de trabalho.

Terceirizando, através da contratação de freelancers ou outra forma qualquer, você conseguirá oferecer um mix de serviço completo e ao mesmo tempo manterá a sua estrutura de custos enxuta.

Dica: Comece focando na especialização que você e a sua equipe se sentem mais capacitados para trazer resultados e terceirize o resto. Com o tempo e capacitação, você poderá incorporar as outras dimensões do marketing também.

4 – Custos na criação de uma agência de marketing digital

Outro aspecto fundamental para quem deseja saber como montar uma agência de marketing digital de sucesso, são os custos envolvidos no dia a dia do negócio.

Muita gente tem a ilusão de que os custos de uma agência de marketing digital se resumem na folha de pagamento. Em um mercado cada vez mais sofisticado, você precisará investir pesado em ferramentas de marketing digital.

Na área do marketing de busca, por exemplo, é fundamental ter uma assinatura da SemRush e um aplicativo de monitoramento de posições nas páginas de respostas dos grandes buscadores, como o SEO PowerSuite. Em redes sociais, ferramentas de agendamento e monitoramento de engajamento são fundamentais.

É importante monitorar todos os seus custos e estabelecer um critério de atribuição de custos para cada cliente, em função das suas necessidades específicas, para chegar a um valor justo e competitivo.

Dica: Invista em ferramentas para maximizar o seu tempo e resultados dos seus clientes. Não faz o menor sentido você economizar em ferramentas e não conseguir apresentar um resultado que qualifique a sua empresa como uma agência de alto desempenho.

5 – Carteira de clientes

Esta talvez seja a dica mais importante para quem deseja saber como montar uma agência de marketing digital: Não tente agarrar o mundo com a mão, porque você não vai conseguir e pior ainda, pode acabar comprometendo a sua reputação profissional.

Um erro muito comum entre empreendedores que desejam abrir uma agência de marketing digital é achar que pode gerar resultados trabalhando em escala, ou seja, quanto mais clientes melhor.

Isso simplesmente não funciona, pois uma agência de marketing digital não é uma linha de montagem. Cada cliente exige uma estratégia especial para atender às suas necessidades, e isso gera muito trabalho.

Se você tiver mais clientes do que a sua capacidade de atender permite, invariavelmente haverá um decréscimo em termos de resultado, o que prejudicará a formação de uma imagem de agência que realmente traz resultados.

Dica: Trabalhe inicialmente com no máximo 10 clientes, para poder pegar o ritmo de trabalho. O segredo é selecionar os clientes. Não adianta ter clientes que não tragam um bom resultado financeiro para a empresa. Melhor ter 1 cliente pagando 1.000 do que 10 clientes pagando 100.

Como abrir uma agência de marketing digital

6 – Quanto cobrar pelo serviço de marketing digital

Para muitas pessoas, saber como montar uma agência de marketing digital nem é o grande desafio, pois como você está vendo, não é tão complicado assim e também não exige um grande investimento. O grande problema é saber quanto cobrar.

Já discutimos esta questão aqui no site da Academia do Marketing anteriormente, em um artigo que você pode conferir clicando aqui. Em resumo, você precisa apurar os seus custos e pretensão de ganhos para jogar em uma fórmula e chegar a um valor final por hora trabalhada.

Não caia na armadilha de cobrar baratinho para conseguir mais clientes, pois este não é o caminho. Bons clientes em marketing digital são conquistados através dos bons resultados que você apresenta.

Dica: Não avilte o valor do seu trabalho. Seus clientes em potencial precisam entender que marketing digital tem sim um custo, e se eles não têm condição de arcar com este custo, terão que buscar uma outra solução para a divulgação dos seus produtos ou serviços.

7 – Faça questão de mostrar seus resultados

Toda vez que falamos na elaboração de um projeto, falamos sempre em criar um diferencial competitivo, não é mesmo? Como montar uma agência de marketing digital e acrescentar um diferencial para destaca-la no mercado?

Simples. Faça a mais absoluta questão de comprovar o seu trabalho e deixar bem claro para os seus clientes, que você está trazendo resultados reais para eles, seja em termos de aumento de vendas ou exposição da marca.

Apresente relatórios mensais de desempenho, em uma linguagem que os seus clientes entendam. Se você acha que o cliente vai valorizar o seu trabalho só porque você coloca um monte de palavras em inglês no seu relatório, está totalmente iludido.

Uma agência digital precisa entregar relatórios de desempenho todos os meses. Sem isso, não há como sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo e com clientes cada vez mais exigentes.

Dica: Crie um relatório de desempenho específico para ser apresentado ao cliente, sem termos técnicos e o mais objetivo possível. A única linguagem que o cliente entende é a do retorno do investimento, por isso, comprove por A + B que o investimento que ele está fazendo está sendo convertido em aumento de receita.

Agora que você já tem as principais dicas sobre como montar uma agência de marketing digital, é apenas uma questão de se planejar e colocar a mão na massa. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

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