Como escolher os produtos para trabalhar no marketing digital

Como escolher quais produtos trabalhar no marketing digital

É muito comum que empresas que atuam em mais de uma frente de negócios ou com muitos produtos e serviços tenham dificuldade de escolher seu foco no marketing digital.

Se este é o seu caso, continue lendo este artigo: você encontrará um passo a passo para a escolha das ofertas a serem trabalhadas nas ações digitais.

Os quatro passos para escolher quais produtos trabalhar no marketing digital

O passo a passo a seguir é voltado para empresas que estão iniciando seus trabalhos no marketing digital, mas se você já tiver um site em andamento, é interessante também fazer esta análise.

Primeiro Passo – Identifique a principal oferta da sua empresa

Mesmo que o seu negócio tenha mais de uma oferta, é preciso que o início da sua estratégia de marketing digital seja focado em apenas uma. Assim, ficará mais fácil e rápido buscar uma audiência adequada e interessada na sua proposta. Depois disso, você poderá replicar a fórmula para os outros produtos ou serviços.

Você pode atuar com múltiplos segmentos, mas definir e atuar com uma segmentação para cada perfil implicará em esforços e investimentos maiores, além da complexidade também maior no processo de aprendizado que precisará ser vivenciado nesse novo mundo digital.

Assim, para quem está começando, o indicado é definir uma solução principal, preferencialmente, a mais lucrativa ou com menor competição, por exemplo, e investir na busca dessa primeira vitória digital.

Segundo Passo – Avalie como sua concorrência está atuando no ambiente digital

Depois de ter considerado as ofertas da empresa e começado a escolher qual delas será o foco do Marketing Digital, precisamos, antes de dar os próximos passos, investigar quem já está fazendo uma atuação digital no seu segmento de atuação, conforme sugerido em nosso roteiro de criação de um plano de marketing digital.

Isso inclui dar uma boa pesquisada na concorrência direta, empresas que vendem o mesmo produto, e também indireta, as empresas que oferecem soluções que podem substituir a sua.

É isso mesmo, use e abuse do Google para verificar quais são as empresas que melhor se posicionam nos resultados de busca quando as pessoas digitam palavras-chave relacionadas ao seu ramo de atuação.

Em seguida, entre nos sites, blogs e redes sociais dessas empresas; verifique se elas fazem anúncios na web, que tipo de conteúdo publicam, qual é o engajamento do público, como comentários no blog, curtidas e compartilhamentos nas redes sociais etc.

Aqui é valido utilizar um método para registrar as impressões e uma ferramenta simples, como o Excel ou planilhas no Google Drive. Não se preocupe em ser analítico nesse passo, mas em entender e anotar os pontos principais com quem irá competir e já começar a considerar como o seu produto pode se diferenciar.

Com essas informações você já pode rever a escolha feita no passo 1 – reafirmá-la ou repensá-la.

Terceiro Passo – A decisão de investir versus o maior concorrente

É muito comum, tendo vivenciado bem a etapa anterior, que o empresário esteja considerando todo o tipo de concorrência possível e esteja de algum modo receoso se vale a pena investir em Marketing Digital.

Contudo, o que acontece na verdade é que na maioria dos casos a opção do consumidor de não fazer nada é com larga vantagem o maior concorrente. O seu cliente pode optar por não viajar, não comprar apartamento algum, não contratar uma consultoria, não usar um software ou qualquer outra coisa que sua empresa venda.

Por isso, apesar da competição de mercado, é importante entender que a jornada compreende a sua empresa maximizar os esforços para educar a audiência e gerar demanda. Esse será o posicionamento certo para um forte resultado digital.

Quarto Passo – Estude seu público-alvo minuciosamente

Por fim, entenda exatamente quem é o seu cliente e como ele lida com suas necessidades. Veja como a oferta escolhida para ser trabalhada no marketing digital pode atender a este público e compare isso com a forma com que estas pessoas consomem informações na web.

Fazendo isso, você poderá avaliar se escolheu a oferta certa e também verá oportunidades de atuação. Por exemplo, se você é uma empresa desenvolvedora de software para gestão de produção, deve verificar qual é o comportamento dos gestores dessa área na internet, como sua concorrência tem se comunicado com eles e se há formas de se diferenciar e atingir este público de uma forma mais inovadora e assertiva.

Como escolher os produtos para trabalhar no marketing digital
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2018-07-08T20:46:58+00:00By |Categories: Cursos|

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