Como divulgar uma empresa no Google

Se você quer saber como divulgar uma empresa no Google é sinal que já percebeu que este é um dos mais importantes canais de divulgação do mundo online e que sua empresa não pode ficar fora dele.

Posso garantir a você que esse é o caminho certo para projetar sua empresa na Internet, pois o Google é sem sombra de dúvida a mais eficiente ferramenta do marketing digital.

Dentre as diversas opções envolvidas no Google Marketing, o marketing de busca é o canal com maior potencial de atração de tráfego qualificado e conversão para qualquer site, seja ele um site institucional, uma loja virtual ou blog.

Para que você possa entender como divulgar uma empresa no Google, preparamos um roteiro básico sobre o que você precisa para colocar sua empresa em destaque nos grandes buscadores.

A importância do marketing de busca

Existem diversas opções para a divulgação de uma empresa no Google, mas neste artigo vamos nos restringir ao marketing de busca, uma vez que falar sobre todas as opções, facilmente renderia um livro inteiro.

Como eu disse anteriormente, o marketing de busca é o canal de maior conversão do marketing digital, seja ela a captação de Leads ou a venda de produtos e serviços como no caso do e-commerce.

Por isso, é um dos primeiros aspectos a serem levados em consideração na hora da elaboração de uma estratégia de marketing digital para qualquer marca.

Ser encontrado no Google é fundamental para o sucesso de qualquer empresa que pretenda fazer da internet um forte canal de divulgação. Sabe aquela história de quem não é visto não é lembrado? Mais ainda.

Não basta apenas estar listado nas páginas de respostas do Google, é necessário ter uma posição de relevância nas páginas de respostas, já que a maioria das pessoas não vai além da primeira página do Google.

Para saber mais sobre esse aspecto da divulgação de uma empresa no Google, sugerimos que você leio o nosso artigo Como Se Destacar no Google.

As opções para divulgar uma empresa no Google

Em nosso Curso de Marketing Digital iniciamos o módulo de marketing de busca, também conhecido como Search Engine Marketing – SEM, dividindo este segmento do marketing online em duas dimensões distintas: O SEO, sigla para Search Engine Optimization e os Links Patrocinados.

Divulgação de empresas no Google

No caso do SEO, lidamos com técnicas que visam colocar um site e suas páginas nas primeiras posições das páginas de respostas do Google, na área de links naturais, também conhecida como Busca Orgânica, que ficam com mais de 60% dos clique dados nestas páginas.

Curso de Marketing Digital

Em Links Patrocinados, trabalhamos com um outro conjunto de técnicas que buscam conquistar posições de relevância nos resultados publicados na área de links pagos das páginas de resposta do Google, através do seu programa Google Ads.

Como divulgar uma empresa no Google não passa por um único canal, o Google Ads oferece diversas opções de anúncios e formatos. Para saber mais, sugiro que você leia o nosso artigo Como Anunciar no Google.

São técnicas distintas com resultados distinto, tanto do ponto de vista quantitativo quanto qualitativo, mas com um objetivo em comum, conseguir posições de destaque nas SERPs – Search Engine Response Pages.

1 – Como divulgar uma empresa no Google Meu Negócio

Nossa primeira dica sobre como divulgar uma empresa no Google é a que no momento, tem sido se destacar, principalmente se você for um pequeno negócio local, através do Google Meu Negócio.

Esta é uma ferramenta gratuita que permite às empresas criarem uma presença online que se destaca tanto nas páginas de respostas de pesquisas realizadas no buscador, quanto nas feitas no Google Maps.

O Google Meu Negócio é simples e prático. Feito o cadastramento na ferramenta, e a otimização das informações, para conseguir que sua empresa se destaque entre tantas outras, as informações sobre o negócio aparecem em destaque, logo no topo dos resultados orgânicos.

Em sua ficha no Google Meu Negócio você poderá cadastrar todas as informações sobre a sua empresa, como o nome da empresa, horário de funcionamento, seus produtos e publicar atualizações, como nas redes sociais.

Destacando gratuitamente sua empresa nos resultados de pesquisas do Google dessa forma, você já ganhará uma ótima exposição e certamente conseguirá gerar mais negócio.

Aqui na Academia do Marketing temos um curso completo sobre Google Meu Negócio, para que você comece agora mesmo a divulgar a sua empresa.

Como fazer a divulgação de uma empresa no Google

2 – Divulgação de empresas no Google através de SEO

Para que quer saber como divulgar uma empresa no Google através de técnicas de SEO, devemos em primeiro lugar, avisar que essa é uma estratégia de médio/longo prazo.

O trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca exige um prazo de maturação para começar a surtir efeito, mas isso não significa que não valha a pena, muito pelo contrário.

Em nosso Curso de SEO chamamos atenção para uma das grandes vantagens do emprego de técnicas de Search Engine Optimization, que é atrair tráfego constante e altamente qualificado para o site, sem custos diretos por clique ou exibição.

Não que SEO seja gratuito, muito pelo contrário, é um dos trabalhos mais caros do marketing digital e os profissionais de SEO formam um dos grupos de melhor remuneração na área.

A grande vantagem de investir em uma estratégia de SEO é que o tráfego é constante e extremamente qualificado, apresentando a melhor taxa de conversão de todas as ferramentas utilizadas no marketing online.

Não importa se o seu objetivo é divulgar um site corporativo, de conteúdo ou loja virtual. Saber como colocar um site entre as primeiras posições do Google é garantia de exposição constante e de altíssima conversão, seja ela qual for.

3 – Divulgação de empresas no Google através de Links Patrocinados

A outra opção para quem deseja saber como divulgar uma empresa no Google são os Links Patrocinados. Essa ferramenta é disponibilizada através do Google Ads, programa de publicidade online do buscador que insere links para os sites em uma área reservada no cabeçalho das páginas de respostas, e também nas últimas posições da listagem.

Para quem deseja divulgar sua empresa no Google, essa é uma solução imediata, pois basta criar a conta e os anúncios, pagar e em poucos minutos seu site já estará sendo exibido na área destinada a links pagos das SERPs. Parece fácil não é? Mas não é bem assim.

Como no caso do SEO, divulgar uma empresa através de links patrocinados requer muito conhecimento sobre as técnicas de seleção de palavras-chave e criação de anúncios.

Além disso, como sempre ensinamos em nosso Curso de Google Ads, os links patrocinados trabalham em duas dimensões distintas, a da Rede de Pesquisa e Rede de Display, o que torna a técnica ainda mais elaborada.

O problema com Links Patrocinados está no custo. A cada vez que seu anúncio é clicado, você paga um determinado valor, previamente acordado com o Google, o que torna essas campanhas bastante onerosas, e a perspectiva é de ficarem mais caras ainda.

Com cada vez mais empresas buscando divulgação na Internet, o valor desses cliques, que são disputados em um sistema de leilão, tende a atingir níveis estratosféricos no Brasil a curto prazo.

Qual a melhor opção de divulgação de uma empresa no Google?

No marketing digital não existe nada absoluto, tudo depende da situação. Se você precisa divulgar uma empresa na Internet em uma ação rápida e urgente, não há duvida que os Links Patrocinados se adequam muito bem ao seu caso, pois como dito anteriormente, seus resultados aparecem em curtíssimo prazo.

É o caso de lançamentos de produtos em lojas virtuais. Não faz sentido ficar esperando os resultados do trabalho de SEO começarem a surtir efeito, se a sua concorrência já está a todo vapor anunciando em links pagos.

Nesse caso uma das melhores opções para divulgação de lojas virtuais e outros tipos de negócios, está nos Links Patrocinados, como o Google Ads, por exemplo.

Para criação de uma estratégia de médio e longo prazo que traga resultados constantes e de altíssimo potencial de conversão, sem dúvida alguma a alternativa do SEO é a melhor opção.

Por isso mesmo, sempre recomendamos em nossos treinamentos na área de marketing digital e mídias sociais, que seja feito um planejamento de SEO logo na etapa de criação de um site.

Se você queria saber como divulgar uma empresa no Google, este é um bom caminho. É claro que existem outras opções, até mesmo a de anunciar de graça no Google, mas vamos deixá-las para uma análise posterior em outros artigos. Mantenha-se atualizado sobre esse e outros assuntos relacionados ao marketing digital, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Por Publicado em: 2 de agosto de 2022Categorias: Artigos Sobre Marketing DigitalTags: , , ,

  1. Paula 3 de julho de 2020 at 12:57 - Reply

    Adorei, quero aprender a divulgar meu negócio no google, obrigada por compartilhar.

  2. Rogério 3 de outubro de 2019 at 09:56 - Reply

    Parece até algo simples, mas um anúncio do Google Ads engloba diversos fatores e o texto explicou muito bem as funcionalidades, o que é necessário e tudo mais. Texto bastante informativo e rico, parabéns

  3. Ananias Santos 8 de julho de 2019 at 19:09 - Reply

    Muito bom artigo sobre como divulgar uma empresa no Google. O famoso artigo memorável parabéns

    • Academia do Marketing 21 de julho de 2019 at 21:53 - Reply

      Olá Ananias

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre divulgação de empresas no Google foi útil para você. Para complementar as informações deste artigo, sugerimos que você também leia o artigo sobre o Google Meu Negócio, publicado no link https://www.academiadomarketing.com.br/o-que-e-google-meu-negocio/

  4. Alex Vargas 1 de julho de 2019 at 08:37 - Reply

    E verdade devemos desconfiar mesmo pois sabemos que não e fácil esta na primeira pagina do Google

  5. Divulgando 8 de maio de 2019 at 01:46 - Reply

    Excelente artigo sobre como divulgar uma empresa no Google. Bem detalhado sem bla bla,direto ao ponto

  6. rogerio lemos 16 de abril de 2019 at 11:41 - Reply

    Ótimo artigo sobre divulgação de empresas no Google, estou lançando meu site e todo conhecimento nessa área é fundamental.

    • Academia do Marketing 16 de abril de 2019 at 12:06 - Reply

      Olá Rogério

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre o que é necessário para divulgar uma empresa no Google foi de seu agrado e está ajudando você a divulgar o seu negócio.

  7. Rodeifo 20 de fevereiro de 2019 at 17:40 - Reply

    Quero divulgar meus serviços no google quanto custa

    • Academia do Marketing 21 de fevereiro de 2019 at 19:13 - Reply

      Olá Rodeinfo

      Não existe um valor fixo para divulgar um negócio no Google. Exitem formas gratuitas como o Google Meu Negócio e também formas pagas através de links patrocinados, onde o valor do anúncio obedece um sistema de leilão. Sugerimos que você leia um artigo bastante esclarecedor sobre as opções para a divulgação de um negócio no Google, publicado no endereço https://www.albertovalle.com.br/como-divulgar-um-negocio-no-google/

  8. Marcio Nugas 15 de novembro de 2018 at 23:26 - Reply

    Excelente artigo sobre a divulgação de empresas no Google. Muito bem explicativo só faltou falar um pouco do Google Meu Negocio, mas tirando isso ficou perfeito.

  9. Walter 17 de agosto de 2018 at 00:54 - Reply

    Ótimas as dicas para divulgação de empresas no Google

    • Academia do Marketing 27 de agosto de 2018 at 09:28 - Reply

      Olá Walter

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre divulgação de empresas online foi de seu agrado.

  10. Gauchaweb 26 de março de 2018 at 12:49 - Reply

    Parabéns pelo conteúdo de alta qualidade sobre como divulgar uma empresa no Google. Desenvolvemos esse trabalho aqui no RS e sabemos que dá ótimos resultados.

  11. Murilo 18 de janeiro de 2018 at 21:15 - Reply

    Valeu pelas dicas sobre as formas de divulgar uma empresa no Google. Estamos lançando nosso site agora e toda informação relativa ao marketing é sempre bem vinda.

  12. Mizael 22 de fevereiro de 2017 at 23:48 - Reply

    Olá, parabéns pelo artigo, me deu muitas idéias.

    Dependendo do segmento vale muito a pena usar o sistema de links patrocinados do Google, mas é necessário ficar atento para o ROI de cada campanha, para não ficar no prejuízo.

    Abraço e sucesso!

  13. Antonio Carlos Siqueira 3 de maio de 2016 at 21:48 - Reply

    qual valor em media para divulgação da empresa em links patocinados.

    • Academia do Marketing 4 de maio de 2016 at 10:36 - Reply

      Olá Antônio

      Isso varia muito, pois o AdWords funciona no sistema de leilão e por isso, cada palavra tem um valor específico.

      Um grande abraço

      Equipe Academia do Marketing

  14. Ricardo Dias. 9 de março de 2016 at 06:40 - Reply

    Estou interessado receber informações e contatos como utilizar o Google como uma ferramenta de venfss

  15. António Costa 12 de setembro de 2015 at 09:58 - Reply

    A empresa Agee-Angola Serviços gostou da orientação e funcionamento da google na divulgação de serviços de varias empresas no mundo

  16. matheus 23 de julho de 2015 at 23:22 - Reply

    Preciso aumentar minhas vendas em locações de carro blindados através do google, mais a pessoa que eu contratei abandonou o trabalho.

  17. Paloma Arantes 26 de junho de 2014 at 17:27 - Reply

    Desconfie de quem vender o primeiro lugar no ranking, fato.

Deixe o seu comentário