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Como Criar Conteúdo Relevante Para o Seu Site

Como criar conteúdo relevante para o seu site

Em tempos de SEO e Inbound Marketing, a questão de como criar conteúdo relevante para o seu site ou blog, deve ser uma preocupação constante, pois um erro nesta questão, pode colocar por água abaixo toda sua estratégia de marketing de conteúdo.

Para que estratégias de atração de tráfego e captura de Leads funcionem, precisamos ir muito além da simples questão de definir como criar conteúdo relevante para o seu site, e abordarmos também o problema de como gerar o engajamento neste conteúdo.

Uma coisa é criar conteúdo, outra coisa completamente diferente é fazer com que este conteúdo gere Leads. Conteúdo sem retorno é somente isso mesmo, conteúdo de baixa qualidade que não gera retorno.

Vale a pena investir em marketing de conteúdo, informar seus leitores e agregar algo ao dia a dia das pessoas. Isso pode ajudar a fazer com que ele venha a adquirir seu produto e a empresa pode gerar resultados significativos com essa estratégia.

1 – Defina sua Persona de Marketing

Para quem deseja saber como criar conteúdo relevante para seu site ou blog, o primeiro conselho é definir sua Persona de Marketing.

A Persona é fundamental para determinar o tipo de conteúdo pode ser gerado para atrair o público que você deseja impactar.

A Persona de Marketing é um personagem que você desenvolve durante a etapa de planejamento da sua estratégia de marketing digital, que representa o público que você deseja atingir.

Identifique quais são as necessidades e interesses do seu público-alvo para que você possa produzir um conteúdo que seja realmente atraente para estas pessoas.

Quanto mais você conhece o seu público, mais eficiente serão suas campanhas e consequentemente sua conversão.

2 – Entenda o momento dos seus leitores

Como criar conteúdo relevante para o seu site que realmente converte se você não está apresentando a proposta certa na hora certa para as pessoas que acessam o seu conteúdo.

Ao criarmos uma estratégia de marketing de conteúdo realmente eficiente, é necessário entender o momento da sua audiência no que chamamos de Jornada de Compra do Consumidor.

Para atrair o consumidor para o seu Funil de Conversão, seja em um artigo no blog associado à marca ou em conteúdo para as redes sociais, é essencial se posicionar no nível de consciência que o consumidor está naquele momento específico.

3 – Coloque-se no lugar da sua audiência

A primeira coisa a ser pensada na hora de produzir conteúdo relevante para o seu site ou blog é se colocar na posição da sua audiência, ou seja, entender o momento do visitante do seu site e dirigir a sua mensagem diretamente a ele.

Quanto mais intimista e pessoal for a linguagem adotada, melhor, pois isso criará um ambiente mais acolhedor e psicologicamente, deixará o leitor mais receptivo a sua mensagem.

4 – Coloque-se no mesmo patamar de conhecimento do leitor

Um erro muito comum, principalmente aqui no Brasil, é o autor se colocar em um pedestal e acabar criando um texto onde o “Deus do Conhecimento” discursa para a plebe ignara.

Se você quiser afastar os leitores, este é o caminho certo. Como criar conteúdo relevante para o seu site se você já de largada cria uma barreira na comunicação?

Quando você se coloca em um patamar igual ao do seu interlocutor, você quebra uma barreira para a assimilação da mensagem que você pretende passar.

5 – Não coloque o SEO acima de tudo

Um erro muito comum entre as equipes de conteúdo é colocar o processo de SEO – Search Engine Optimization, acima de qualquer outro objetivo.

É claro que estar bem posicionado nas páginas de respostas dos buscadores é importante, mas, como dito anteriormente, o foco deve ser o visitante do seu site.

Uma discussão constante entre os profissionais de SEO é a questão da super otimização, que inclusive pode gerar uma punição por parte do Google, rebaixando o posicionamento do site em suas páginas de respostas.

Em nosso curso de SEO sempre levantamos a questão de para quem você está escrevendo, para o Google ou para seus leitores? Nas estratégias de conteúdo é necessário agradar aos dois ao mesmo tempo.

É claro que a otimização de sites é importante no contexto de uma estratégia de marketing digital, mas é importante ter em mente que sua audiência é ainda mais importante.

Como criar conteúdo relevante para o seu site se você não está preocupado com a sua audiência e sim com o algoritmo do Google?

Também neste caso você pode contar com a ajuda do ChatGPT. Para saber mais leia o nosso artigo Como Usar o ChatGPT em SEO.

Como Criar Conteúdo Relevante Para o Seu Site

6 – Ofereça opções para aprofundamento no assunto

Outra prática interessante para produzir conteúdo relevante para o seu site ou blog é oferecer sempre opções para que o leitor aprofunde seus conhecimentos. Isso irá deixar a experiência do leitor completa.

Sempre que possível, ofereça links para outros sites de referência para que, caso o visitante queira, possa conhecer mais a fundo o assunto ou assuntos relacionados.

Além de oferecer uma melhor experiência você também estará dando uma ajuda no seu processo de SEO.

7 – Contextualize seu conteúdo

Outro segredo para quem deseja saber como produzir conteúdo relevante para o seu site e realmente impactar sua audiência é contextualizar o conteúdo no momento pelo que passa o público que você pretende impactar.

Traga para o seu site ou blog a discussão sobre um assunto que esteja “quente” para sua audiência. Um conteúdo de qualidade é aquele que empolga a audiência.

Busque identificar em sites de destaque na área, quais são as matérias que estão gerando mais discussão. Os melhores indicadores são comentários e compartilhamentos em redes sociais.

8 – Traga algo de novo a discussão

Frequentemente nos deparamos com artigos que ao término da leitura constatamos que trata-se apenas de um pouco mais sobre a mesma coisa.

Se você quer produzir conteúdo relevante para o seu site, é preciso acrescentar algo mais, caso contrário, irá cair na mesmice. A essência do marketing de conteúdo é justamente informar e se destacar.

Hoje em dia contamos com ferramentas de pesquisa poderosas como o ChatGPT para criação de textos extremamente bem elaborados. É apenas uma questão de aprender a usar a ferramenta.

Faça uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto e levante novas questões, dê uma abordagem diferenciada ao tema, e se for o caso, levante alguma polêmica sobre o que já foi apresentado em outros lugares.

Uma das funções do Inbound Marketing é promover a discussão. Como criar conteúdo relevante para o seu site é justamente buscar informações para falarmos sobre assuntos que realmente interessam à nossa audiência, essa discussão é sempre bem-vinda.

Como Criar Conteúdo Relevante Para o Seu Site

9 – Crie relacionamentos internos de conteúdo

Outro aspecto interessante de um conteúdo relevante é a complementação da informação. Não há como criar conteúdo relevante para o seu site se as pessoas ao final ficam com aquela sensação de quero mais.

Muitas vezes é inviável colocar toda a informação em um único texto, pois isso o tornaria extenso e sabemos que muitas pessoas não tem paciência para ler. Mas existem pessoas que desejam se aprofundar mais na matéria. Como resolver isso?

A solução é simples, crie linkagens internas ou até mesmo externas para outros conteúdos que complementem a informação que você deseja passar.

Isso além de deixar seu conteúdo mais completo, também irá dar uma boa força no seu trabalho de SEO do site.

Se você tem interesse em saber mais sobre como criar conteúdo relevante para o seu site, não deixe de acessar a nossa seção de artigos sobre Marketing de Conteúdo, onde encontrará diversos outros artigos sobre este tema.

Agora que você já tem uma boa ideia sobre como criar conteúdo relevante para o seu site, o que acha de começar a desenhar uma estratégia de marketing de conteúdo para ele? Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

By Published On: 4 de janeiro de 2024Categories: Marketing de ConteúdoTags: ,

24 Comments

  1. Poli 5 de agosto de 2021 at 09:03 - Reply

    A persona é essencial para conseguir criar um conteúdo apaixonante. Isso envolve pois, criamos conteúdo que realmente interessa a essas pessoas.

    • Academia do Marketing 5 de agosto de 2021 at 09:15 - Reply

      Concordamos plenamente com você. A Persona de Marketing é na verdade a inspiração para todo o conteúdo de um site, tanto que em nosso Curso de Marketing Digital, este é logo o segundo item a ser abordado, pois funciona como um dos pilares para textos descritivos de produtos e serviços, textos para o blog do site e anúncios que são criados.

  2. Vanessa 8 de outubro de 2020 at 10:21 - Reply

    Gostei muito das dicas sobre a criação de conteúdo relevante para um site, principalmente em não fazer mais do mesmo. Vou começar a aplicar no meu blog!

    • Academia do Marketing 8 de outubro de 2020 at 20:27 - Reply

      Olá Vanessa

      Ficamos bastante satisfeitos com o seu feedback sobre o nosso artigo.

      Um grande abraço e sucesso!

  3. Najara 10 de agosto de 2020 at 16:36 - Reply

    Amo esse assunto.
    Realmente produzir conteúdo pra internet me fascina, quero muito me especializar e me tornar uma maquina de conteúdo.
    Seu artigo abriu bastante minha mente,
    Obrigada

    • Academia do Marketing 17 de agosto de 2020 at 14:55 - Reply

      Olá Najara

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre o que é preciso para criar conteúdo relevante para um site foi útil para você.

  4. Maiara 20 de junho de 2020 at 20:06 - Reply

    Escrever por escrever, para a internet não funciona! Por isso, saber como criar conteúdo de relevância para o seu site é tão importante nos dias de hoje. Que excelente artigo! Com certeza aplicarei todas as dicas!

  5. Walcker 8 de maio de 2020 at 05:43 - Reply

    Achei seu post sobre como criar conteúdos relevantes para blogs e sites interessante e muito rico em informações detalhistas. Com certeza seguirei as instruções. Grato

  6. Carla 9 de abril de 2020 at 12:14 - Reply

    Amei o post sobre como criar conteúdo relevante para um site! Faz mais assim rsrs. Compartilhei com minha amiga Flávia e ela amou também :)

    • Academia do Marketing 10 de abril de 2020 at 10:45 - Reply

      Olá Carla

      Ficamos bastante felizes em saber que o nosso artigo sobre a criação de conteúdos relevantes para sites e blogs foi útil para você.

  7. Rogério 4 de abril de 2020 at 17:23 - Reply

    Muito boas as dicas sobre a criação de conteúdo relevante para um site. Vou aplicá-las no meu site, mas a grande dificuldade que tenho é justamente colocar este conteúdo nas primeiras posições do Google.

  8. Elisabete Lopes 5 de julho de 2019 at 15:39 - Reply

    Excelente conteúdo!

    Também concordo que devemos criar conteúdos diferenciados ou então, sempre seremos o mais do mesmo. As pessoas se esquecem de ser elas mesmas quando estão escrevendo no blog. Vão muito pela “cabeça” de outros criadores de conteúdo e se esquecem da sua própria essência. Conteúdo top Academia do Marketing!!
    Valeu!!

    • Academia do Marketing 24 de julho de 2019 at 06:29 - Reply

      Olá Elisabete

      Concordamos com você. O conteúdo precisa ter qualidade para que a marca se posicione como uma referência na sua área.

  9. Rodrigo Sulva 3 de junho de 2019 at 12:16 - Reply

    Ótimo conteudo, parabens me ajudou bastante.

  10. Sayure D. Santos 31 de janeiro de 2019 at 20:05 - Reply

    Olha eu aqui passando novamente e mais uma vez, adorei o artigo sobre como criar artigos relevantes para o meu site. Estou acompanhando seu Blog que é Maravilhoso! Essas informações tem me ajudado bastante e acredito que outras pessoas também. Sou grata. Sucesso Sempre!!

    • Academia do Marketing 5 de fevereiro de 2019 at 18:01 - Reply

      Olá Sayure

      Agradecemos o seu interesse em nosso artigo sobre como criar conteúdo relevante para o seu site e pelo blog da Academia do Marketing.

  11. Pedro Santos 18 de junho de 2017 at 00:09 - Reply

    Como criar conteúdo: Muito bom Alberto Valle, uma das coisa que venho falando muito para as pessoas é simplesmente não levar o SEO de maneira tão técnica pois em primeiro tem que se saber qual a dor do publico e então traves daquela palavra entregar o valor, uma solução.
    Parabéns pelo Artigo.

    • Alberto Valle 18 de junho de 2017 at 13:08 - Reply

      Exato Pedro

      O SEO faz parte do conteúdo, mas a informação que você entrega é o que realmente importa. Em nosso curso de SEO sempre chamamos atenção sobre isso. Você precisa desenvolver seu texto pensando nas pessoas e não apenas no algoritmo do Google.

      Um grande abraço e sucesso!

      Alberto Valle

  12. Cristiano 2 de junho de 2017 at 21:40 - Reply

    Ótimo conteúdo, é exatamente o que estou precisando agora, conteúdo é uma das partes mais complicadas pra mim!

  13. Jose C. 12 de maio de 2017 at 13:39 - Reply

    Muito bom o seu post.
    Tenho certeza de que ajuda muita gente que fica preocupada ter seu site com ranking ótimo e acabam esquecendo do conteúdo.

  14. Claudir Vieira 1 de maio de 2017 at 15:56 - Reply

    Gostei muito do artigo. Vou analisar mais uma vez e tentar botar em prática no meu blog

  15. Rodolfo 20 de fevereiro de 2017 at 11:48 - Reply

    Bem legal mesmo o texto, vejo que poucas empresas sabem como fazer um conteúdo com relevância.

  16. Claudemiro Lima Ramos 29 de maio de 2015 at 10:32 - Reply

    Seu artigo é muito bom, isso ajuda ajuda muitas pessoas que está ainda perdidas entre tantas dicas furadas da internet.
    mais entre meio as ruins achamos as boas que devemos valorizar. Porque para muitos criar um conteúdo é muito fácil, e para outros é difícil porque nem todos tem a mesma criatividade, e assim sucessivamente. Mais aconselho os leitores deste artigo que use esta dicas deste conteúdo com muito respeito e aplique estas estratégias e terás sucesso. Obrigado:

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