Como criar conteúdo relevante para o seu site

Em tempos de SEO e Inbound Marketing, a questão de como criar conteúdo relevante para o seu site ou blog, deve ser uma preocupação constante, pois um erro nesta questão, pode colocar por água abaixo toda sua estratégia de marketing de conteúdo.

Para que estratégias de atração de tráfego e captura de Leads funcionem, precisamos ir muito além da simples questão de definir como criar conteúdo relevante para o seu site, e abordarmos também o problema de como gerar o engajamento neste conteúdo.

Uma coisa é criar conteúdo, outra coisa completamente diferente é fazer com que este conteúdo gere Leads. Conteúdo sem retorno é somente isso mesmo, conteúdo de baixa qualidade que não gera retorno.

Vale a pena investir em marketing de conteúdo, informar seus leitores e agregar algo ao dia a dia das pessoas. Isso pode ajudar a fazer com que ele venha a adquirir seu produto e a empresa pode gerar resultados significativos com essa estratégia.

1 – Defina sua Persona de Marketing

Para quem deseja saber como criar conteúdo relevante para seu site ou blog, o primeiro conselho é definir sua Persona de Marketing.

A Persona é fundamental para determinar o tipo de conteúdo pode ser gerado para atrair o público que você deseja impactar.

A Persona de Marketing é um personagem que você desenvolve durante a etapa de planejamento da sua estratégia de marketing digital, que representa o público que você deseja atingir.

Identifique quais são as necessidades e interesses do seu público-alvo para que você possa produzir um conteúdo que seja realmente atraente para estas pessoas.

Quanto mais você conhece o seu público, mais eficiente serão suas campanhas e consequentemente sua conversão.

2 – Entenda o momento dos seus leitores

Como criar conteúdo relevante para o seu site que realmente converte se você não está apresentando a proposta certa na hora certa para as pessoas que acessam o seu conteúdo.

Ao criarmos uma estratégia de marketing de conteúdo realmente eficiente, é necessário entender o momento da sua audiência no que chamamos de Jornada de Compra do Consumidor.

Curso de Produção de Conteúdo Para Redes Sociais

Para atrair o consumidor para o seu Funil de Conversão, seja em um artigo no blog associado à marca ou em conteúdo para as redes sociais, é essencial se posicionar no nível de consciência que o consumidor está naquele momento específico.

3 – Coloque-se no lugar da sua audiência

A primeira coisa a ser pensada na hora de produzir conteúdo relevante para o seu site ou blog é se colocar na posição da sua audiência, ou seja, entender o momento do visitante do seu site e dirigir a sua mensagem diretamente a ele.

Quanto mais intimista e pessoal for a linguagem adotada, melhor, pois isso criará um ambiente mais acolhedor e psicologicamente, deixará o leitor mais receptivo a sua mensagem.

4 – Coloque-se no mesmo patamar de conhecimento do leitor

Um erro muito comum, principalmente aqui no Brasil, é o autor se colocar em um pedestal e acabar criando um texto onde o “Deus do Conhecimento” discursa para a plebe ignara.

Se você quiser afastar os leitores, este é o caminho certo. Como criar conteúdo relevante para o seu site se você já de largada cria uma barreira na comunicação?

Quando você se coloca em um patamar igual ao do seu interlocutor, você quebra uma barreira para a assimilação da mensagem que você pretende passar.

5 – Não coloque o SEO acima de tudo

Um erro muito comum entre as equipes de conteúdo é colocar o processo de SEO – Search Engine Optimization, acima de qualquer outro objetivo.

É claro que estar bem posicionado nas páginas de respostas dos buscadores é importante, mas, como dito anteriormente, o foco deve ser o visitante do seu site.

Uma discussão constante entre os profissionais de SEO é a questão da super otimização, que inclusive pode gerar uma punição por parte do Google, rebaixando o posicionamento do site em suas páginas de respostas.

Em nosso curso de SEO sempre levantamos a questão de para quem você está escrevendo, para o Google ou para seus leitores? Nas estratégias de conteúdo é necessário agradar aos dois ao mesmo tempo.

É claro que a otimização de sites é importante no contexto de uma estratégia de marketing digital, mas é importante ter em mente que sua audiência é ainda mais importante.

Como criar conteúdo relevante para o seu site se você não está preocupado com a sua audiência e sim com o algoritmo do Google?

Como Criar Conteúdo Relevante Para o Seu Site

6 – Ofereça opções para aprofundamento no assunto

Outra prática interessante para produzir conteúdo relevante para o seu site ou blog é oferecer sempre opções para que o leitor aprofunde seus conhecimentos. Isso irá deixar a experiência do leitor completa.

Sempre que possível, ofereça links para outros sites de referência para que, caso o visitante queira, possa conhecer mais a fundo o assunto ou assuntos relacionados.

Além de oferecer uma melhor experiência você também estará dando uma ajuda no seu processo de SEO.

7 – Contextualize seu conteúdo

Outro segredo para quem deseja saber como produzir conteúdo relevante para o seu site e realmente impactar sua audiência é contextualizar o conteúdo no momento pelo que passa o público que você pretende impactar.

Traga para o seu site ou blog a discussão sobre um assunto que esteja “quente” para sua audiência. Um conteúdo de qualidade é aquele que empolga a audiência.

Busque identificar em sites de destaque na área, quais são as matérias que estão gerando mais discussão. Os melhores indicadores são comentários e compartilhamentos em redes sociais.

8 – Traga algo de novo a discussão

Frequentemente nos deparamos com artigos que ao término da leitura constatamos que trata-se apenas de um pouco mais sobre a mesma coisa.

Se você quer produzir conteúdo relevante para o seu site, é preciso acrescentar algo mais, caso contrário, irá cair na mesmice. A essência do marketing de conteúdo é justamente informar e se destacar.

Faça uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto e levante novas questões, dê uma abordagem diferenciada ao tema, e se for o caso, levante alguma polêmica sobre o que já foi apresentado em outros lugares.

Uma das funções do Inbound Marketing é promover a discussão. Como criar conteúdo relevante para o seu site é justamente buscar informações para falarmos sobre assuntos que realmente interessam à nossa audiência, essa discussão é sempre bem-vinda.

Como Criar Conteúdo Relevante Para o Seu Site

9 – Crie relacionamentos internos de conteúdo

Outro aspecto interessante de um conteúdo relevante é a complementação da informação. Não há como criar conteúdo relevante para o seu site se as pessoas ao final ficam com aquela sensação de quero mais.

Muitas vezes é inviável colocar toda a informação em um único texto, pois isso o tornaria extenso e sabemos que muitas pessoas não tem paciência para ler. Mas existem pessoas que desejam se aprofundar mais na matéria. Como resolver isso?

A solução é simples, crie linkagens internas ou até mesmo externas para outros conteúdos que complementem a informação que você deseja passar.

Isso além de deixar seu conteúdo mais completo, também irá dar uma boa força no seu trabalho de SEO do site.

Se você tem interesse em saber mais sobre como criar conteúdo relevante para o seu site, não deixe de acessar a nossa seção de artigos sobre Marketing de Conteúdo, onde encontrará diversos outros artigos sobre este tema.

Agora que você já tem uma boa ideia sobre como criar conteúdo relevante para o seu site, o que acha de começar a desenhar uma estratégia de marketing de conteúdo para ele? Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.