fbpx

Como Colocar Uma Loja Virtual no Primeiro Lugar do Google

Como colocar uma loja virtual no Primeiro Lugar do Google

A preocupação dos empreendedores em como colocar uma loja virtual no primeiro lugar no Google faz todo o sentido, mas exige muito planejamento, e por isso não se pode agir de forma precipitada.

É claro que temos urgência de colocar as páginas de uma loja virtual em destaque no Google, pois se depender muito do uso de links patrocinados, sua estratégia de marketing de busca pode ficar muito cara.

É bom conhecer esse conteúdo mesmo que você não venha a desempenhar a função de SEO, pois no caso de contratação você não corre o risco de ser enganado na contratação do serviço de SEO, uma realidade com que infelizmente temos que conviver.

1 – Começando pela base da otimização de um e-commerce

O primeiro passo para colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google é otimizar os recursos técnicos da plataforma de e-commerce dentro das melhores praticas de otimização.

Um dos parâmetros de avaliação da relevância de uma loja virtual é a organização e relacionamento das páginas como vitrine, seções e produtos da loja.

Nesta área, um dos segredos para colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google é prestar atenção à forma como o sistema organiza a estrutura de endereço de cada tipo de página para podermos extrair o máximo de otimização na construção de URLs amigáveis.

A técnica de URLS Amigáveis nos permite inserir as palavras chave que queremos otimizar na própria URL da página, uma prática bastante relevante para um bom posicionamento nas primeiras posições dos grandes buscadores.

A nomenclatura e estrutura das URLs de produtos, seções e vitrine da loja virtual precisam ter uma relação muito grande de reciprocidade de significado e complementação de significado para que possam ser considerados pertinentes e relevantes dentro do campo semântico das palavras chave utilizadas.

2 – Otimização das páginas de detalhe de produtos

O segundo item para colocar um e-commerce no primeiro lugar do Google é a otimização de páginas de detalhes de produtos dentro dos critérios de melhores práticas de SEO. A pagina de detalhes de produto é muito mais que um simples mostruário digital. Ela é a principal ferramenta de marketing nas ferramentas de busca.

Alguns itens de SEO no e-commerce importantes:

  • Otimização das URLs de produtos;
  • Otimização das meta tags;
  • Otimização das tags de HTML
  • Otimização dos recursos de imagens;
  • Linkagens internas e externas

Depois dessa fase podemos então submeter todo o site a um software de SEO que permita fazer uma auditoria de fatores internos como o nosso curso de SEO. Futuramente estaremos disponibilizando também o SEO Panel em versão online.

  Leia também o artigo SEO na página de descrição de produtos de lojas virtuais

Como colocar uma loja virtual em primeiro lugar no Google

3 – Otimização de link externos para loja virtual

A última etapa é a criação da popularidade do site, conhecida entre os profissionais de SEO como estratégia de Link Building. Nessa etapa buscamos pela criação de links de relevância para as páginas de detalhes de produtos do e-commerce.

Link Building – Estratégia em que se busca criar sites que apontem para o nosso site – Outbound Links, de forma a fortalecem o potencial de posicionamento de uma página nas listas de respostas dos buscadores.

Um dos critérios que garantem um bom posicionamento de uma loja virtuais nas primeiras posições do Google é a quantidade de links de relevância estão apontando para o seu site. É ai que entra a etapa de criação de links para a loja virtual.

As técnicas são muitas, mas o envio de press release para portais e a participação ativa em redes sociais são as duas formas mais conhecidas de divulgação de lojas virtuais com o objetivo de criação de links.

Se você quer saber como colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google fique sabendo que não depende unicamente de você, e muito dos relacionamentos que você constrói.

O importante nesta estratégia é que não se tenha como foco a meta de quantidade dos links, e sim a qualidade dos mesmos, pois isso é que faz a diferença junto ao Google atualmente.

Além disso, é necessário que o site do qual você recebe links, esteja na mesma nuvem semântica que o seu, ou seja, trabalhe com conteúdo relacionado ao do seu site.

Se o seu e-commerce recebe links de sites com autoridade, essa autoridade e relevância no seu segmento de atuação é parcialmente transferida para o seu site, e isso contribui para melhorar o posicionamento do seu comércio eletrônico nas páginas de respostas do Google.

4 – Monitorando o caminho da loja virtual rumo ao primeiro lugar do Google

Como tudo em marketing de busca, o trabalho de SEO deve ser monitorado para que possamos acompanhar sua performance e implementar ajustes que se façam necessários.

Existem diversas ferramentas de monitoramento de posições no Google para acompanhar a evolução do trabalho de otimização. Algumas delas, como o SEO Panel, são gratuitas mas nem por isso ficam devendo às grandes ferramentas pagas disponíveis na Web.

Esse acompanhamento deve ser acompanhado de um monitoramento preciso através do Google Analytics para que se possa também verificar o impacto do trabalho de otimização sobre os resultados financeiros da loja virtuais.

Não se trata apenas de saber como colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google, mas também saber esse esforço está trazendo resultados. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle

By Published On: 14 de fevereiro de 2017Categories: SEO, T

13 Comments

  1. Rodrigo 15 de agosto de 2019 at 23:53 - Reply

    Muito bom o artigo sobre como colocar uma loja virtual nas primeiras posições do Google. O marketing de busca é fundamental para o sucesso de um e-commerce.

    • Academia do Marketing 16 de agosto de 2019 at 09:39 - Reply

      Olá Rodrigo

      Bom saber que o nosso artigo sobre como colocar uma loja virtual nas primeiras colocações das páginas de respostas do Google foi útil para você.

      Um grande abraço e sucesso!

  2. Gustavo Augusto 15 de dezembro de 2018 at 15:18 - Reply

    Colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google, na parte de busca orgânica leva tempo, mas existe sempre a opção de usarmos o Google Ads e acelerar esse processo.

    • Academia do Marketing 15 de dezembro de 2018 at 16:08 - Reply

      Olá Gustavo

      Realmente. O processo de SEO demora um certo tempo e enquanto isso, é interessante usar o Google Ads para conseguir colocar as páginas mais estratégicas de um site nas primeiras posições do Google.

  3. Miguel 12 de agosto de 2018 at 19:36 - Reply

    Muito boas suas dicas sobre o que é preciso para colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google, parabéns!

    • Academia do Marketing 16 de agosto de 2018 at 23:16 - Reply

      Olá Miguel

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que as nossas dicas para colocar uma loja virtual em primeiro lugar no Google lhe foram úteis.

  4. Nivea 17 de março de 2018 at 21:30 - Reply

    Olá. Estou com problemas na minha loja virtual, mudei recentemente para a tray e de lá para cá, meus anuncios na busca organica sumiram, ja mexi nas metas tags dos produtos, nos titulos e nada. A agencia de marketing que faz as campanhas tambem nao sabe pq nao aparece. Preciso de uma consultoria, pode me indicar alguem??

    • Academia do Marketing 21 de março de 2018 at 14:45 - Reply

      Olá Nívea. Infelizmente não temos uma pessoa disponível para indicar, mas a solução deste problema seria muito simples, e nos causa espanto que a sua agência de marketing não a tivesse antecipado. Para resolver isso, você deveria ter feito o Redirect 301 das URLs antigas, para a nova estrutura. É uma solução de SEO relativamente simples para evitar este tipo de problema na troca de plataforma de e-commerce.

  5. Alexandre 21 de outubro de 2017 at 10:48 - Reply

    Dicas importantes

    Estou fazendo a o possivel para colocar meu site em primeiro lugar no Google. Obrigado pelas dicas!!!

  6. Caio Frota 31 de maio de 2017 at 09:56 - Reply

    Ótimas dicas, parabéns pela matéria!
    É uma tarefa muito difícil, porém é recompensadora!
    Valeu!

  7. Henrique 3 de maio de 2017 at 08:15 - Reply

    Dicas excelentes. Parabéns pelo conteúdo de qualidade

  8. Daniel da Silva 15 de fevereiro de 2017 at 14:00 - Reply

    Valeu Pelo Post !

    Colocar uma Loja Virtual na Primeira pagina do google não é uma tarefa Fácil, mas também não é uma coisa Difícil !!

  9. Fabiano 17 de novembro de 2014 at 14:27 - Reply

    Valeu pelas dicas!!!

Leave A Comment

Título

Ir ao Topo