Academia do Marketing

Como Aumentar as Vendas no Instagram

Como Aumentar As Vendas No Instagram

Como Aumentar as Vendas no Instagram

Como profissionais de marketing estamos sempre buscando descobrir como aumentar as vendas no Instagram através de boas práticas e estratégias cada vez mais sofisticadas.

Faz todo sentido o esforço, mas a realidade é que as vezes, algumas pequenas alterações em seus procedimentos e configurações, já ajudam em muito para o aumento das vendas no Instagram.

Com mais de 90 milhões de usuários ativos, as vendas diretas pelo Instagram ou através do Instagram Shopping representam uma oportunidade de negócio que nenhuma marca pode ignorar.

O problema é que muitas pessoas ainda acreditam que basta criar um perfil no Instagram e sair publicando posts resolve o problema. Não é bem assim, nem no Instagram nem em outras redes sociais. É preciso ter método.

Para orientar aos que estão começando agora a elaborar sua estratégia de marketing digital voltado para vendas no Instagram, ou até mesmo quem já atua nessa área elaboramos um passo a passo para você descobrir como aumentas as vendas no Instagram.

Para deixarmos este tutorial o mais didático possível, selecionamos alguns tópicos que julgamos mais importantes como:

Se você deseja saber como aumentar as vendas no Instagram, confira então cada um desses tópicos e faça os ajustes que julgar necessários em sua estratégia. Vamos lá então!

1 – Planejamento estratégico detalhado

Não há como aumentar as vendas no Instagram se você não tiver criado uma estratégia de marketing no Instagram detalhada e tecnicamente embasada.

É uma grande ilusão achar que marketing no Instagram é sobre postagens. O verdadeiro marketing no Instagram tem como foco os três pilares comuns a todas as mídias sociais:

Por isso, a primeira coisa que você vai precisar para aumentar suas vendas no Instagram é na verdade, ter um planejamento técnico definido para estas diversas etapas.

2 – Perfil bem estruturado

Como aumentar as vendas no Instagram depende muito da forma como você passa confiança aos seus clientes em potencial, é fundamental que você tenha um perfil comercial bem estruturado.

Por isso, o primeiro passo é revisar o seu perfil, preenchendo todas as informações sobre o seu negócio. Leve em consideração que as pessoas precisam conhecer você para poderem ficar seguras para fazerem compras.

É importante que você deixe claro o que você deixe claro o que você vende, seus canais de comunicação e tudo mais que julgar importante para que os usuários do Instagram conheçam a sua marca.

Outra dica para quem deseja está em busca de saber como aumentar as vendas no Instagram é caprichar na foto e perfil, que preferencialmente deve ser a logo da sua marca ou imagem que represente o seu negócio.

Podem parecer questões simples, mas acredite, para que uma estratégia de vendas no Instagram dê certo, é fundamental que as pessoas estejam confiantes em relação ao seu perfil comercial.

Para finalizar, como aumentar as vendas no Instagram também significa aumentar a exposição global, é também importante que você faça um trabalho de Social Media Optimization – SMO, para atrair mais clientes.

3 – Definição de um padrão para suas fotos

Em termos de imagem, é importante que você defina um padrão para as suas formas. Uma boa fonte de inspiração é fazer uma pesquisa entre seus perfis concorrentes.

Tente identificar quais são as fotos que estão recebendo o maior engajamento e a partir daí, crie um padrão próprio para as fotos a serem divulgadas no seu perfil. Em resumo, crie um estilo visual para as formas da sua marca.

Para venda de produtos, não aconselhamos que você use filtros, pois querendo ou não, eles acabam alterando a realidade do produto.

4 – Seleção das melhores legendas e hashtags

Como aumentar as vendas no Instagram? Simples, melhores o processo de comunicação em suas postagens. A questão da padronização das imagens nós já vimos, agora vamos falar de legendas e hashtags.

O Instagram é uma ferramenta de imagens e as legendas funcionam como uma forma de reforço da imagem que publicamos. Por isso, é importante caprichar nas legendas para passar a mensagem como um todo.

Crie textos muito claros e explicativos. Além disso é importante que você lance mão de gatilhos mentais e um Call to Action, para instigar o leitor a completar a meta desenhada para aquela publicação específica.

As hashtags também são importantes, pois o algoritmo do Instagram utiliza esse recurso para direcionar a distribuição de conteúdo. Além da hashtag da sua marca, inclua no máximo mais três, para não exagerar.

5 – Identifique os melhores horários

Outra providência que as pessoas e empresas que estão interessadas em saber como aumentar as vendas no Instagram é analisar seus horários de publicações para poder atingir o maior número de pessoas possível.

Você deverá fazer uma pesquisa para identificar os horários em que seus clientes em potencial estão online, para que suas publicações estejam no momento certo para as pessoas certas.

Você pode verificar isso no Instagram, Facebook e até mesmo no Google Analytics. Identificado este parâmetro, comece a realizar testes de publicações nos horários de maior audiência.

6 – Criação de um calendário editorial

Vamos agora falar em relação a construir uma comunidade em torno da marca. Outra questão importante para aumentar as vendas no Instagram e ao mesmo tempo a relevância do seu perfil é a criação de um calendário editorial.

Não que você tenha que publicar todos os dias uma série e posts ou Stories. O que importa mesmo em termos de algoritmo é criar uma consistência em torno das suas publicações.

Sem essa consistência seu Instagram pode ser prejudicado em termos de alcance de publicações, em função de um impacto negativo sobre o algoritmo.

Determine uma quantidade X de postagens a serem feitas com regularidade em dias certos, para criar um padrão de atividade, tanto para o algoritmo do Instagram, como também para os seus seguidores.

Se você tem uma loja virtual no Instagram, uma das ideias é criar um ou dois dias durante a semana, para divulgar apenas promoções e deixar os outros para publicações de engajamento, como dicas e outras.

7 – Interação com seguidores

Como aumentar as vendas no Instagram se você não cria uma comunidade em torno do seu perfil? Para isso, interaja sempre com seus seguidores, criando um envolvimento com eles, que certamente resultará em uma aproximação positiva em termos de vendas.

Interaja com comentários feitos em suas publicações, o que chamamos de engajamento ativo, e também promova o engajamento ativo, ou seja, visite o perfil de seus clientes e interaja de alguma forma com as publicações deles.

8 – Monitoramento de resultados

As principais dicas sobre como aumentar as vendas no Instagram estão aí. Falta fecharmos essa lista com chave de ouro, criando um sistema de acompanhamento de resultados.

Uma plataforma de automação de publicações é muito bem vinda neste caso, pois além de agilizar o trabalho de publicações, também nos permite monitorar resultados de cada uma delas, nos dando uma visão técnica do impacto de cada uma.

Em nosso Curso de Instagram Para Negócios, costumamos dizer que marketing no Instagram sem mensuração de resultados não existe, tanto que dedicamos um módulo inteiro a essa questão.

Agora que você já conhece as dicas básicas sobre como aumentar as vendas no Instagram, é apenas uma questão de se organizar e colocar a mão na massa. Mantenha-se em dia assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Sair da versão mobile