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Análise da Concorrência Em SEO

Análise da concorrência em SEO – Como funciona e qual sua importância

Análise da concorrência em SEO

A etapa de Análise da Concorrência em SEO pode ser considerada uma das mais importantes no processo de otimização de um site para ferramentas de busca.

É nessa etapa que você identifica os meios pelos quais seus concorrentes estão rankeando nas páginas de resposta dos buscadores – SERP.

Ao contrário do que muita gente pensa, quando falamos em Análise da Concorrência em SEO, não estamos nos referindo a um de cópia, muito pelo contrário.

A análise da concorrência, na verdade, é uma rotina onde buscamos entender o que nossos concorrentes estão fazendo, através do exame de suas estratégias e correção de possíveis pontos fracos na estratégia de SEO que estamos adotando.

A criatividade e domínio das técnicas de otimização para sites de busca toma sua forma mais brilhante neste momento, já que para perceber o que seus concorrentes estão fazendo é necessário o domínio completo de todas estas técnicas e a compreensão de sua utilização.

Otimizar um site é reconhecer sua situação dentro do contexto da busca e por isso não se pode ignorar as ações da concorrência, sob pena de ficarmos de fora das primeiras colocações.

Como fazer a análise da concorrência de um site

O processo consiste em entender o que contribui para a colocação do site dos seus competidores e tentar emular estas mesmas condições para o seu site para identificar pontos fracos de sua estratégia de rankeamento.

Entre os fatores que devem ser pesquisados está a questão do conjunto de palavras-chave utilizado pela concorrência e sua estratégia de link building, isso levando-se em consideração que as questões On Page do seu site já foram otimizadas, analisadas e confrontadas com as dos seus competidores.

Na maioria das vezes o diferencial no rankeamento se dá justamente na questão da estratégia de link building que nem sempre está correta. Por vezes, através da análise dos concorrentes identificamos nichos não percebidos inicialmente para a estratégia de construção de backlinks.

Orgulho e bons resultados no processo de SEO não andam juntos. Por mais criativo e observador que você possa ser, existe sempre um nicho que por vezes nos foge à percepção. É ai que entra a análise da concorrência nos alertando para estas possibilidades não identificadas inicialmente. Os backlinks da concorrência podem ser uma verdadeira luz no caminho do topo das listas.

O mesmo ocorre em relação ao conjunto de palavras-chave. Nem sempre o que imaginamos ou concluímos através de pesquisas na Internet é o conjunto ideal de palavras-chave a serem trabalhadas. Durante o processo de análise de seus competidores você pode descobrir que faltam – ou sobram – algumas palavras-chave em seu SEO.

Como cada grupo de trabalho tem uma visão diferente do universo de pesquisas que serão feitas nos buscadores, é comum descobrirmos abordagens que não havíamos imaginado, principalmente quando estamos trabalhando com uma palavra que pertence a um nicho de mercado que não dominamos perfeitamente o jargão.

Você imagina que RC significa bem mais que controle remoto para os fãs de modelismo?

Ferramentas de SEO para análise da concorrência

Existem no mercado diversas ferramentas de SEO para análise da concorrência e entre elas se destacam algumas bem simples e de utilização quase que imediata. O SeoQuake é um plugin simples para o Firefox – o navegador do SEO ninja – que de imediato lhe dá uma série de informações que podem ser muito úteis neste processo.

Altamente configurável e bem versátil, essa ferramenta inclui até mesmo a opção de exportação de resultados para análise no Excel e outros softwares.

A barra Curso de SEO, também é uma ótima ferramenta e para isso trazendo diversas ferramentas de análise da concorrência já incorporadas e imediatamente exibidas durante a navegação.

SEMRush, Compete, Google são algumas outras ferramentas que podem lhe auxiliar tanto na questão da análise de palavras-chave quanto no que diz respeito ao link building do seu concorrente.

Existe ainda a opção de softwares específicos como o pacote de aplicativos SEO Power Suite que oferece ferramentas bastante sofisticadas para a análise da concorrência e suas estratégias de rankeamento. Embora se trate de um softwares pago, o investimento vale a pena na medida que automatizam o processo poupando um bom tempo para o analista deixando-o livre para a parte da análise que a máquina não consegue substituir.

Uma alternativa gratuita para esse software é o nossos treinamentos em breve, além de outras novidades que estão vindo por ai.

Dominando as técnicas de SEO e análise da concorrência

A Análise da Concorrência em SEO é etapa decisiva no processo de otimização de sites para ferramentas de busca. O SEO é uma arte e requer técnica e treinamento. Para entender o que sua concorrência está fazendo é necessário saber distinguir o que importa do que é meramente purpurina.

O curso de SEO que oferecemos tem como meta proporcionar aos participantes o conhecimento dessas técnicas para conseguirem a melhor colocação possível nas páginas de resposta das ferramentas de busca, alcançando assim uma melhor exposição das marcas e clientes que representam e consequentemente um número bem maior de acessos e conversões de metas.

E você? tem algum comentário sobre análise da concorrência em SEO a fazer? Deixe sua mensagem e compartilhe a sua experiência.

By Published On: 7 de julho de 2014Categories: SEOTags: , , ,

11 Comments

  1. Reginaldo HB 1 de janeiro de 2021 at 15:42 - Reply

    Mesmo que os links possam auxiliar, trabalhar com um bom conteúdo, sabendo redigir corretamente o seu texto, com toda a certeza, é uma grande vantagem em relação a concorrência.

    • Academia do Marketing 31 de janeiro de 2021 at 19:22 - Reply

      Olá Reginaldo

      Realmente, quando fazemos uma auditoria de SEO ou um trabalho de análise da concorrência em SEO, é necessário analisar muito bem a estrutura do texto.

      Um grande abraço e sucesso!

  2. Ariadne 1 de janeiro de 2021 at 15:25 - Reply

    Excelente artigo. Sempre é bom compreender como a concorrência trabalha e tentar seguir os mesmos métodos, caso possível.

    • Academia do Marketing 22 de abril de 2021 at 17:52 - Reply

      Olá Ariadne

      A análise da concorrência em SEO serve para vermos como outros concorrentes trabalham, mas o ideal é acrescentar novas estratégias para que você possa superar o posicionamento deles.

      Um grande abraço e sucesso!

  3. Miguel Santiago 5 de abril de 2019 at 06:02 - Reply

    Alberto, parabéns pela postagem! Com suas dicas de SEO estamos conseguindo ótimos resultados com o SEO

    • Academia do Marketing 7 de abril de 2019 at 22:34 - Reply

      Olá Miguel

      Fico bastante satisfeito em saber que meus artigos sobre SEO e ferramentas para otimização de sites para ferramentas de busca, estão ajudando você e sua equipe. Para acessar todos os artigos envolvendo o assunto, sugiro que acesse a seção de SEO em nosso site, no endereço https://www.academiadomarketing.com.br/artigos-seo/.

      Para ir mais a fundo sobre a questão, sugerimos que você também participe do nosso Curso de SEO Online ou então do treinamento em SEO no Rio de Janeiro.

      Um grande abraço e sucesso!

  4. MAX 19 de fevereiro de 2019 at 10:25 - Reply

    Excelente Matéria, ajudou muito a melhorar o desempenho de meu site.

    • Academia do Marketing 19 de fevereiro de 2019 at 16:36 - Reply

      Olá Max

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre análise da concorrência em SEO foi útil para alavancar o posicionamento do seu site nas páginas dos grandes buscadores.

      Um grande abraço e sucesso!

  5. Paulo Melo 16 de outubro de 2018 at 00:56 - Reply

    Muito interessante o artigo sobra a análise da concorrência no processo de SEO. Estou começando agora nesta área e as informações foram de grande valia.

  6. Lucas Amaral 6 de abril de 2017 at 22:42 - Reply

    Excelente texto Alberto, eu recomendo 2 ferramentas semelhantes de análise seo http://woorank.com/ e https://dicasseo.com/ as 2 ferramentas são muito parecidas porem o dicasseo não tem limite de analises.

    Abraços Alberto.

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