WhatsApp como ferramenta de marketing

WhatsApp como ferramenta de marketing digital

Veja como usar  o WhatsApp como ferramenta de marketing digital para o seu negócio

O uso do WhatsApp como ferramenta de marketing ganha cada vez mais adeptos entre as marcas que desejam lançar mão de mais esta ferramenta para a promoção de seus produtos e serviços.

Afinal de contas, o WhatsApp é uma plataforma que já conta com um contingente gigantesco de usuários em todo o mundo, e portanto, um prato cheio para as ações de marketing online.

Uma das grandes vantagens do uso do WhatsApp como ferramenta de marketing é sua versatilidade em termos de conteúdo a ser trabalhado. Ações como o envio de mensagens de texto, imagens e até mesmo vídeos, já estão sendo feitas por diversas marcas e com ótimos resultados.

Cuidados no uso do Whatsapp como ferramenta de marketing digital – Como usar

Como em qualquer outro canal de mídia online, o uso do WhatsApp precisa ser precedido de um planejamento estratégico inicial, para que você saiba exatamente o que está fazendo e o quanto isso está gerando de retorno.

Além disso, é necessário saber dosar o volume de mensagens para não parecer invasivo. Da mesma forma como o e-mail marketing sofreu muito em função do número excessivo de mensagens enviadas, também no WhatsApp, já vemos algumas marcas praticando o SPAM, o que joga por água abaixo todo o esforço de marketing.

As marcas precisam ter a sensibilidade para identificar a tênue linha que separa a comunicação da intromissão neste tipo de canal tão agressivo e imediato. Por exemplo, se logo nos primeiros momentos de campanha você começar a sentir um nível de rejeição, como um número de acima do esperado, por exemplo, é melhor parar e rever essa ação.

Decidindo de que forma atuar

Antes de pensar em qualquer coisa em termos de uso do WhatsApp como ferramenta de marketing digital, é preciso definir uma linha de atuação. É preciso alinhar o aplicativo com os outros canais online que já dispomos como Twitter, Facebook, Blog e até mesmo e-mail.

Seja na divulgação ou atendimento, o WhatsApp não substitui nenhuma dessas ferramentas, mas surge como um canal a mais. Um fato comum nas mídias digitais é idolatrar as novidades e decretar prematuramente a morte de canais mais antigos.

Como dito anteriormente, o uso do WhatsApp de forma direta para divulgação de produtos e serviços é uma estratégia muito agressiva que deve ser usada com moderação e sempre correndo o risco de sofrer rejeição.

O WhatsApp não pode ser encarado apenas como mais uma forma de se chegar ao cliente, mas também como um instrumento fácil, rápido e barato de nos colocarmos a disposição deste cliente.

WhatsApp como ferramenta de feedback

Outro uso do WhatsApp no marketing digital é como ferramenta de feedback de nosso público. É claro que já contamos com um verdadeiro arsenal delas, como as principais redes sociais, Facebook e Twitter que até aqui vem dando conta do recado.

Sabemos que a fidelização do cliente passa obrigatoriamente pela nossa acessibilidade, ou seja, a capacidade de estarmos disponíveis para orientarmos, tirarmos dúvidas e orientações sobre o que vendemos, seja um produto ou serviço. Nesse caso, o WhatsApp como ferramenta de marketing de relacionamento, pode funcionar como o canal mais rápido, prático e barato.

A grande vantagem do WhatsApp em relação a outros canais é sua rapidez de uso. Todo mundo hoje em dia carrega consigo um smartphone, esteja onde estiver. Isso faz desse aplicativo a ferramenta mais a mão na hora de esclarecer qualquer dúvida.

Essa disponibilidade imediata da marca é um fortíssimo fator de fidelização. Acabou-se a época do mero vendedor. Em nossos cursos sobre marketing digital faço questão de mostrar qual é a importância de, hoje em dia, nos posicionarmos como consultores de produto ou serviço que comercializamos. Você precisa ser um amigo do seu cliente, e o amigo ideal, está sempre disposto a ajudar.

Fidelização como forma de economia

Em tempos de custo de aquisição de clientes em alta, com as mídias pagas cada vez mais caras, termos uma política forte em termos de fidelização, além de uma estratégia de melhoria de qualidade, é também uma ferramenta de contenção de custos.

Estatisticamente, os clientes que retornam apresentam um ticket médio maior e se transformam em advogados da marca. Quer coisa melhor do que essa?

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