Web Analytics – Muito mais que Page Views

Web Analytics – Muito mais que Page Views

Web Analytics – Muito mais que Page Views

Web Analytics é muito mais que page views, é uma poderosa ferramenta de suporte às decisões estratégicas de presença online das empresas além de poderoso indicador para precificar ativos.

Quando bem interpretados, os dados de acesso proporcionam uma visão bem ampla da atividade empresarial do site ou loja virtual e não somente do seu nível de atividade.

Essa é apenas uma das nuances da web análise moderna que tem hoje em dia cada vez mais importância na tomada de decisões sejam elas estruturais, promocionais ou negociais na administração de um site ou loja virtual.

Seja qual for o sistema de coleta de dado, Google Analytics ou outro, o importante é conseguir o enquadramento de cada métrica dentro de sua devida dimensão e aplicar os resultados dentro da proposta de pesquisa..Vejamos então algumas das aplicações desta ferramenta.

Ferramenta para melhoria do site

Uma das principais funções da análise web é a de funcionar como fonte de dados para o aprimoramento do site, blog ou loja virtual. Através dos dados coletados podemos identificas pontos fortes e fracos do site e fazer mudanças que visem melhorar o desempenho do site e a experiência do usuário.

Várias métricas disponíveis em ferramentas como o Google Analytics, podem nos ajudar a identificar os pontos fracos de um site e fornecer informações sobre como melhorá-los. Métricas como a Taxa de Rejeição contribuem bastante neste tipo de trabalho e quando associadas a outras, dentro de uma visão geral do comportamento do usuário, pode nos fornecer informações valiosas para a melhoria do desempenho.

Indicador de desempenho

O conjunto de dados coletados pelos sistemas de monitoramento de tráfego, quando devidamente interpretados, funcionam como uma ótima ferramenta de mensuração do desempenho do site. O grande cuidado a ser tomado neste tipo de análise é resistir a tentação simplista de tentar explicar o desempenho baseado apenas em um pequeno conjunto de métricas de interpretação quase que instantânea como page views por exemplo.

Não que a quantidade de page views não possa explicar o desempenho, mas o que buscamos é saber a qualidade destes page views e sua capacidade de conversão de visitas.

Indicador de continuidade

Um trabalho constante de otimização para ferramentas de busca e marketing digital pode ser facilmente identificado através da web análise através de linhas de tendência. Trabalhos continuados de marketing digital tendem a deixar registros bem claros nos gráficos de métricas voltadas principalmente ao número de acessos descrevendo uma tendência contínua.

Sites que não possuem este tipo de trabalho de divulgação apresentam um comportamento errático nos gráficos das principais métricas de acesos.

Medida de precificação do negócios

Em operações de compra e venda de sites, portais e lojas virtuais, a web análise tem função de indicador econômico, provendo informações úteis sobre o real valor do investimento. A real atividade de um site pode ser rapidamente medida pelo volume de acessos e tempo de permanência de seus visitantes, embora estas não sejam as únicas métricas a serem avaliadas.

É bastante comum também o uso das estatísticas de acesso para a precificação de espaços publicitários em sites de conteúdo.

Instrumento de mensuração de campanhas de marketing

Uma outra utilidade da web analytic é a mensuração de campanhas de marketing digital. seja através de links patrocinados, e-mail marketing ou participação em redes sociais, as campanhas de marketing digital podem ter sua eficácia avaliada através de um sistema de monitoramento de acessos. Um exemplo disso é a integração do Google AdWords com o Google Analytics.

Técnicas e metodologia de interpretação

Cada segmento possui suas características únicas e portanto é um erro muito comum fazer comparação de resultados entre mercados distintos. Uma taxa de rejeição de 70% pode ser aceita para um determinado tipo de site pode ser considerada altíssima para outro de segmento distinto.

O próprio Google Analytics possui uma ferramenta para fazer a comparação entre sites semelhantes, o que fornece uma base sobre o que é tido como normal em termos de comportamento de métricas dentro de um segmento de mercado. A interpretação das métricas varia conforme o que se precisa quantificar e por isso não existe uma fórmula padrão para ser indicada.

A melhor opção é o treinamento específico em web analytics para poder conhecer as ferramentas disponíveis e a teoria por traz de cada uma dela.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes