Sinergia entre Google AdWords e Google Analytics

Sinergia entre Google AdWords e Google Analytics

Sinergia entre Google AdWords e Google Analytics

Há tempos atrás discutimos aqui a questão da sinergia no marketing digital e este artigo de escrito por Patrícia Zanardo, da agência Marketalia, em Madrid, reflete exatamente a questão.

Um problema muito comum em um primeiro contato com nossos clientes é que a maioria já esta utilizando programas mais ou menos avançados de web analitycs, mas não sabem obter toda as informações que oferecem. Todos os programas de estatísticas oferecem métricas básicas como o número de visitas, impressões por visitantes, origem da visita, tipo de buscador utilizado, entre outros, mas dependendo do tipo de site que estamos gerenciando, devemos nos concentrar mais em determinados dados do que em outros.

Profissionalmente acredito que uma ferramenta gratuita como Google Analytics é mais do que suficiente para a maioria dos projetos web, e caso seja configurada de uma forma avançada, pode oferecer informações realmente valiosas. A vantagem do Analytics é que é uma aplicação gratuita e podemos utilizar junto com Google AdWords nos permite extrair informações conjuntas realmente interessantes.

Sites de comércio eletrônico

Nos sites de e-commerce as métricas mais importantes que devemos analisar são:

  • Benefícios
  • Visitas
  • Taxas de conversão
  • Média de pedidos
  • Média de custo das conversões

Esta é a configuração mais complicada para obter dados confiáveis, mas se configurarmos o AdWords e o Analytics adequadamente teremos a maior parte da informação em tempo real, criando assim uma sinergia entre as duas ferramentas.

Por exemplo, é possível indicar o valor do benefício obtido por um produto individual de forma que quando consultemos os dados da loja virtual possamos ver quais campanhas têm um maior retorno de investimento, o famoso ROI.

Um dado especialmente importante que o Google Analitycs nos oferece em sites de e-commerce, é saber quais origens de dados são os que nos estão gerando renda, como saber a rentabilidade diária de um banner na web de um afiliado, a rentabilidade de uma campanha de e-mail marketing, saber o posicionamento orgânico de um termo e as palavras mais rentáveis de nossa campanha de publicidade em buscadores – SEM.

Sites com foco na geração de leads

Este segundo tipo de site baseia seu negócio na geração de leads, registros ou pedidos de informação, e são seguramente os que mais podem tirar partido de uma campanha de AdWords e Web Analitycs. Nos sites com geração de leads as métricas mais importantes a analisar são:

  • Volume de leads gerados
  • Taxa de conversão de clicks a lead
  • Visitas geradas por cada lead
  • Custo por lead
  • Benefício de cada visita

A maior parte das informações que necessitamos o próprio AdWords nos oferece, uma vez se configurado adequadamente o acompanhamento de conversões

Em sites de comércio eletrônico há informação de campanhas adicionais como mailing, banners, links comprados em outros sites e blogs, etc… que somente podemos obter com Analytics. Inclusive é possível saber a qualidade e a rentabilidade que geram os resultados gratuitos nos buscadores – SEO, frente aos resultados de campanhas pagas em buscadores através de links patrocinados na rede de pesquisa.

Sites focados na venda de publicidade

O modelo dos sites que baseiam seu negócio na venda de espaço publicitária é mais simples: devem obter o máximo de números de páginas vistas por um usuário e conseguir vender seus espaços publicitários ao melhor preço possível para maximizar seus resultados. Diante desse modelo o objetivo que devemos seguir é uma campanha com um CPC – Custo Por Clique baixo.

As métricas que devemos examinar em um site baseado em publicidade são:

  • Benefício
  • Visitas
  • Média de páginas vistas por cada usuário
  • Custo médio por visita
  • Benefício médio por visita

Neste tipo de site a rede de conteúdo do Google pode ajudar a obter clicks a baixo custo, já que geralmente oferece um CPC menor, mas sem deixar de revisar o número de páginas vistas por cada usuário na campanha, informação que obteremos do Analytics.

Como você pode ver, a sinergia em marketing digital se dá pela correta combinação de ferramentas que acaba por potencializar cada uma, tornando os resultados ainda mais significativos.

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