SEO para vídeos no YouTube

Quando o assunto é SEO para vídeos no YouTube, muita gente ainda acredita que é uma questão técnica demais e que não faz muita diferença em termos de exposição. Ledo engano. O SEO é peça fundamental para o sucesso de um vídeo.

É cada vez mais importante aplicar as técnicas de otimização para ferramentas de busca em vídeos também, já que a exposição e quantidade de visualizações dos vídeos, dependem diretamente do seu grau de “encontrabilidade”.

A boa notícia é que a otimização de vídeos no YouTube é um processo relativamente simples, bastando que você observe algumas técnicas as contextualize dentro do processo de otimização.

Para facilitar sua compreensão do assunto, dividimos essa explicação em dois tópicos principais:

  • Otimização clássica de vídeos para o YouTube
  • SEO de fatores específicos dos vídeos no YouTube

Você verá que o SEO para vídeos no YouTube é bem mais fácil do que você imagina e ao otimizar seus vídeos, seu canal dará um verdadeiro salto em termos de acessos e relevância. Por isso, se você quer saber como conseguir mais visualizações no YouTube, o caminho começa por aqui!

Otimização clássica de vídeos para o YouTube

Vamos começar falando do processo de SEO clássico aplicado a otimização de vídeos no YouTube, etapa fundamental para conseguir um bom posicionamento nos resultados das buscas realizadas no Google e também nas buscas internas do YouTube.

Título do vídeo

O título do vídeo no YouTube corresponde à meta tag Title de SEO, velha conhecida de quem trabalha com otimização de sites para ferramentas de busca, e tida como um dos principais fatores de SEO onpage.

Por isso, o primeiro passo em termos de SEO para vídeos no YouTube, é inserir a palavra-chave pela qual você quer que o seu vídeo seja encontrado, logo no início do título do seu vídeo, para sinalizar ao Google, sobre o que se refere o vídeo.

Outra dica importante é limitar o tamanho do título a 62 caracteres, o parâmetro adotado pelo Google, como o ideal em termos de SEO. Títulos maiores que isso serão costados, o que prejudica o processo de comunicação.

Descrição do vídeo

Esse é outro elemento de extrema importância em termos de otimização de vídeos no YouTube. A descrição corresponde a meta tag Description no processo de SEO, outra velha conhecida de quem trabalha na área e fundamental para um bom posicionamento.

A meta tag Description é um dos mais importantes elementos de SEO onpage, pois além de informar ao Google sobre o que o seu vídeo se refere, é a responsável pela criação do snippet, a descrição do seu vídeo, nas páginas de resposta do Google e do YouTube.

Insira a sua palavra-chave logo no início da descrição do vídeo e mantenha o texto dentro do limite de até 160 caracteres, o padrão estabelecido pelo Google e outros grandes buscadores para esse elemento de otimização.

Tags do vídeo

As tags do vídeo correspondem a meta tag Keywords, que embora não seja mais usada no processo de SEO de textos, ainda é levada em consideração quando se trata de SEO para vídeos no YouTube.

Escolha pelo menos cinco palavras-chave relacionadas ao seu vídeo, de preferência também usada por vídeos semelhantes, e insira estas palavras no campo de tags do seu vídeo. Isso, além de melhorar o seu posicionamento, colocará seu vídeo na lista de vídeos sugeridos.

SEO de fatores específicos dos vídeos no YouTube

SEO em vídeos no YouTube

Vejamos agora quais são os outros elementos específicos dos vídeos no YouTube que também merecem uma especial atenção para que você consiga um bom posicionamento nas buscas feitas no Google e também na própria ferramenta interna de busca do YouTube, gerando mais tráfego para o seu canal e também fundamental para quem deseja ganhar dinheiro no YouTube.

Otimização da transcrição do vídeo

Em nosso curso de SEO, no módulo específico sobre otimização de vídeos no YouTube, fazemos questão de chamar atenção para a importância da otimização da transcrição do conteúdo do vídeo, aquele texto que o YouTube insere com o texto de tudo que está sendo falado.

Como o Google ainda não consegue entender, do ponto de vista do SEO, o áudio do vídeo, grande parte do SEO onpage é feita através da transcrição do áudio, que é gerada automaticamente pelo Google, e que você também pode editar posteriormente.

Mais uma vez, a otimização da palavra-chave pela qual você deseja ser encontrado entra em cena. Na hora de desenvolver o roteiro do seu vídeo, é importante fazer com que a palavra apareça logo no início do texto, que esteja uniformemente distribuída ao longo texto, e de preferência, esteja também incluída logo no final.

Legendas no vídeo – Closed Captions

Outra dica em SEO para vídeos no YouTube é lançar mão das legendas, ou Closed Captions sempre que possível. Mais uma vez, essa é uma forma de ajudar ao Google a entender o conteúdo do seu vídeo.

No caso das legendas vamos utilizar a mesma lógica do caso anterior. Vamos trabalhar as legendas como se fosse a otimização normal de um texto, e distribuir a palavra-chave de forma consistente no decorrer dos textos exibidos.

Incorporação do vídeo e link building

Da mesma forma que no SEO convencional, a terceira etapa do processo é a criação de links relevantes para as páginas do site, no caso do SEO para vídeos no YouTube, essa etapa não pode ser esquecida.

Após a publicação do seu vídeo, incorpore-o a uma página do seu site ou post no blog do site. Esse é um ótimo sinal de popularidade para o Google e obviamente irá contribuir para que seu vídeo se destaque nas buscas.

É interessante também que você crie links para a página específica do vídeo, atribuindo relevância a esta página no YouTube e gerando relevância para ela. O resultado? Maior exposição do vídeo.

Qualidade do vídeo também é importante

Por último, mas nem por isso menos importante, a qualidade do vídeo também precisa ser levada em consideração. Os vídeos em HD – High Definition, possuem uma qualidade melhor e por isso são vistos com mais “carinho” pelo Google, do que os vídeos SD – Standard Definition.

Tem gente que acha que enviando arquivos menores, terá algum tipo de vantagens em termos de SEO para vídeos no YouTube, mas o fato é que o Google não está nem aí para isso. Ele quer vídeos de qualidade, mesmo que em arquivos maiores. Se você quer conseguir mais inscritos no YouTube o primeiro ponto a ser trabalhado é justamente esse.

Em nossa seção de artigos sobre SEO você encontrará diversas outras dicas e considerações sobre as técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca, mas falando especificamente em SEO para vídeos, indico que você complemente esta leitura com o artigo Como Otimizar um Vídeo no YouTube, que também está disponível em nosso canal no YouTube.

Como você pode ver, o SEO para vídeos no YouTube é um trabalho relativamente simples, mas cheio de detalhes. Mantenha-se atualizado sobre SEO no YouTube e outros assuntos relacionados ao marketing digital, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

SEO para vídeos no YouTube
5 (100%) 23 votos

Clique aqui e veja como cadastrar gratuitamente seu currículo no Marketing Jon