O segredo do Facebook desvendado

Algumas vezes as pessoas me perguntam qual é o grande segredo do Facebook e a minha resposta é imediata: Testes. Isso mesmo, se você quer ter sucesso em Facebook Marketing e Facebook Ads, o grande segredo é testar o que dá mais certo para você.

É claro que conhecer a fundo a teoria que está envolvida por trás é fundamental, em mais de seis anos de trabalho com essa ferramenta estou cada vez mais convencido que o pulo do gato mesmo são os testes.

Um dos grandes erros dos novatos é achar que o Segredo do Facebook está na quantidade de fãs, e isso leva muita gente a se decepcionar com os resultados. Em nosso curso de Facebook Marketing chamo muito atenção ao fato de que fãs, sem engajamento, não servem para absolutamente nada.

Em alguns casos, uma base de fãs apática pode chegar até mesmo ao extremos de prejudicar o seu EdgeRank, por exemplo. De que adianta uma página ter milhares de fãs se o engajamento é menor que 1% deles?

Se você me perguntar como divulgar uma empresa no Facebook, inicialmente eu vou lhe dar um roteiro de planejamento e ações, mas só os testes de conteúdo e formato poderão lhe fornecer o verdadeiro segredo do Facebook para o seu caso.

Não existe fórmula mágica para Facebook Marketing

Coloco sempre muito peso na formação profissional e um conhecimento profundo das técnicas e ferramentas, além é claro, do constante aprimoramento através de seminários e leituras dos sites de referência. Sem estes conhecimentos é praticamente impossível se criar uma boa estratégia de marketing no Facebook.

Isso, aliado a muita prática, a vivência do dia a dia usando a ferramenta e medindo seus resultados é que irá lhe ajudar a descobrir os verdadeiros Segredos do Facebook, como acontece em outras áreas do marketing digital.

Vejamos por exemplo a questão do conteúdo. Qual o melhor conteúdo para postagens no Facebook, do ponto de vista do engajamento? Temos algumas regras e dicas básicas, como as perguntas e assuntos polêmicos, mas será que isso funciona para todo mundo? Não.

Esses macetes podem até funcionar para um determinado grupo, mas em outros casos, tendo-se o mesmo público-alvo, a “formuleta” falha. Como explicar isso? Qual o caminho a seguir então?

A mesma coisa acontece com os Facebook Ads. Quando falamos dos cinco elementos dos anúncios em nosso curso de Facebook Ads, bato muito na tecla das imagens, já que elas são talvez o mais importante elemento desse tipo de anúncio.

Nesta área também temos nossas regras e dicas básicas, que podem funcionar para uns e para outros, ser um verdadeiro fiasco. Como resolver esta questão.

O Segredo do Facebook. Saiba qual é o grande segredo do sucesso no Facebook Marketing

O segredo do sucesso no Facebook está nos testes

Quem vai lhe revelar o caminho a seguir são os testes, estes sim, o verdadeiro Segredo do Facebook Marketing. Vejamos o caso do conteúdo. Se você está começando uma página agora, deve elencar algo em torno de dez tipos de conteúdos, que você acredita que venham a agradar ao seu público e consequentemente criar engajamento.

A análise da concorrência é um bom caminho para esta seleção – falei análise e não cópia. Trabalhando estes conteúdos por um mês, por exemplo, qual deles trouxe melhor resultado? Que tipo de tema ou formato de publicação gerou maior grau de engajamento?

Vá no Facebook Insights e exporte esses dados para uma planilha e analise os resultados das piores publicações em termos de engajamento. Faça cinco perguntas:

  • O formato da publicação foi apropriado?
  • A imagem utilizada estava contextualizada?
  • O funil de comunicação da publicação está consistente?
  • O dia e horário foram os mais indicados?
  • Foi feita alguma segmentação para um determinado público?

Pegue as publicações que se destacam por apresentarem os resultados mais fracos e republique corrigindo eventuais erros cometidos originalmente. Qual o resultado então?

O segredo está ai, teste de desempenho. São os testes que irão lhe fornecer uma pauta editorial vencedora, e não fórmulas milagrosas ou montanhas de curtidas sem engajamento posterior. A busca pela publicação perfeita no Facebook é um eterno processo de testes.

Fazendo testes com o Facebook Ads

A mesma coisa no caso dos Facebook Ads. Que tipo de imagem, por exemplo, está retornando o melhor CTR ou a melhor taxa de conversão? Por default, o Facebook lhe oferece  a possibilidade de trabalhar com várias imagens para testes. Use e abuse desse recurso é descubra qual funciona melhor no seu caso!

Teste imagens femininas, masculinas, com texto, sem texto, com borda, sem borda, varie cores e tudo mais que for possível. Exporte os resultados pela própria interface de anúncios do Facebook ou então pelo Power Editor e pronto. Terá nas suas mão o tão cobiçado Segredo do Facebook. Mantenha-se em dia sobre essa e outras dicas referentes ao Facebook assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes