Resoluções de ano novo para seu Marketing Digital

Resoluções de ano novo para seu Marketing DigitalJá é uma tradição, todo início de ano fazemos as famosas resoluções de Ano Novo, por isso, por que não fazer isso também para suas estratégias de Marketing Digital.

Como sempre menciono em nossos treinamentos nesta área, o primeiro passo para o sucesso de uma estratégia de marketing online é o planejamento minucioso e detalhado.

Minha sugestão de lista para resoluções de ano novo não chega a ser um plano detalhado, mas certamente já é um ótimo começo para um plano de ação para este ano.

Transformar seu marketing digital em rotina

Se você ainda não incorporou suas rotinas de marketing digital ao dia a dia da rotina da sua empresa, esta deve ser a primeira resolução. O marketing online veio para ficar e se você não tiver uma estratégia para atuação nesta área, seu concorrente certamente terá.

Portanto prepare-se e incorpore o marketing online ao dia a dia da sua rotina, como uma ferramenta básica para a divulgação do seu negócio. Se for feito de maneira metódica e planejada, os resultados começarão a aparecer em bem pouco tempo.

Capacitação em marketing digital

Para que você possa incorporar o marketing digital a sua rotina é necessário entender não só o conceito como também as ferramentas disponíveis. A capacitação em marketing digital é essencial para empresários e profissionais da área. Considera a realização de um de nossos cursos na área do marketing digital este ano.

Estabelecer rotinas de avaliação

Em nosso curso de marketing digital sempre comentamos que nenhuma campanha de marketing online faz sentido sem que haja uma mensuração adequada. Estabeleça como meta estruturar de maneira bem refinada o seu monitoramento de campanhas de marketing digital.

Transforme o Google Analytics em um consultor

O Google Analytics pode ser um dos seus mais fiéis consultores em termos de marketing digital. Tente olhá-lo como uma fonte de dados para tomada de decisões e não apenas como ferramenta de acompanhamento de desempenho.

Os relatórios do GA podem lhe mostrar tendências de mercado que você se quer imaginava. No meu caso, é a primeira página que acesso todo santo dia. É ela quem me confirma o resultado do que vem sendo feito em termos de marketing e conversões.

Pense seriamente no mercado mobile

Smartphones e tablets vão conquistando seu espaço no mercado digital e estão influenciando os caminhos do marketing online. Foram uma das grandes apostas do ano passado e em 2015 continuar como uma das mais fortes tendências do marketing digital.

Por isso é bom ter como uma das metas para sua estratégia de marketing digital algumas ações na área de mobile, para conhecer esse novo terreno e ir se acostumando com seu comportamento e resposta.

Planejamento de longo prazo

Já que o marketing digital fará parte da rotina do seu negócio, acostume-se a planejar a médio e longo prazo. Prepare campanhas em torno de datas comemorativas com antecedência para que a campanha possa ser elaborada em seus mínimos detalhes e os recursos aplicados possam ser maximizados.

Elevar a participação da busca orgânica – SEO

Tenha como meta para o próximo ano elevar a participação dos seus acessos através de busca orgânica para um patamar em torno de 50%. Pode parecer elevado, mas garanto a você que valerá a pena. Talvez estejamos vivenciando um dos últimos momentos para a implementação de uma estratégia de SEO a custos relativamente baratos e com resultados rápidos.

Com a entrada de novos players no mercado, isso ficará cada vez mais difícil. Planeje com antecedência seu Google Marketing.

Invista pesado em Inbound Marketing

O Inbound Marketing será um dos grandes destaques do ano de 2015 em função dos seus resultados e também dos seus custos. O marketing de conteúdo, como também é conhecido o Inboud Marketing, vem ganhando a preferência dos principais profissionais de marketing no mundo inteiro e aqui no Brasil não será diferente.

Por isso coloque em sua lista de resoluções para este ano uma estratégia de Inbound Marketing, através de blogs, e-books, infográficos e tudo mais que sua imaginação permitir, pois esta é uma das fortes tendências do marketing digital em 2015.

Maximize seus resultados de links patrocinados

Já está na hora de você avaliar se o CTR de suas campanhas em links patrocinados está um bom patamar ou não. Pesquise você mesmo, não fique bitolado pelo discurso de “excelentes resultados da sua campanha” que vem no relatório da sua agência todos os meses. Eles podem até ser bons mesmo, mas se você não comparar com outros resultados, como saberá?

Pesquise sobre o desempenho de outras campanhas semelhantes em seu segmento em relatórios de centros de pesquisas e outras fontes. Analise os resultados por diversos prismas, porque a matemática é a arte de mentir com números.

Bem, isso não é tudo em termos de estratégia de marketing digital, mas certamente já é um bom começo. Se você conseguir cumpri todas essas metas, certamente sua empresa chegará ao final do ano com uma exposição muito maior na web e consequentemente um faturamento bem maior.

Invista forte em redes sociais

Elabore um plano mais agressivo para redes sociais. Este ano, o Facebook se consolidou como a rede sociais mais popular no Brasil, portanto, se você não tem uma boa estratégia de Facebook Marketing, é hora de montar uma.

Crie uma Fan Page profissional ou dê uma abordagem séria para a página que você já tem. Crie uma estratégia para Facebook Ads e também para postagens patrocinadas. Não deixe de estar presente nas outras redes sociais também, principalmente o Twitter.

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