Quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais – Veja um roteiro para estabelecer o valor deste serviço

Em nossos cursos, muitos participantes nos questionam sobre quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais e a minha resposta é inevitavelmente: Depende.

Irritante, não parece? Mas é a pura realidade. Não existe um valor fixo a ser cobrado pelo trabalho em mídias sociais.

O que existe é o tempo e o esforço que o profissional de mídias sociais terá que empregar para criar uma presença nestes canais, que traga resultados reais.

Existe uma grande diferença entre ter uma página e a diferença entre investimento em marketing digital e gasto.

Como esse segmento do marketing digital é relativamente novo, a dúvida sobre quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais é muito comum, principalmente para aqueles profissionais que estão começando. Por isso, vamos ver alguns pontos importantes na hora de determinar o preço cobrado pelo seu trabalho.

Qual é o posicionamento atual da marca

A primeira coisa a ser analisada quando se fala em quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais é, qual  o posicionamento atual da marca nesse canal. Existe alguma presença? De que forma ela foi estruturada? Quais seriam seus objetivos?

Uma coisa é construir uma presença profissional desde os alicerces e transformar as mídias sociais em um verdadeiro canal de comunicação com os atuais e potenciais clientes da marca.

Outra coisa completamente diferente é consertar todo um trabalho que foi feito anteriormente sem a estrutura profissional que a comunicação através desses canais exige hoje em dia.

Quanto tempo será investido no trabalho inicial

Se a marca não possui qualquer tipo de presença nas mídias sociais, o caminho é um. Nesse caso você terá que criar as contas nas diversas mídias, que realmente podem trazer resultados para a marca e configurar todas elas.

Eu, particularmente adoro esse tipo de desafio, pois posso estruturar toda a campanha, desde a base, incluindo não apenas os fatores que dizem respeito às mídias sociais em si, mas também outras dimensões do marketing digital, como SEO, por exemplo.

Nesse caso você terá todo o trabalho inicial de configuração das contas, customização do canal e aplicação de técnicas de search marketing e obviamente seus conhecimentos em termos de mídias sociais.

Para determinar o quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais você terá que levar em consideração o tempo que será empregado nessa etapa e colocá-lo como valor de configuração, de forma destacada dos outros serviços, para que o cliente saiba exatamente pelo que está pagando.

Quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais

Dando seguimento a um trabalho anterior

Uma outra situação é quando você assume a conta de uma marca que já possui uma presença estruturada nas redes sociais. Neste caso, após uma análise preliminar do ambiente já existente e da atividade nestas mídias, será o momento de avaliar o tipo de trabalho que você terá pela frente.

Avalie todas as demandas envolvidas no trabalho, como:

  • Criação de conteúdo
  • Design gráfico
  • Veiculação
  • Interação
  • Mídia paga

Repare que no seu orçamento, você deverá deixar claro o que será cobrado em termos de marketing de conteúdo e mídias pagas, como por exemplo, Facebook Ads. São dois cálculos diferentes e por isso você deve deixar bem claro para o cliente, o que é o que.

Como calcular o valor do trabalho em mídias sociais

Para determinar o quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais, sugerimos a você que leia um artigo anteriormente publicado aqui em nosso blog, onde apresentamos uma metodologia para o cálculo preciso do trabalho em marketing digital, sob o título Quanto Cobrar Pelo Trabalho em Marketing Digital, que servirá de base para você calcular os seus principais custos.

No caso específico de mídias sociais, eu sempre chamo atenção dos participantes dos nossos cursos para a questão do custo de algumas ferramentas específicas, como sistemas de monitoramento de mídias sociais e outras ferramentas avançadas de social media apresentadas em nosso curso.

Grande parte das ferramentas apresentadas possuem uma versão gratuita, mas dependendo do tipo de trabalho que você vai se propor a fazer, precisará de recursos mais avançados.

Para ter um valor exato do que você deverá cobrar pelo seu trabalho em mídias sociais você precisará incorporar estes custos que podem vir a ser significativos e por isso precisam ser muito bem avaliados.

Para ter sucesso como consultor de marketing digital você deve deixar o cliente o mais confortável possível na relação contratual, e no caso de mídias sociais, é importante mostrar para ele, que tipo de trabalho ele está pagando.

Por isso, sugiro a apresentação do orçamento em três categorias distintas:

  1. Custos de configuração inicial das plataformas de mídias sociais
  2. Custos de geração de conteúdo e interação com os clientes
  3. Custos de estruturação e veiculação de mídias pagas

Ao propor o seu trabalho dessa forma, você poderá fazer correções no preço do seu serviço na medida em que as demandas da marca forem aumentando e até mesmo em função de evolução das próprias plataformas de mídias sociais.

Essa mesma metodologia deve ser aplicada, por exemplo, quando você está fazendo o trabalho de assessoria de imprensa na Internet, função onde por vezes temos que começar do zero em termos de mídias sociais.

Quanto cobrar pelo trabalho em redes sociais

Apresentação do trabalho é um diferencial

Tão importante quanto saber o quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais é saber como apresentar seus resultados de forma transparente e clara, para que seu cliente entenda perfeitamente o retorno que você está proporcionando com o seu trabalho.

Relatórios simples, mas explicativos são um ótimo diferencial que você pode agregar ao seu trabalho. Não me refiro a colocar em um relatório simplesmente a quantidade de fãs da página, principalmente porque número de fãs não é métrica de retorno e sim métrica de audiência. Me refiro a explicar qual foi o retorno financeiro, ou em termos de imagem, que você está trazendo para a marca.

Se você tinha alguma dúvida sobre quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais, acredito que depois de ler este artigo já poderá ter uma visão mais clara sobre o assunto. Se você já tem alguma experiência na área, compartilhe conosco. É sempre bom ouvir outras opiniões. Mantenha-se atualizado, assinando a nossa Newsletter.

Quer trabalhar como freelancer de Marketing Digital?

Estamos preparando uma ótima surpresa para quem deseja trabalhar como freelancer de marketing digital, e os leitores do blog da Academia do Marketing serão os primeiros a saber e participar. Basta cadastrar seu nome e e-mail abaixo para ser avisado(a) assim que estiver tudo pronto.

[dinamize-form id=”38749″]

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing