A publicação perfeita no Facebook – Como fazer uma postagem impecável no Facebook

A discussão sobre a publicação perfeita no Facebook não é nova. Muito já se falou sobre isso e na medida em que os profissionais de mídias sociais vão realizando mais pesquisas, novos itens vão sendo incorporados.

O processo de comunicação no Facebook, ao contrário do que muita gente imagina, não é simples. Ele envolve diversos elementos e rotinas, por isso, precisa ser muito bem planejado. Para divulgar uma empresa no Facebook de forma eficiente, tudo precisa ser analisado.

O que chamamos de publicação perfeita no Facebook não é fruto de improvisos ou ações automáticas. Na verdade ela tem origem em muito planejamento e um perfeito entendimento das diversas técnicas aplicáveis ao Facebook Marketing.

Texto da publicação

Tente manter o texto da publicação o mais curto possível, sem no entanto prejudicar a capacidade de comunicação do post. Algumas pesquisas falam em um limite de noventa caracteres, mas isso não é um limite intransponível, pois o que importa mesmo é sua capacidade de se comunicar com o seu público.

Uma boa dica para aumentar a taxa de cliques na publicação é inserir uma pergunta no início ou final do texto. Funciona tanto em publicações quanto em Facebook Ads.

Não se esqueça de incluir a URL de destino da publicação, de preferência encurtada e com um tagueamento através de UTM para poder separar os acessos dessa publicação na aba de Campanhas do seu Google Analytics, separando esse tipo de acesso de outros que possam também ter origem no Facebook.

Se possível, termine o texto com um Call to Action forte para estimular o engajamento e acessos à URL de destino, pois ao contrário do que muita gente imagina, o internauta é apático e sem um incentivo, sua publicação pode perder engajamento.

SEO na publicação

Um item que muita gente deixa de lado na hora de elaborar uma publicação perfeita no Facebook é o que diz respeito à otimização para ferramentas de busca.

Se você fizer um bom trabalho de SEO no texto da publicação, é possível que ela conquiste uma posição de destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google. Usando de maneira apropriada estas técnicas, você também pode disputar uma boa colocação através de publicações no Facebook.

Recursos a mais

A publicação perfeita no Facebook. Quais são os itens para criar uma publicação perfeita no Facebook

Em busca da publicação perfeita no Facebook

O uso de Emoticons é um ótimo recurso para agregar valor à sua publicação. Uma pesquisa feita pel0 Amex Open Forum mostrou que as publicações com emoticons apresentam 33% a mais de comentários e até 57% a mais no número de curtidas.

Para finalizar, sempre que possível, insira uma #Hashtag para tentar conquistar um pouco mais de exposição nas buscas feitas com foco em redes sociais.

Segmentação do público

Se a sua publicação tiver um público específico, segmente a publicação para que ela não seja exibida para pessoas que possam não ter interesse neste determinado assunto.

Um dos grandes segredos do Facebook, e também sua maior arma na guerra do marketing nas redes sociais é justamente sua capacidade de segmentação. Por isso, use e abuse desse recurso.

Imagem da publicação perfeita no Facebook

A imagem exerce uma importância inquestionável no nível de interação de uma postagem, por isso, capriche bastante neste elemento.

A foto da publicação precisa ser contextualizada, ou seja, estar intimamente integrada ao assunto abordado na publicação. Dê preferência a imagens de alto impacto, bem coloridas, e de possível com destaque para cores como laranja, verde e vermelho, pois estar cores criam um contraste perfeito com a interface do próprio Facebook.

Utilize fotos de altíssima qualidade, pois elas revelam seu esmero em relação ao que faz. Imagens de baixa qualidade depõem contra a sua reputação e certamente reduzirão sua taxa de engajamento.

Além disso, utilize toda a área disponível para exibição no timeline, principalmente na dimensão da largura. Lembre-se que foto=exposição, por isso não perca essa oportunidade.

Turbine seu alcance

Por fim, não custa nada turbinar um pouquinho o Alcance da publicação utilizando o recurso Impulsionar Publicação, principalmente se for uma daquelas pérolas de conteúdo que a gente passa dias preparando e lapidando.

Nesse caso, crie filtros avançados para a impulsão e foque no público que você realmente pretende atingir. Dependendo do seu EdgeRank, você poderá até se dar ao luxo de focar em pessoas segmentadas a partir de filtros desse tipo de anúncio no Facebook.

Dependendo da assiduidade do seu público, calibre o Impulsionar Publicação para um ou dois dias, para evitar que esse recurso canibalize publicações futuras.

Caso você venha a usar o recurso Impulsionar, lembre-se da regra dos 20% em relação a texto nas fotos para que seu anúncio não seja barrado pela equipe de revisão de anúncios do Facebook.

Engajamento

Não se esqueça de se fazer presente em todas as interações originadas pela publicação, justamente para atiçar o público e dar mais relevância ao post. Agradeça comentários elogiosos, complemente os que forem possíveis e estreite cada vez mais seus laços com seus fãs.

Quem trabalha com marketing nas redes sociais sabe que muito mais valioso que o número de fãs ou seguidores, é a possibilidade de interagir com cada um deles, por isso, não perca nenhuma oportunidade.

Monitore seus resultados

Não se esqueça que a publicação e engajamento é apenas parte do trabalho que precisa ser complementado através do monitoramento e análise dos resultados. Para isso, o Facebook Insights é um dos nossos maiores aliados.

Postagem perfeita no Facebook

Avalie métricas como Alcance, Curtidas, Comentários, Compartilhamentos e Taxa de Envolvimento. Tabule os dados e use essas informações para aperfeiçoar suas campanhas futuras.

Não se esqueça de analisar também os fatores negativos como Ocultar Publicação, Descurtidas e Denúncias de Spam, pois elas podem falar muito sobre o que o seu público definitivamente NÃO quer ver em sua Fan Page.

Como você pode ver, a publicação perfeita no Facebook dá trabalho e precisa ser minuciosamente planejada, mas os resultados, em compensação, são bem melhores. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

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