O que é Google Analytics

Se você ainda não sabe o que é Google Analytics , pode estar perdendo diversas oportunidades de negócios no mundo online por não entender a audiência do seu site.

O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog.

O objetivo principal do Google Analytics não é apenas saber quantos usuários acessam o seu site e sim, de que forma esses usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções deste site.

O que é Google Analytics. Saiba o que é Google Analytics e qual sua importância para o marketing digital e e-commerce

O que é Google Analytics e qual sua importância

É com base nas informações coletadas através do Google Analytics que podemos analisar se os visitantes de um determinado site estão tendo o comportamento esperado como resposta a uma determinadas campanha de marketing online fazendo exatamente o que esperávamos no projeto inicial, e se não, o que pode ser feito para corrigir o problema.

O monitoramento de tráfego é uma das principais funções de qualquer atividade online e indispensável para a gestão de negócios neste segmento, e Google Analytics, ou GA como também é conhecido, é a ferramenta padrão do mercado.

Recursos disponíveis no Google Analytics

Os recursos do Google Analytics parecem ser infinitos e justamente por isso é considerado atualmente uma das principais ferramentas de gerenciamento de decisões na Web. Veja algumas das informações que ele fornece:

  • Número total de visitantes, visitante único e visitantes que retornam ao site
  • Origens de tráfego – De onde estão vindo os acessos que chegam ao site
  • Metas – Quais as metas traçadas para o site foram atingidas
  • Resultados de e-commerce – Como anda o desempenha da sua loja virtual
  • Marketing – Quais as campanhas de marketing que proporcionam melhor resultado
  • Mídias Sociais – Quais de suas ações em redes sociais lhe trazem maior acesso

Atualmente, nenhum administrador de site ou profissional de marketing digital pode trabalhar sem essa ferramenta. É um verdadeiro mapa da mina para quem deseja entender melhor a interação dos usuários com um site ou campanha de marketing online.

Como funciona o Google Analytics e sua aplicação como ferramenta gerencial

Como funciona o Google Analytics e sua aplicação como ferramenta gerencial

As opções do Google Analytics

No estágio atual de tecnologia da ferramenta, praticamente não existe o que não possa ser mensurado. Para quem não sabe o que é Google Analytics em detalhes, ele pode parecer apenas um sistema de monitoramento de acessos, mas na verdade ele funciona como verdadeira ferramenta para tomada de decisões gerenciais.

Como dito no início deste artigo, o GA vai muito além da contagem de visitas. As configurações do Google Analytics nos permitem identificar caminhos de navegação, formas de interação e coletar dados que nos ajudam no desenvolvimento e aperfeiçoamento do site e seu conteúdo.

Google Analytics no marketing digital

Um outro uso para o Google Analytics é no monitoramento de campanhas de marketing digital. A grande vantagem do marketing online sobre o marketing convencional é o fato de podermos mensurar exatamente o resultado da campanha e determinar através do ROI – Return of Investment , qual foi o retorno que aquela campanha trouxe em termos de faturamento ou qualquer outro critério de conversão que seja estabelecido, como preenchimento de formulários de pedido de informações ou newsletters.

Uma campanha de marketing digital sem monitoramento, não faz o mínimo sentido, já que sem ele não podemos mensurar seus resultados e avaliar sua eficácia.

Google Analytics no E-Commerce

Para o comércio eletrônico, o Google Analytics funciona como um verdadeiro termômetro de resultados. Através das informações que ele proporciona é possível analisar o desempenho de vendas de cada produto em uma loja virtual.

Mais do que isso, é possível saber que tipo de ação de marketing digital está proporcionando o melhor resultado e também o valor desse retorno, nos dando subsídios para decidir quais são os canais de maior potencial de conversão.

Administrar um e-commerce sem o Google Analytics e domínio das técnicas de operação da ferramenta e interpretação dos dados é como navegar em alto mar sem uma bússola ou GPS.

Como costuma dizer Avinash Kaushik, o guru do Google Analytics e  seu principal evangelista, “um site sem uma ferramenta de monitoramento de tráfego deve ser considerado um crime contra a humanidade”.

Google Analytics não é bola de cristal

O Google Analytics não aponta para você onde está o problema. Ele fornece uma série de informações com base nas quais você poderá tirar suas conclusões através da interpretação dos gráficos e tabelas gerados. É o que chamamos de Web Analytics ou Web Análise na versão abrasileirada.

Através da web análise e do domínio das ferramentas disponíveis que você poderá ter uma leitura clara de todas as informações referentes a números e comportamento dos usuários de qualquer tipo de site, seja ele de conteúdo ou comércio eletrônico.

Para auxiliar nessa função, criamos o curso de Google Analytics e Web Análise que realizamos mensalmente no formato presencial e também disponível no formato online. Nesse treinamento explicamos os principais conceitos de web analytics e apresentamos as diversas ferramentas do Google Analytics.

Agora que você já sabe o que é Google Analytics, não se esqueça de deixar este item em destaque no planejamento do seu site, blog ou loja virtual. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

4.88 avg. rating (96% score) - 8 votes