Veja os motivos para investir na presença da sua marca no Instagram

Motivos para investir na sua marca no InstagramSe você ainda não tem uma presença ativa no Instagram e foca mais em outras redes, talvez você esteja olhando para a rede social errada.

De acordo com uma pesquisa publicada em janeiro de 2015 pelo Pew Research Center, o Instagram superou o Twitter em popularidade entre os adultos dos Estados Unidos em 2014.

Segundo o relatório do Pew, cerca de 26% dos adultos online nos Estados Unidos usaram Instagram em 2014. Em 2013 o número era de 17% e em 2012, metade: 13%. Em comparação, 23% dos adultos online usaram o Twitter em 2014.

Kevin Systrom, co-fundador e CEO do Instagram contou ao site TechCrunch: “o que começou como dois amigos com um sonho tornou-se uma comunidade global.”

Uma opção para o marketing em mídias sociais

Muito embora ainda não seja tão usado aqui no Brasil como ferramenta de marketing nas mídias sociais, o fato é que os profissionais devem prestar atenção e providenciar o quanto antes uma estratégia para atuação neste canal.

Se comparado a outras ferramentas, o marketing no Instagram não é tão complicado assim, já que por se tratar basicamente de marketing de display e relacionamento. O pulo do gato, na verdade está no monitoramento do engajamento e interações.

De fato, veja abaixo os dados da pesquisa do Pew Research Center:

As estatísticas para investir em sua marca no Instagram

Os números do Instragram chamam atenção, e olhando como um todo, a ultrapassagem frente ao Twitter parece apenas consequência.

Em destaque, mais 14 estatísticas do Instagram melhores que qualquer filtro:

  • O Instagram conta hoje com 300 milhões de usuários ativos mensais
  • Os executivos Instagram miram um número: 1 bilhão de usuários ativos mensais
  • O Instagram é o 8º aplicativo móvel mais popular dos Estados Unidos
  • A projeção é que o Instagram conquiste 45,8 milhões de usuários nos EUA em 2015 e 50,6 milhões em 2016
  • Mais de 30 bilhões de fotos foram compartilhadas no Instagram desde que foi lançado em 2010
  • Uma média de 70 milhões de fotos são compartilhadas através do aplicativo a cada dia
  • O engajamento no Instagram é 15 vezes maior que o do Facebook
  • 53% dos adultos com idade entre 18 e 29 anos estão no Instagram. Este número era de 37% em 2013
  • 76% dos adolescentes americanos usam Instagram, sua rede social favorita
  • 49% de todos os usuários do Instagram usam o aplicativo diariamente
  • 94% dos usuários do Instagram estão no Facebook. O Facebook também possui Instagram
  • 58% dos usuários do Twitter também usam Instagram
  • 52% dos usuários do Instagram também usam Twitter
  • A Nike é a marca mais popular no Instagram com quase 3 vezes mais seguidores que a Adidas, segunda colocada e 4 vezes a terceira, Starbucks

“Um dos aspectos mais interessantes do Instagram é que ele não é realmente um site, e vive quase que exclusivamente dos acessos feitos por celulares”, Jeff Peters, especialista em mídia social do Halo Group, em um release à imprensa.

“Embora seja possível para praticamente qualquer marca de usar Instagram, a própria plataforma é mais atraente para as marcas e indústrias que conseguem ter um apelo visual”, acrescenta Peters.“O Instagram ajuda a criar uma ligação visual entre uma marca e um consumidor ou cliente potencial.”

A relações públicas Natasha Koifman conta ainda que praticamente qualquer marca pode capitalizar sobre Instagram, contanto que sejam “criativas e autênticas.”

“A chave é como você aproveitá-lo. Para nós, ser autêntico é a regra número um”, escreveu Koifman no blog Cision.

Em um ambiente de mídias pagas cada vez mais caras, o marketing no Instagram surge como uma opção barata para quem deseja fazer uso do máximo possível de canais dentro de uma estratégia de marketing nas mídias sociais.

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