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Por menos generalistas e mais especialistas

Por menos generalistas e mais especialistas dentro de Social Media

Por menos generalistas e mais especialidades dentro de Social Media

Menos generalistas e mais especialidades em Social Media

Há algum tempo participei da organização de um artigo sobre Job Descriptions dentro do mercado de Social Media para a IAB Brasil. O artigo foi publicado em uma primeira versão para a revista da ESPM e logo sairá a versão estendida e mais completa na própria IAB.

Nele, abordamos sobre algumas especialidades do marketing digital que surgiram dentro do mercado e tratamos de destacar algumas características e perfis que esses especialistas possuem. O assunto voltou em pauta durante o evento “O Poder do Facebook em Debate”, organizado pelo Scup.

Função atual de um profissional de mídias sociais

O ponto que gostaria de destacar aqui é que o artigo é o ponto de partida para discutir sobre a função atual de um profissional de mídias sociais.

Com toda dinamicidade e complexidade do mercado, ele não pode mais lidar sozinho com todas as etapas de um projeto (planejamento até mensuração de resultados, incluindo atendimento e execução do plano tático).

Isso torna o trabalho mais superficial e sujeito a erros do que se em cada etapa tivesse especialistas na condução.

Claro que em agências pequenas, onde muitas funções acabam concentradas em poucas pessoas, essa prática acaba sendo inevitável, mas o que se tem visto são agências de médio e grande porte estruturadas dessa forma, às vezes sendo parte da área de planejamento ou isolada.

Especialização já é tendência

Felizmente, já há movimentos conscientes em direção à especialização, principalmente em agências e empresas que possuem a raiz no digital.

Perceberam que a qualidade dos trabalhos ficava limitada pela insuficiência dessa estrutura ultrapassada e passaram a adotar e treinar especialistas para cada função. Além disso, cada um acabava permeando as outras áreas dentro da agência, como mídia (social media ads) e criação (desenvolvedor e social media designer).

Entendo que essa fase generalista dentro de social media faz parte do crescimento da área, assim como foi no começo da internet nos anos 90, em que a figura do webmaster era o responsável por todo processo. Mas chegou a hora de darmos um passo pra frente e profissionalizarmos ainda mais a área, como aconteceu com a própria internet.

Devemos entender que social media não é algo isolado, e sim parte da natureza digital, já que pouquíssimas estratégias acabam fugindo desse ambiente. E que, por isso, todas as funções inerentes não podem ser desprezadas e subvalorizadas.

Por Gabriel Ishida no Ideias Scup

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