Marketing Pessoal no LinkedIn – Divulgando sua marca pessoal no LinkedIn

Marketing Pessoal no LinkedIn - Qual a importância do Personal Branding no LinkedIn e como fazer

Marketing Pessoal no LinkedIn – Personal Branding

Nos dias de hoje, ter uma estratégia de marketing pessoal no LinkedIn é fundamental para quem deseja uma boa colocação no mercado de trabalho, seja no Brasil ou qualquer outro lugar do mundo.

O LinkedIn possui atualmente mais de 380 milhões de usuários, sendo 15 milhões deles apenas no Brasil. Portanto, se você ainda não participa dessa rede, pode estar perdendo ótimas oportunidades de trabalho e negócios.

O marketing pessoal no LinkedIn não se restringe simplesmente a pessoas que estão em busca de uma boa posição no mercado de trabalho, já que quando usado de maneira profissional, pode se transformar em uma bela ferramenta de marketing pessoal para divulgação empresarial. Seja como for, como profissional qualificado ou como empresário em busca de contatos para negócios, o LinkedIn é o lugar para se estar.

Como funciona o LinkedIn

A proposta do LinkedIn é ser uma rede social voltada exclusivamente para relacionamentos profissionais. Nela você cria um perfil, não para divulgar suas atividades corriqueiras e compartilhar coisas do dia a dia, como no Facebook, por exemplo, mas para mostrar suas habilidades profissionais e desenvolver um trabalho de networking virtual.

Em função dessa característica, as ações de marketing pessoal no LinkedIn precisam ser revestidas de certas formalidades que você não encontra em nenhuma outra rede. Ele tem dinâmica própria e regras de conduta que se não forem bem compreendidas, pode, ao invés de promover a sua marca pessoal, fazer um grande estrago à sua imagem.

LinkedIn não é apenas um currículo online

Uma comparação que é muitas vezes feita em artigos publicados na Internet e na mídia impressa é de que o LinkedIn seria o seu currículo virtual. Esse é um grande engano e eu vou  explicar porque.

Se o LinkedIn fosse o correspondente digital do bom e velho currículo, bastaria você digitar os seus dados nos campos de informação e estaria tudo resolvido. Você teria uma presença profissional no LinkedIn e a própria rede se encarregaria do seu marketing pessoal. Só que não é assim que a coisa funciona.

É claro que a apresentação pesa bastante na sua estratégia de marketing pessoal no LinkedIn, mas o que funciona como fator decisivo entre o sucesso e fracasso nesta rede são as suas interações, como participação objetiva em grupos, troca de mensagens com suas conexões e participação ativa na rede.

Achar que pelo simples fato de você ter criado um perfil no LinkedIn resolve o seu problema de marketing pessoal nesta rede é simplesmente ingenuidade.

Seu marketing pessoal no LinkedIn não está funcionando?

Muita gente reclama que o marketing pessoal no LinkedIn não trás resultado e por isso a rede simplesmente não funciona para se conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho ou então captar clientes em potencial para o seu negócio.

Quando essa situação acontece, eu sempre pergunto o que a pessoa tem feito em termos de marketing pessoal no LinkedIn. Na maioria das vezes a resposta é simplesmente que criaram um perfil, mandaram um caminhão de convites padrão de conexão e nada mais. Se esse é o seu caso, posso adiantar que não vai dar certo.

Para ter sucesso em uma estratégia de Personal Branding no LinkedIn você precisa estar presente e não apenas estabelecer uma posição. Estar presente significa participar de Grupos no LinkedIn, interagir com as pessoas que compõem a sua rede e oferecer conteúdo relevante aos participantes.

Qual estratégia correta para o marketing pessoal no LinkedIn

Em primeiro lugar, planeje detalhadamente os seus passos. Toda estratégia de marketing pessoal nas redes sociais exige um planejamento prévio, uma análise dos objetivos que você deseja atingir e do ambiente em que se darão as suas diversas ações.

No caso específico do LinkedIn, um roteiro bem simplificado para isso seria:

  • Quais são os seus objetivos de marketing pessoal no LinkedIn?
  • Qual o tempo que você tem para se dedicar a isso?
  • Qual a proposta de valor que você pode oferecer no LinkedIn?
  • Qual o seu nível de conhecimento da ferramenta?

Definidos estes quatro pontos, você já pode começar a traçar a sua estratégia, elaborar o conteúdo do seu perfil e definir sua estratégia de conexões no LinkedIn. Eu reconheço que para muitas pessoas, a parte operacional é bem mais sedutora que a do planejamento, mas sem um bom planejamento prévio, os resultados simplesmente não aparecem.

Resultados a médio e longo prazo

É importante que você esteja consciente que os resultados não aparecerão da noite para o dia. Como toda estratégia de marketing nas mídias sociais, o retorno de suas ações se dará com o decorrer do tempo. As boas oportunidades de trabalho e negócios não aparecem todos os dias e relacionamentos sociais demandam tempo para amadurecer, portanto, não desanime se as coisas não começarem a acontecer imediatamente.

Também é importante que você construa sua rede de conexões no LinkedIn com critério e qualidade. De nada adianta você entulhar de gente sua rede de contatos se essas pessoas não estão alinhadas com os seus objetivos no LinkedIn.

Da mesma forma que ao criar uma estratégia de marketing pessoal no Facebook você não deve ter o número de fãs como meta da sua página e sim as interações, tráfego que ela gera e conversões, no LinkedIn a quantidade de conexões não deve ser seu objetivo principal.

O LinkedIn pode se transformar em uma ferramenta sensacional para divulgação da sua marca pessoal, mas suas ações precisam ser precedidas de planejamento e depois de implementadas precisaram de um acompanhamento sistemático para que sua estratégia de marketing pessoal no LinkedIn tenha sucesso.

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