Marketing B2B no LinkedIn

Pensar em uma estratégia de marketing B2B no LinkedIn é não apenas uma boa ideia, mas também um passo fundamental para quem pretende criar uma estratégia de marketing em mídias sociais neste segmento.

Essa rede, que ainda é vista por muita gente como apenas um repositório de currículos(?) é na verdade um dos ambientes mais propícios para o marketing de empresas que atuam no segmento Business to Business, e não pode ficar de fora de uma campanha neste segmento.

É um erro considerar que o marketing em mídias sociais deve ficar restrito às redes mais populares, como o Facebook e Twitter. Na verdade, o marketing B2B no LinkedIn, em alguns casos, substitui com folga uma presença empresarial no Facebook.

Talvez você esteja surpreso com esse “sacrilégio” que eu acabo de cometer, afinal de contas, segundo a “cultura corrente”, todo mundo precisa estar no Facebook! Ledo engano. O que faz uma empresa especializada em segurança e criptografia de transmissão de dados no Facebook?

O LinkedIn é o espaço ideal para o marketing B2B

Opções de marketing B2B no LinkedIn

As opções de marketing B2B no LinkedIn

A força e respeitabilidade que o LinkedIn conquistou em seus 12 anos de vida, junto aos profissionais das mais diferentes áreas, qualificou-o a ser um dos veículos de mídia mais importantes para o marketing B2B da atualidade.

Afinal de contas, é no LinkedIn que se encontram as pessoas que fazem o mercado acontecer. De estagiários a CEOs de grandes multinacionais, todos estão no LinkedIn desenvolvendo seu network e buscando novas oportunidades de negócios. É o caldo cultural perfeito para as ações de marketing B2B.

Chega a ser engraçado como algumas marcas decidem por não agregar o LinkedIn às suas ferramentas de marketing nas mídias sociais, baseadas no que chamamos das métricas da vaidade, ou seja, o número de participantes ou sua teórica influência.

O fato é que o LinkedIn no Brasil, segundo dados do site Social Bakers, um dos mais respeitáveis em termos de estatísticas sobre redes sociais no mundo inteiro, mostra que existem mais de 22 milhões de brasileiros participando desta rede.

Um número peque em relação ao Facebook, eu concordo. Só que existe uma diferença muito grande. Estes 24 milhões de usuários do LinkedIn, são, em um grau menor ou maior, influenciadores e formadores de opinião, e decidem sobre quais produtos e serviços serão usados pelas em presas em que trabalham. Got You!

As opções de marketing B2B no LinkedIn

O próprio LinkedIn já percebeu há muito tempo que seu ambiente é o ideal para o marketing business to business, tanto é que passou a orientar muitas de suas ferramentas neste sentido. A criação das Company Pages e mais recentemente, as Show Case Pages, foram sinais que a “redes azul de trabalho” estava mirando no segmento B2B.

Através da Company Page, você pode adotar uma estratégia de marketing de relacionamento para apresentar a cultura e expetises da empresa, desenvolver pontos de contato com possíveis clientes, além é claro da geração de Leads. Em suma, a mesma estratégia que você criaria para uma Fan Page no Facebook, pode ser adotada no LinkedIn.

Além das Company Pages você pode lançar mão também das Showcase Pages, que funcionam como páginas específicas para divisões da sua empresa, onde você pode apresentar de forma mais detalhada produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Marketing B2b com LinkedIn Ads

Além das opções de marketing de relacionamento que podem ser desenvolvidas em sua Company Page, outra ferramenta de grande potencial para marketing B2B no Linkedin, são seus anúncios patrocinados os LinkedIn Ads, anúncios pagos que são veiculados na plataforma da rede.

Os LinkedIn Ads aparecem em diversas situações na plataforma, como nas páginas de perfil, na página principal, na caixa de entrada de mensagens, resultados de pesquisa e nas páginas de Grupos.

A grande vantagem dos LinkedIn Ads é seu alto poder de segmentação, o que nos garante a possibilidade de fazer com que eles sejam exibidos somente para os participantes da rede que realmente se encaixam na Persona de Marketing desenhada em sua estratégia.

É importante notas que muito embora estes anúncios sejam de alguma forma parecidos com os publicados no Google AdWords, seu ambiente de exibição é completamente diferente. No caso do Google, trabalhamos no segmento do marketing de busca e no LinkedIn como marketing de display. São estratégias completamente diferentes, mas complementares.

   Leia mais a respeito no artigo Marketing Empresarial no LinkedIn

Mantenha-se atualizado sobre o marketing B2B no LinkedIn e outras questões relativas ao marketing nas mídias sociais, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Marketing B2B no LinkedIn
5 (100%) 6 votos