Freelancer em marketing digital como opção profissional

A opção de se tornar um profissional freelancer de marketing digital é um caminho cada vez mais adotado tanto por quem está chegando agora ao mercado quanto de profissionais já estabelecidos.

Quer saber porque isso acontece? Simples. Com a evolução da tecnologia, e ferramentas de gerenciamento de campanhas de marketing digital, é possível para uma única pessoa, conduzir pequenas e médias projetos, sem ficar a dever nada para agências já estabelecidas.

Minha análise não para aqui. Existe um outro motivo bem maior para apostarmos no mercado para freelancer de marketing digital.

Marketing digital para pequenas empresas

Freelancer de marketing digital como opção profissional

Freelancer em marketing digital como opção profissional

Os pequenos e médios empresários não costumam ser o público-alvo preferencial das agências, pois como a maioria delas cobra seus serviços usando o critério de Consumo de Mídia, ou seja, um percentual do valor investido, um cliente com um orçamento mais modesto não é atraente.

Faz sentido do ponto de vista econômico, já que o tempo empregado para gerenciar grandes contas, é praticamente o mesmo que consumimos para gerenciar contas de budget menor. Isso faz com que o marketing digital para pequenas empresas fique no desamparo.

É ai que o freelancer de marketing digital entra! Para cobrir este vácuo criado pelo mercado. Tanto para quem está começando agora, quanto para quem deseja abandonar a carteira assinada e criar seu próprio negócio trabalhando como freela, a pequena e média empresa deve ser seu alvo prioritário. É lá que está o dinheiro!

Desenvolvendo o trabalho de freelancer em marketing digital

Uma das grandes vantagens competitivas para os profissionais freelancer em marketing digital é que por trabalharem em uma escala menor que as grandes agências, podem ter estruturas de trabalho e suporte bem menos onerosas.

Para o trabalho freelancer não é necessário ter um ponto comercial para atendimento de clientes. Em uma época onde tempo é dinheiro, ir à empresa do seu cliente é para ele muito melhor que ele ter que se deslocar ao seu escritório. Acabamos de criar nosso segundo diferencial!

Se você optar pelo trabalho em home office estará matando dois coelhos com uma cajadada só, pois conseguirá fazer um drástico corte nos custos fixos e ao mesmo tempo acrescentará um tratamento personalizado mais conveniente para a agenda do seu cliente.

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A questão da remuneração é outro fator de motivação para uma carreira de freelancer de marketing digital. Ouço constantemente em bate papos entre profissionais freelancers que eles conseguem uma remuneração bem maior do que outros conhecidos deles que atuam na mesma área, só que como colaboradores de uma agência.

Como preparar o caminho

O primeiro passo para se lançar como profissional de marketing digital freelancer é buscar capacitação técnica. O mercado está cada vez mais competitivo e não há mais espaço para amadorismo e improviso. Para se destacar como consultor de marketing digital, você precisa realmente dominar a área em que irá oferecer seus serviços.

Meu conselho é que você escolha uma determinada área para se especializar, como marketing de busca, mídias sociais ou desenvolvimento de conteúdo. Nos dias de hoje não temos tempo hábil para nos mantermos super atualizados em todas as dimensões do marketing digital. Ao invés de ser o Coringa da orquestra, busque ser um Mestre de um determinado instrumento.

Você pode argumentar que seguindo por este caminho você não poderá oferecer um serviço completo, mas a resposta é bem simples. Terceirize as áreas que você não puder oferecer ao seu cliente. Fazendo isso, você poderá juntar os melhores de cada área para compor uma campanha completa.

Algumas áreas que oferecem ótimas oportunidades

  • Marketing de busca, em especial SEO
  • Gerenciamento de mídias sociais
  • Produção de conteúdo

Outra providência que é muitas vezes negligenciada é a criação de uma diretriz financeira para o negócio, ou seja, determinar o quanto você irá cobrar pelo seu trabalho, pois isso vai influenciar a capacidade de clientes que você poderá atender.

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Divulgação dos seus serviços

Traçadas todas as diretrizes de atuação é hora de pensar na divulgação dos seus serviços. O primeiro passo é prospectar clientes entre seus antigos parceiros comerciais. Muitas pessoas estão insatisfeitas com o resultado de suas ações de marketing, e podem ser um bom caminho para iniciar seu projeto.

Outra estratégia que vale a pena ser trabalhada é a divulgação do seu serviço através do LinkedIn. Quando alguém precisa de um freelancer de marketing digital vai ao LinkedIn e não ao Facebook. Participe intensamente de grupos de discussão e outras formas de exposição pessoal e mostre suas expertises. O marketing pessoal no LinkedIn é muito importante nessa hora.

Outra opção é se inscrever em sites de contratação de freelancers, como o Nearjob, e acompanhar os projetos que são cadastrados. Com um acompanhamento detalhado e seletivo, você poderá identificar ótimas oportunidades de trabalho.

Faça seu marketing pessoal

Outra dica para quem deseja se tornar um freelancer de marketing digital é criar um blog pessoal para apresentação de ideias e trabalhos realizados. O blog pessoal é um canal incrível para que seus clientes em potencial conheçam um pouco mais sobre você e seu trabalho.

Por último, mas nem por isso menos importante, crie uma estratégia de divulgação do seu trabalho em mídias sociais como Facebook e Twitter, além é claro, do LinkedIn. Apesar de não serem as melhores ferramentas para esse tipo de trabalho, existe sempre a possibilidade de se conseguir uma exposição a mais.

Como você pode ver, se lançar como freelancer de marketing digital não é tão difícil assim, só exige comprometimento e profissionalismo. Mantenha-se atualizado sobre estes e outros assuntos na área de carreira em marketing digital, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

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