A formação de gerente de mídia sociais – Qual o caminho

A formação de gerente de mídia sociais. Quais são os melhores caminhos e quais as competências de um gerente de redes sociais

A formação de gerente de mídia sociais – Qual o caminho

Com o crescimento das mídias sociais no Brasil, a busca pela formação de gerente de mídias sociais é cada vez maior, mas infelizmente está cada vez mais difícil encontrar profissionais prontos.

As diversas ofertas de vagas que recebemos quase que diariamente na Academia do Marketing são uma comprovação da valorização da carreira, mas o que realmente faz de um profissional de marketing online um verdadeiro gerente de mídias sociais e quais são as habilidades que as empresas buscam em um gestor de mídias sociais?

Quem é o Gerente de Mídias Sociais

O Gerente de Mídias Sociais é o profissional encarregado de organizar as diversas ações de marketing e relacionamento associadas às redes sociais e suas diversas mídias. É a pessoa encarregada de fazer as compensações e interações que ocorrem através das mídias sociais que podem envolver tanto os eventos de divulgação quanto às questões de relacionamento entre a empresa e seus clientes. O gerente de mídias sociais funciona como um agente de marketing e ao mesmo tempo como um ouvidor da empresa.

Bastam poucas linhas para mostrar que essa não é uma função das mais fáceis, o que sempre fazemos questão de frisar em nossos cursos, e justamente por isso, um profissional com formação de gerente de mídias sociais deve ser uma pessoal multitarefa e multidisciplinar. Por isso, se você está buscando uma formação para esse tipo de função, vamos dar algumas dicas sobre a formação de um gestor de mídias sociais e as habilidades que as empresas buscam neste tipo de profissional.

Planeje sua carreira como gerente de mídias sociais

A primeira coisa a ser compreendida por que busca por uma formação de gerente de mídias sociais é que não existem atalhos nesta área. Não se prepara um gerente de redes sociais e um mês. É um trabalho que demanda tempo como o de se tornar um analista de mídias sociais. O profissional encarregado do planejamento e administração das diversas ações em mídias sociais nasce da capacitação nas diversas áreas do marketing digital, da prática e experiência conquistada no dia a dia do mercado.

Por isso, busque o máximo de capacitação nessa área através de cursos, seminários e palestras. Em primeiro lugar, desenvolva suas aptidões no que diz respeito ao marketing de busca, pois mídias sociais são intimamente relacionadas aos resultados de SEO, e uma das tendências do marketing digital em 2014 é que as menções em redes sociais se tornem ainda mais importantes neste processo.

Um outro ponto essencial na formação de um gerente de mídias sociais é a web análise. Ferramentas como o Google Analytics e conhecimentos profundos sobre as técnicas de web analytics são essenciais para a compreensão das ações de marketing nas mídias sociais, e portanto, são técnicas que o gerente de mídias sociais precisa dominar.

Tenha uma presença digital de destaque

Ter uma presença digital marcante é essencial para qualquer profissional que pretende exercer uma função de gerenciamento na área de mídias sociais. Tenha um blog impecável, um Twitter ativo e relevante (um Klout alto, ajuda) uma página de Facebook criativa e inovadora e um perfil no LinkedIn bem estruturado. Uma carreira em marketing digital de sucesso muitas vezes começa no networking que você faz.

A empresa que procura um bom gerente de mídias sociais vai querer saber de imediato se ele sabe cuidar do marketing pessoal antes de entregar as contas de seus clientes. Se você quer produzir o show, faça o seu próprio show primeiro.

Conheça as ferramentas disponíveis

Em termos de mídias sociais, cada dia é uma nova descoberta. Mantenha-se em sintonia com o que há de mais atual em termos de ferramentas online e softwares referentes ao monitoramento e análise de dados. É necessário conhecer os recursos das diversas ferramentas ligadas a área de gestão de mídias sociais para que você possa otimizar o seu tempo de ter produtividade em suas ações.

Por que ter uma equipe gigantesca se você pode atingir o mesmo nível de produtividade com uma equipe reduzida, mas bem organizada? Em nosso curso de marketing nas mídias sociais sempre chamamos atenção sobre a capacidade de se fazer um bom gerenciamento de mídias sociais dentro de um cenário com um orçamento limitado.

Um gerente de mídias sociais deve ser um heavy user das redes sociais

Seja um heavy user das principais mídias

Mídias sociais não é algo que se aprenda somente na teoria. Um gestor de mídias sociais necessariamente precisa ter uma experiência pessoal nos principais canais. Por isso, é imprescindível que você seja um heavy user das principais ferramentas como Facebook e Twitter, para que você tenha uma verdadeira noção de como a coisa funciona e do universo de opções que existem em cada uma delas.

A prática em mídias sociais não só lhe obriga a se manter atualizado com as ferramentas e seus recursos como também é um campo aberto para pesquisa e observação. Lembre-se que a rotina de um gerente de mídias sociais vai lhe exigir dedicação integral. Além do mais, essa prática vai lhe ajudar em seu próprio marketing pessoal.

Mantenha-se atualizado ou morra

Um profissional de mídias sociais precisa estar em constante atualização para não ser atropelado pelas novidades que surgem de maneira cada vez mais rápida na Internet. A atualização constante é uma das estratégias para se destacar neste mercado. Por isso, tente estar sempre em sintonia com o que acontece aqui e lá fora em termos de técnicas e abordagens. A formação de gerente de mídias sociais é um trabalho contínuo, o que torna essa opção de carreira fascinante.

Leia muito, principalmente os relatórios publicados periodicamente por grandes consultorias lá fora. Participe do maior número possível de web seminários, muitos deles são inclusive gratuitos. Conhecer o pensamento e as experiências dos profissionais de destaque é meio caminho para evitar erros e construir estratégias de mídias sociais mais eficientes.

Seja simplesmente humano

Ser um profissional de mídias sociais é uma atividade que exige estar “online” 24 horas por dia, mas nunca esqueça que você e as pessoas com as quais deve interagir, são simplesmente seres humanos com qualidades, defeitos, curiosidades, paixões e carências. Simplesmente isso, gente como outras quaisquer. Nunca se afaste do lado humano da estratégia, caso contrário você estará gerenciando campanhas para bits e não para neurônios. Mesmo no ambiente online, as pessoas ainda querem carinho e atenção, por isso trate seus contatos e clientes como pessoas e não somente como acessos.

A formação de um gerente de mídias sociais não acontece de uma hora para outra, portanto, é melhor se planejar.

5.00 avg. rating (90% score) - 1 vote