Estudo mostra os horários em que os usuários mais acessam as redes sociais

Estudo mostra os horários em que os usuários mais acessam as redes sociaisO Scup, provedor especialista em monitoramento, atendimento, gestão e análise de mídias sociais, divulgou a quinta edição do estudo “Horários Nobres das Redes Sociais“.

A pesquisa mostra que o comportamento dos usuários das redes sociais está mudando e revelou os períodos de acesso e a relevância das plataformas.

A análise foi feita em mais de 170 milhões de posts publicados no Facebook, Twitter e Instagram no Brasil no ano passado. Os resultados afirmam que os picos de interação estão migrando para os dias de semana, o contrário do que acontecia nos anos anteriores.

Soraia Lima, CMO do Scup, diz que os dados deixam a mudança clara: “Antes, as pessoas acessavam mais quando estavam em suas casas, aos finais de semana, via desktop. Agora, com as conexões de dados e os smartphones, elas acessam no dia a dia, no caminho do trabalho para casa e vice-versa. Essa é uma transição importante e as marcas precisam estar atentas a ela”.

Os dias de maior acesso por mídia

Os dias mais importantes para o Facebook, por exemplo, são as terças e quintas, respondendo por cerca de 16% do volume de menções cada um. Anteriormente, quinta e sexta eram os dias mais relevantes. O horário de pico, no entanto, é das 11h às 12h das quartas-feiras, quando são publicados cerca de 800 mil posts.

No Twitter, os fins de semana também tiveram números reduzidos, com exceção das tardes de domingo, quando acontecem jogos de futebol. Os posts aumentam por volta das 23h, assim como nas quartas. O pico de acesso do microblog acontece às terças, entre 23h e 0h, e nas quartas, entre as 21h e 22h. A maior interação na rede social dos 140 caracteres é durante a noite, à partir das 17h.

Os picos de acesso do Instagram são às sextas, entre as 19h e 20h, quando, provavelmente, os usuários estão em happy hours e baladas. Depois deste horário, no mesmo dia, as outras redes sociais são menos utilizadas. O dia mais movimentado é o sábado, porém nas quartas, quintas e sextas o número de postagens vem aumentando.

O Instagram também foi a rede social que mais cresceu no quesito número de publicações, atingindo uma alta de 235%, sendo 5,4 milhões de posts a mais em relação aos 1,6 milhões do ano anterior. O Facebook e o Twitter também tiveram um aumento considerável de 144% e 59% respectivamente.

Timming como parte da estratégia de social media

“O estudo é um panorama geral dos três canais analisados, mas cada tipo de público tem um comportamento diferente nas redes sociais. Por isso, é importante identificar, conhecer e analisar a sua audiência específica na hora de criar e aplicar seu plano de marketing de conteúdo”, comenta Lima.

A pesquisa foi composta por 50,7% de menções no Facebook, 46,1% no Twitter e 3,2% no Instagram e mostra um grande aumento de publicações em 2014, além da tendência do crescimento destes números. Todos os 170 milhões de posts de 2014 representam 97% de menções a mais do que no ano anterior, quando foram monitorados mais de 86 milhões.

Lima diz que o aumento no número de postagens mostra que os feeds estão cada vez mais cheios, o que torna difícil prender a atenção dos usuários. “Isso se torna ainda mais complicado quando o conteúdo não é de um amigo na rede social e sim de uma marca. Mapear os dias e horários de destaque é essencial para conseguir entender e conhecer o comportamento dos usuários nesses canais e, assim, pensar em estratégias mais eficazes de relacionamento”, finaliza.

Fonte: Canaltech

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