Especialização em marketing digital requer dedicação

É cada vez maior o número de profissionais que buscam por especialização em marketing digital em função das oportunidades de trabalho e crescimento profissional que esta carreira oferece atualmente.

A carreira em si é desafiadora e fascinante e com um mercado ávido por profissionais qualificados, esta tem sido a opção de um número cada vez maior de estudantes e profissionais que buscam por um novo posicionamento no mercado de trabalho.

A especialização em marketing digital começa pela base do conhecimento que é uma boa faculdade de marketing e propaganda que dá a base do conhecimento que será aplicado nas diversas áreas do marketing online.

Não existe nenhuma diferença estrutural entre o marketing convencional e o marketing digital. A diferença está apenas na plataforma onde os conceitos são aplicados.

O importante para quem deseja seguir carreira em marketing digital é contar com uma base de conhecimento sólida, pois é isso que dá ao profissional de marketing digital uma visão ampla e abrangente capaz de unir teoria e tecnologia nas mais diversas plataformas do mundo online.

Podemos dividir o processo de especialização em marketing digital em três etapas:

  • Formação básica em marketing ou comunicação;
  • Especialização em marketing digital através de cursos de extensão;
  • Prática e aquisição de experiência no setor.

Criada a base vem a especialização em marketing online

Preparada a base profissional, ou ao mesmo tempo em que ela ocorre, é hora então de procurar pela especialização. No Brasil como também na maioria dos outros países, as faculdades não possuem uma formação específica em marketing digital e portanto a especialização nesta área se dá através de cursos complementares.

Fazer uma pós-graduação em marketing digital é uma das opções. Diversas faculdades brasileiras oferecem cursos de pós graduação em marketing digital como forma de complementação da formação básica. Neles os alunos começam a ter contato com os conceitos envolvidos na área e a metodologia envolvida no planejamento das diversas ações digitais. É um investimento alto na carreira, mas certamente cria um diferencial na hora de disputar uma vaga no mercado de trabalho.

O importante nesse caso é verificar o grau de atualização do conteúdo da pós, pois no marketing digital as coisas mudar de forma muito rápida e nem sempre as faculdades têm a agilidade necessária para manter a grade atualizada com o que há de mais recente nas diversas áreas.

Cursos de especialização em marketing digital

Especialização em marketing digital

Cresce o número de profissionais que buscam por especialização em marketing digital

Outra opção cada vez mais adotada em função do tempo envolvido e do investimento é a realização de cursos livres como os oferecidos pela Academia do Marketing que visam dar uma visão técnica e pratica das diversas áreas envolvidas no marketing online.

Através de cursos de curta duração o profissional vai construindo as bases para uma carreira sólida em marketing digital e dirigindo sua formação para as áreas de sua preferência.

Em nosso caso, optamos por fornecer uma formação modular, ou seja, o curso de formação em marketing digital é oferecido em diversos módulos de forma que o aluno vai montando sua especialização gradativamente, tendo tempo para praticar o que foi aprendido e aprofundar seu conhecimento em cada assunto abordado. Dessa forma, você cria seu próprio ritmo de estudo, moldando sua formação de acordo com a sua necessidade.

Em nossa grade de formação em marketing digital propomos a seguinte sequência de cursos:

Introdução ao Marketing Digital – É necessário ter uma visão ampla e estratégica do conjunto de ferramentas disponíveis atualmente no marketing digital para que se possa planejar ações que se comuniquem intimamente criando uma sinergia capaz de potencializar cada ação individualmente.

Web Análise e Google Analytics – Monitorar campanhas online e avaliar seus resultados é uma das tarefas principais de um profissional de marketing digital, por isso, ter profundos conhecimentos de métricas e ferramentas de monitoramento de tráfego como Google Analytics é essencial em qualquer formação.

SEM – Search Engine Marketing – O SEM é a especialização do marketing digital que abrange as técnicas de SEO – Search Engine Optimization e também links patrocinados, como Google AdWords. Por serem estratégias de altíssima conversão, conhecer suas técnicas e ferramentas é essencial.

Email Marketing – Embora seja uma das ferramentas mais antigas do marketing digital é ainda uma das mais eficientes. A especialização em marketing digital passa obrigatoriamente pelo conhecimento de suas técnicas e aplicações.

Mídias Sociais – Com o crescimento das redes sociais digitais essa é a área que vem apresentando o maior crescimento nos últimos tempos e demanda cada vez mais profissionais capacitados para implementação de ações que realmente agreguem valor ao relacionamento empresa/cliente.

Inbound Marketing – Essa é a mais nova tendência do marketing digital e uma das grandes apostas do marcado. O Inbound Marketing consiste em uma série de estratégias ligadas a produção e distribuição de conteúdo com o objetivo de gerar lEads e criar uma reputação para a marca, colocando-a como uma referência em seu setor.

Mobile Marketing – Com o crescimento no número de usuários de dispositivos móveis, esta é uma área que promete muito em termos de oportunidades e por isso é importante também ter uma boa formação nesta área.

Não existem atalhos nesta formação. É a construção gradativa de uma base de conhecimento que leva a uma formação sólida e reconhecida pelo mercado.

Não se forma um gerente de marketing digital da noite para o dia. A especialização em marketing digital, como em qualquer outra carreira é gradativa e une os conhecimentos teóricos, prática, experiência e atualização constante.

Da teoria a prática do marketing digital

Os melhores salários em marketing digital estão disponíveis para que apresenta uma boa experiência na área. Por isso é essencial que você pratique muito para ter acesso a esses níveis de remuneração.

O primeiro lugar onde você pode colocar em prática seus conhecimentos é em seu próprio site ou blog. Além de funcionar como uma bela ferramenta de marketing pessoal, ter um site pessoal oferece a você a a chance de viver na prática a experiência de divulgação de uma marca, nesse caso, a sua própria.

A formação do especialista alia conhecimentos teoricos e praticos para a construção de uma carreira de sucesso

A formação do especialista em marketing digital alia conhecimentos teóricos e práticos

O outro passo é começar a trabalhar no setor o quanto antes para poder pegar a vivência do dia a dia do marketing digital em uma agência ou portal. Um dos pilares da especialização em marketing digital está justamente na experiência, requisito básico para qualquer boa colocação. no mercado.

Se você resolver partir para uma carreira solo, e se transformar em um consultor de marketing digital independente, o universo de oportunidades é muito amplo. Uma das vantagens dessa opção é a independência que você conquista, pois pode montar o seu negócio até mesmo em casa, o que vem se transformando em uma tendência.

   Não deixe de ler o artigo Marketing Digital em Home Office

   Não deixe de ler o artigo Quanto Cobrar pelo trabalho em Marketing Digital

   Não deixe de ler o artigo Quanto Cobrar pelo trabalho em Mídias Sociais

   Não deixe de ler o artigo Como Montar Uma Agência de Mídias Sociais

Como você pode ver, o caminho para especialização em marketing digital exige dedicação e muito trabalho, mas a recompensa pelo trabalho em uma área dinâmica e a segurança de boas oportunidades de trabalho compensam esse esforço.

Mantenha-se atualizado(a) sobre especialização em marketing digital e outros assuntos referentes à carreira, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

5.00 avg. rating (90% score) - 1 vote