Veja os erros mais comuns em Facebook Ads

Os erros mais comuns em Facebook Ads

Os erros mais comuns em Facebook Ads

O site Socialbakers, referência na análise de dados sobre mídias sociais como Facebook e outras, fez uma compilação dos erros comuns que as marcas cometem quando decide utilizar os anúncios do Facebook, conhecidos como Facebook Ads para promover sua empresa. Segundo o site, até mesmo profissionais da social media ainda cometem erros na hora de comprar os Ads e estruturar campanhas para eles.

Em nosso Curso de Facebook Ads sempre destacamos que o sucesso de um anúncio no Facebook é composto por diversos pequenos detalhes que se não forem observados, um a um, podem acabar gerando erros que simplesmente estragando todo o conjunto. Veja abaixo alguns dos erros mais comuns em Facebook Ads encontrados pela equipe do Socialbakers e fique atento na sua próxima campanha.

Segmentação

A segmentação é um dos grandes segredos dos Facebook Ads e por isso merece uma atenção especial da nossa parte. Tenha um cuidado especial com os seguintes íntens:

Não tente alcançar todo mundo – Quando você começa a especificar os critérios para promover sua campanha, o Facebook diz quantas pessoas você irá alcançar. Certifique-se de evitar alvos muito amplos ou limitados demais, sempre considere o seu orçamento e o número de pessoas que você realmente gostaria de alcançar.

Mercados diferentes – Se você quer promover uma mesma campanha para diferentes países, comece a pensar em campanhas multisegmentadas. Lembre-se que cada país tem uma cultura, idioma e costumes.

Achar que sua audiência compartilha seus interesses – Ok, você está com a campanha pronta e está louco para promovê-la no “Face” pensando que todo mundo ama sua marca. Cuidado, nem sempre seus consumidores compartilham seus interesses. Pesquisas de mercado podem ajudar a entender melhor sua audiência e o que ela realmente quer. Além disso, que tal direcionar ads para um público que potencialmente pode comprar seu produto? Experimente.

Base de dados não segmentada – Uma boa campanha só faz sucesso se for bem segmentada, certo? Por isso, nem pense em incluir contatos de uma lista enorme de e-mails sem nenhum critério de segmentação, pois simplesmente não funciona.

Idade – Segmente seu target pela faixa etária. O consumidor de 16 anos, por exemplo, não quer receber algo direcionado para alguém com 30 anos. São linguagens diferentes.

Orçamento

Orçamento muito baixo – Ok, essa é a parte difícil e nem sempre o cliente está disposto a gastar dinheiro com os Facebook Ads, mas economizar nem sempre vale a pena, especialmente quando você quer alcançar uma grande audiência. Utilize um grande orçamento para promover uma campanha segmentada por algumas horas ou alguns dias, até alcançar seu objetivo.

Duração da campanha – Segundo o SocialBakers, é recomendável que você aplique um grande budget numa campanha de período curto, e não aposte em algo grande, que dure vários dias. Tente algo menor, com budget alto e monitore a performance. Lembre-se: você pode pausar ou parar sua campanha se algo não der certo. Não perca dinheiro, nem tempo.

A criatividade do Anúncio

Usar seu logo – Ok, sua campanha está no forno e você quer ilustrá-la. Daí você tem a ideia “genial” de utilizar o logotipo de sua empresa. Entretanto, ninguém além de seus funcionários e você conhece tão bem a tal imagem. Pois é, repense a imagem que irá ilustrar seu Ad, ela precisa ser chamativa.

Imagem que atrapalha seu anúncio – Uma imagem que sobrecarregue seu ad pode acabar com sua campanha. Lembre-se que o tamanho (100 x 72 pixels) é pequeno e algo grande pode tornar a campanha ilegível, além de irritar o internauta.

Não impressionar o público – Lembre-se, sua audiência terá apenas alguns segundos para observar seu ad, além disso, nem sempre é garantido que o anúncio se converterá num like. Você precisa fisgar o público de primeira.

Não seguir as normas de uso de imagem –  Pense neste exemplo: seu cliente decide colocar a foto de conteúdo lascivo para chamar atenção para sua empresa. O problema é que ele vende pendrives ou algo do tipo. Péssima ideia, certo? E se ele quiser colocar a imagem de uma celebridade qualquer com o único sentido de ganhar o like de seus possíveis clientes. Nada disso será válido para o sucesso de sua campanha ou do negócio de seu cliente.

Enganar o público – Chamadas chamativas para o Ad de seu cliente pode chamar a atenção do internauta para clicar no Anúncio, mas também fere a política para anunciantes do Facebook. Não engane seu público, além de perder pontos com ele, também poderá sofrer punições do próprio Facebook.

 

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