Saiba qual a diferença entre Métrica e KPI

Saiba qual a diferença entre Métrica e KPI

Qual a diferença entre Métrica e KPI?

Você sabe qual a diferença entre métrica e KPI? Quando trabalhamos com marketing digital, é sempre necessário ter referências para a avaliação de nossas ações e para isso são necessários indicadores matemáticos e estatísticos que consigam explicar numericamente o resultado de uma determinada ação.

Esse trabalho de avaliação de desempenho e resultados é feito através da interpretação das Métricas e KPI – Key Performance Indicators apurados em nossas ações digitais.

Quando trabalhamos com o comércio eletrônico, por exemplo, saber qual a diferença entre Métrica e KPI é fundamental, pois como os dois indicadores estão intimamente ligados, é preciso entender a estrutura de cada um para que não façamos uma avaliação errada de um determinado procedimento na loja virtual ou em campanhas de marketing voltadas para a loja.

A diferença básica entre métrica e KPI

No marketing digital chamamos de Métrica o indicador que mostra um determinado comportamento do usuário em nosso site. Uma métrica é a forma bruta de um indicador, e geralmente não está associada a nenhuma Meta de Conversão.

Vejamos alguns exemplos de Métricas comuns do marketing digital:

  • Visitas do Site
  • Visitantes Únicos
  • Taxa de Rejeição

O KPI é um indicador criado a partir das métricas que tenta explicar matematicamente o atingimento de um determinado objetivo traçado para o visitante no site. Por isso, os KPIs estão sempre associados a uma determinada Meta de Conversão.

Exemplos de KPIs clássicos usados no marketing digital e no e-commerce:

  • Taxa de Conversão de Vendas
  • Tempo de Permanência no Site
  • Número de Assinaturas de Boletins Informativos

Enquanto as Métricas refletem o comportamento dos visitantes no site, os KPIs refletem o desempenho do negócio em si. Métricas são informações e KPIs são resultados. As métricas costumam ser indicadores nativos de sistemas de monitoramento como o Google Analytics, enquanto os KPIs são indicadores definidos pelos gestores do site para analisar o desempenho do negócio como um todo.

Quando estamos elaborando um plano de marketing digital, um dos principais itens a serem definidos na etapa de monitoramento são justamente as métricas e KPIs que serão usados na campanha. São eles que irão nos ajudar a avaliar o resultado de cada ação, assim como o resultado final da campanha.

A importância do conceito de métrica e KPI no gerenciamento de campanhas de marketing digital

Importância do conceito de métrica e KPI no gerenciamento de campanhas de marketing digital

A importância da compreensão da estrutura das Métricas e KPIs

É comum escutar as pessoas se referindo a determinadas métricas no Google Analytics como sendo KPIs e vice-versa. Pode até ser um erro de expressão, mas se isso se estender à análise, ai sim a coisa fica complicada. É importante saber qual a diferença entre métrica e KPI  justamente para ter uma visão do que está acontecendo tanto no site como no negócio em si. Essa questão tecnica é tão importante que em nosso curso de marketing digital, dedicamos uma módulo inteiro à discussão das métricas e KPIs, para que o conceito fique bem claro.

Quando em meu artigo sobre Indicadores de Desempenho no E-commerce, me refiro a KPIs, você pode notar que estou falando de objetivos a serem atingidos pelo site de comércio eletrônico. Repare que para cada KPI analisado ou sugerido, sempre existe uma meta de conversão associada a ele.

Entender a estrutura tanto das métricas quanto dos KPIs é essencial para a análise de resultados, pois a má interpretação desses indicadores pode levar a conclusões erradas e com isso ao comprometimento de toda a operação.

Independentemente da área em que realizamos ações de marketing digital, como comércio eletrônico, sites institucionais, blogs e mídias sociais, entender a diferença entre métrica e KPI é fundamental para o processo de web análise e gestão do projeto.

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