Dicas digitais para pequenos negócios

Dicas digitais para pequenos negóciosA Internet muitas vezes é vista como uma inimiga dos pequenos varejistas, porem não muitos sabem que as ferramentas digitais podem ser aliadas e usadas em seu benefício.

Abaixo vou citar apenas algumas de muitas dicas simples e básicas, que podem comprovadamente ajudar qualquer negócio!

Entenda, priorize e planeje suas próximas ações

Antes de fazer qualquer coisa, é extremamente importante entender sua situação atual, identificando suas prioridades e planejando suas próximas ações. Existem inúmeras ferramentas e técnicas disponíveis no mundo digital, por isso, é muito fácil de perder o foco em áreas erradas.

Investir um tempo pesquisando e entendendo o que realmente é importante para o seu negócio, tanto em médio, quanto longo prazo, ajuda a escolher com mais assertividade o caminho que você deve seguir, com melhor potencial de alcançar os melhores resultados. Planejar ajudará muito a escolher qual das seguintes dicas poderá usar em primeiro lugar.

Coloque seu negócio na lista do Google Maps

Cada dia que passa, os consumidores tendem a buscar online, antes de decidir onde fazer sua compra offline. Esta tendência apenas crescerá com o aumento dos smartphones.

Para ajudar as pessoas acharem seu negócio, quando buscam online, cadastre deu negócio no “Google Places for Business”. É totalmente gratuito, porem pode pagar para aparecer no topo da lista local.

Registre o seu negócio em todas as redes sociais e tenha-as ativas em seu celular

Se você não tem uma página no Facebook, Twitter e Google+ para o seu negócio, faça! Instale todos os “apps” de cada uma destas redes sociais em seu Smartphone.

Cada vez mais, os consumidores estão usando as redes sociais como um canal de comunicação com as empresas – Atendimento ao cliente. Com todos estes aplicativos instalados no seu telefone, você pode responder a qualquer coisa que algum cliente venha a perguntar em tempo real, além de poder compartilhar coisas que possam interessar seu consumidor.

Use os comentários que receber online em sua loja

Estudos mostram que indicações e comentários de outras pessoas, são as fontes mais confiáveis para os consumidores quando estão decidindo sobre comprar algo.

Isso é facilmente achado e acessado pela internet, mas não em sua loja física. Sugestão: Imprima alguns dos comentários e indicações que você possui, e coloque próximo aos produtos mais rentáveis, podendo ajudar nas vendas.

Coloque Wi-fi em sua loja

Ter Wi-fi em sua loja pode aumentar a satisfação de seus clientes, e possibilita muitas vezes o acesso a informação necessária para o consumidor decidir pela compra. Ajuda também a prevenir de saírem da loja, para comprar online em casa. Se você não quer deixar o Wi-fi completamente aberto ao publico, coloque uma senha e informe aos consumidores dentro de sua loja. Isso pode até virar uma oportunidade de abordagem ao cliente.

Mas lembre-se, se oferecer Wi-fi para os clientes, é muito importante que siga todas as próximas dicas também.

Mantenha seu site e redes sociais sempre atualizadas

Por mais que isso não traga um resultado imediato, em comparação aos outros itens citados acima, muitas empresas acabam criando e esquecendo sobre seu site e/ou canais sociais. Tenha certeza que, pelo menos todas as informações relevantes estão devidamente atualizadas. Verifique se seu endereço está correto, se os produtos listados existem, horário de atendimento, informações de contato, informações dos produtos, endereço, e etc.

Faça o consumidor saber de suas ações online, anuncie!

Se você possui informações relevantes e importantes no seu site ou nas redes sociais, e quer que seus clientes estejam sempre conectados com vocês e recebam ofertas online, comunique-os sobre isso!

Possuir seguidores fiéis online é extremamente poderoso, pois além de manter um canal de diálogo aberto, permite você conversar com ele a qualquer momento, mesmo depois de ter deixado a loja.

Mensure os acessos ao seu site

Se você ainda não possui um analytics em seu site, coloque! Há serviços como o do Google, que são gratuitos! Ele possibilita você identificar de onde os usuários estão vindo, o que eles estão vendo no seu site e muitas outras informações, que podem ser de grande utilidade para o seu negócio, como por exemplo, direcionar a venda a um produto que está sendo muito acessado e procurado, ou então entender sobre algum outro que não é acessado. Grande parte da estratégia de Marketing pode surgir de análises destas ferramentas.

Comece a vender online

A venda online vem aumentando a cada dia, e sem dúvida é uma grande oportunidade, principalmente para aqueles que já possuem a venda física. Muitos pensam que a loja online tira venda de loja física, mas isso não é verdade, existem vários estudos que comprovam que o e-commerce fortalece as vendas nas lojas físicas e vice e versa.

Como já citado acima, já é uma realidade para o consumidor, consultar na internet e comprar na loja, ou o inverso. Na realidade, não existe mais loja física ou loja virtual, o consumidor é multicanal! Acredito que a maioria já deve ter ouvido ultimamente o conceito de “OMNI Channel”, que é justamente esta troca e interação entre canais de venda.

Construa uma boa imagem com uma “comunidade de pessoas” que venderão para você

Se você incentivar seus clientes a interagirem com sua marca com, por exemplo, informações promocionais, dicas de uso dos produtos, conteúdo útil e etc, certamente eles podem se tornar divulgadores de sua marca.

Fonte: NextEcommerce

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