Dicas para uma carreira em marketing digital

Dicas para carreira em marketing digital

Dicas para uma carreira de sucesso em marketing digital

Aqui no blog da Academia do Marketing estamos sempre em busca de bons artigos sobre a carreira em marketing digital e essa matéria publicada por Erica Swallow originalmente no Mashable , um dos principais sites de marketing online e newsletter obrigatória para qualquer profissional da área vem bem a calhar.

Experiência

Um diploma em Comunicação Social ou em Marketing pode levar você longe, mas a maioria das empresas está procurando candidatos já com alguma experiência em Marketing, seja trabalhos anteriores, estágios ou projetos pessoais. Se você já tem alguma experiência na área, parabéns, é um grande passo para alcançar seu objetivo. Se não, estágios e projetos pessoais podem ajudar muito na hora da contratação.

Busque oportunidade, faça suas oportunidades e cresça com elas, assim, você terá o destaque necessário.

Conheça suas ferramentas e suas linguagens

Ser capaz de analisar campanhas de Marketing Digital e entender o que deu certo e o que não deu é papel crucial desse profissional. Entender métricas e técnicas de mensuração podem ser a chave para isso. A internet disponibiliza várias formas de analisar comportamento do consumidor e entender e interpretar dados são importantes para o sucesso.

Leia muito, conheça as ferramentas e suas linguagens técnicas, seja curioso, pesquise e aprenda algo novo todo dia. Conheça as mudanças do meio; a atualização dessas ferramentas e o surgimento de novas acontecem rapidamente e você não pode perder tempo.

Cuide da sua imagem e influência online

Construa sua marca pessoal, forme uma rede interessante, não banalize seus espaços online com futilidades. Você é um gerador de conteúdo, a partir do momento que se posicionou online, então, crie conteúdo de qualidade e vincule sua marca a essa qualidade.

Conhece o Klout, certo? Sabia o valor da sua presença online, pode ser um fator decisivo na hora da contratação; quem tem uma rede de seguidores mais rica e articulada com o valor de influência maior, sabe a importância de posicionamento de uma marca pessoal, da força do engajamento e de criação de relacionamentos.

Conheça tudo, se especialize em algo

Os caminhos para criar uma carreira em Marketing são vários. São diversas áreas de atuação e atividades que podem ser exercidas. A melhor forma de escolher um caminho é conhecer todos.

A experiência em uma agência digital pode ser muito enriquecedora e uma ótima opção para começar antes de buscar um foco. Quando tiver obtido uma base de conhecimento em todas as áreas do Marketing, você estará equipado para seguir por um caminho específico de sua escolha. Ter uma especialização em marketing digital possibilita ter mais foco e tempo para se dedicar a uma área e ser um componente essencial para uma empresa.

Marque presença em congressos, encontros e simpósios. Networking é vital

Vá a eventos da área, conhece pessoas, crie relacionamentos e alimente-os além do online. É importante conhecer pessoas, além de conhecer seu mercado local e saber quais são as carências e os influenciadores naquele momento.

Mantenha-se atualizado

Devido a natureza da Internet, o Marketing Digital muda com a mesma rapidez. Mantenha-se atualizado sobre as noticias e as tendências. Conhecer o comportamento do consumidor e ser sensível as suas mudanças, traçando estratégias online traz benefícios visíveis a sua empresa.

Trata-se de notar mudanças, se posicionar primeiro e mensurar seus resultados, já visando seu próximo passo. Comece a desenvolver uma atitude visionária.

Conheça as técnicas

Você não precisa codificar programas ou construir websites, mas você vai precisar trabalhar com os programadores, designers e outros especialistas que trabalham com você no marketing online. O conhecimento básico de Web, HTML, linguagens de programação como CSS, PHP ou Java vão ajudar a entender os limites e oportunidades que podem afetar as campanhas de marketing criadas.

Então, estude e tenha o mínimo de conhecimento de todas as áreas que você terá que lidar e que podem comprometer ou influenciar seu trabalho. Curiosidade pelo conhecimento é um ponto crucial e muito enriquecedor para qualquer profissional.

Currículo

No seu currículo, mostre que você consegue produzir resultados e consegue trabalhar com rapidez em qualquer ambiente, mesmo que você não tenha experiência na área digital.

Esteja no LinkedIn e tenha recomendações, muitas empresas apostam na plataforma para tomar decisões de contratação. Use palavras chaves para descrever suas experiências anteriores, não precisa ser um texto prolongado descrevendo cada passo e atitude tomada, seja direto.

Curiosidade e Paixão

Pessoas com essas características são capazes de inovar e sair da caixa, identificar tendências e pensar no futuro. Ações assim causam diferencial no seu trabalho diário, o que reflete na empresa e na equipe.

Então, não tenha medo de mostrar que ama o seu trabalho – se você ama mesmo – e que está sempre querendo enriquecer suas ações e criar novas oportunidades para ajudar a empresa.

Sabia como ficar offline e se mantenha são

Olhar para a tela do computador o dia inteiro não é saudável para seu corpo, mente e vida social. Então, saia, vá respirar ar puro e se desconecte por algum tempo. Saiba quando você precisa estar offline e seja transparente quanto a isso, trace seus próprios limites.

Essas são apenas algumas dicas para quem tem interesse em seguir carreira no Marketing Digital. Então, se for seu perfil, seja curioso e sempre busque mais dicas e orientações.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes