Criação de sinergia no Marketing Digital

Criação de sinergia no Marketing Digital

Criação de sinergia no Marketing Digital

Quando falamos sobre o processo de criação de uma sinergia no marketing digital, muitas pessoas não conseguem ter uma percepção mais ampla de suas implicações.

Esse desconhecimento faz com que muitas vezes essa importante variável de qualquer plano de marketing digital seja relegada a um segundo plano, desperdiçando assim muitos recursos e não conseguindo atingir os resultados que seriam possíveis.

A coordenação entre as ações visando a criação da sinergia no marketing digital, além de ser uma medida inteligente em termos estratégicos, traz também muita economia. Segundo a definição da Wikipédia, sinergia significa:

Efeito ativo e retroativo do trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou função. –  Wikipédia

Estabelecendo a sinergia no marketing digital

Conforme a definição, quando se tem a associação de várias ações de marketing online que contribuem para uma ação coordenada, ou seja, quando o somatório das ações é maior do que as ações consideradas individualmente, temos a sinergia no marketing digital. Organizando-se essas ações de forma que uma complemente a outra, temos um resultado onde o valor total de todas as ações é superior ao valor do conjunto dessas ações, se atuassem individualmente sem um objetivo comum.

Muitas empresas se lançam no marketing digital de forma completamente desestruturada, sem um planejamento prévio e coordenação de ações. O resultado é que os objetivos pretendidos não são alcançados e pior ainda, os custos de divulgação crescem de forma descontrolada.

Ações de marketing potencializando outras

Vejamos um exemplo desse problema. Muitas vezes os novos empresários do mundo digital se aventuram na área de links patrocinados, como Google AdWords, por exemplo, sem a devida preparação técnica das páginas de destino destes anúncios. Como a página, na maioria das vezes, não está otimizada pare aquele anúncio, o Índice de Qualidade do anúncio, um dos principais indicadores do Google para esse tipo de publicidade, se situa em um patamar extremamente baixo, prejudicando assim o posicionamento da peça e também elevando seu custo de veiculação.

Nesse caso específico, criaríamos a sinergia em marketing digital, se houvesse sido feito um trabalho de SEO – Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca conjuntamente com a aplicação de técnicas que visassem a otimização da página para aquele anúncio especificamente. Teríamos nesse caso um resultado bem melhor, tanto em termos de posicionamento do link nas páginas de respostas do Google quanto em relação ao preço de veiculação.

Esse é apenas um dos diversos exemplos que poderíamos dar. Seja no marketing de busca ou no caso de marketing em redes sociais, o planejamento e coordenação das ações é essencial para conseguirmos conquistar a sinergia nas ações de marketing que tantos benefícios pode nos trazer.

Planejando a criação de ações sinérgicas no marketing digital

Em nosso curso de marketing digital, fazemos questão de deixar claro desde o início, que de nada adianta dominar as técnicas das diversas vertentes de web marketing se não conseguimos alinhá-las em uma estratégia global de ação.

Vejamos por exemplo o caso do marketing de conteúdo com a utilização de um blog como ferramenta de apoio às vendas. Se o conteúdo não estiver alinhado com os objetivos específicos de cada campanha, e as ações complementares de divulgação em redes sociais não forem executadas, ele passa da categoria de ferramenta de marketing para a categoria de apenas mais um bloguinho solto por ai, sem contribuição alguma para a divulgação da marca.

Como você pode constatar, o processo de planejamento e coordenação das diversas ações de marketing envolvidas em uma campanha são cada vez mais, etapas cruciais para o sucesso de qualquer iniciativa nesta área. É neste planejamento que montamos as bases para a criação de uma sinergia no marketing digital capaz de potencializar as ações individuais e dessa forma elevar o ROI de cada uma individualmente.

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