Consultor de Marketing Digital

  • Consultor de Marketing Digital - Quem é este profissional e o que faz

Consultor de Marketing Digital – Quem é este profissional e o que faz

Com o crescimento das mídias digitais a figura do consultor de marketing digital é cada vez mais presente, não somente nas grandes empresas como também entre as PMEs que buscam criar uma presença na Internet.

Por se tratar de uma área relativamente recente e ainda desconhecida para a maioria dos empresários, o consultor de marketing digital se torna necessário para orientar as decisões de estruturação e investimento nesta área.

Aos poucos as empresas vão se conscientizando que marketing digital exige profissionais qualificados e que uma estratégia de marketing digital sólida, que traga resultados reais, não pode ser implementada por aquele sobrinho que “mexe com Internet”.

Qual o papel do consultor de marketing digital

Um Consultor de Marketing Digital atua de forma estratégica ajudando as empresas a estipularem um conjunto de diretrizes de ações de marketing online, e às vezes também offline, que garantam a exposição e retorno da marca nas mídias digitais.

É função do consultor de marketing digital analisar o propósito e situação da empresa para poder em seguida estruturar um plano de marketing digital que inclua a estratégia macro da empresas e o detalhamento das ações a serem implementadas nas diversas áreas do marketing digital de forma a atingir os objetivos determinados na etapa de planejamento estratégico.

Nesse planejamento são definidas como:

  • Objetivos da presença online da marca;
  • Necessidades imediatas em função da situação de mercado;
  • Identificação dos principais concorrentes com uma boa presença online;
  • Definição dos canais e meios a serem utilizados nas campanhas online;
  • Definição de sistemas, métricas e KPIs a serem monitorados.

Uma consultoria em marketing digital é um serviço de suporte às organizações e seus gestores no sentido de auxiliá-los a entender e definir quais são as melhores alternativas no mercado de publicidade online e as implicações da sua adoção. É papel do consultor de marketing online elencar as opções disponíveis, seus custos e resultados, de forma a embasar as decisões dos gestores do negócio.

  Leia também o artigo Quanto Cobrar Pelo Serviço de Marketing Digital

A formação de um consultor de marketing digital

Formação de um consultor de marketing digital

A formação de um consultor de marketing digital é um processo que não acontece da noite para o dia. Ele é um profissional que além de reunir competências e habilidades nas diversas áreas do marketing digital, também possui uma experiência no setor que o credencia a funcionar como profissional de suporte na área de negócios online.

Um consultor estratégico de marketing, na verdade vende a sua experiência e conhecimento profundo das diversas ferramentas do marketing online e suas integrações.

Uma formação em marketing digital sólida e bem estruturada é fundamental para todo profissional que se dedica a essa área. Essa formação envolve áreas como marketing de busca, redes sociais, e-mail marketing e outras áreas afins.

Com uma formação ampla e abrangente o consultor de marketing digital adquire uma visão ampla das técnicas e ferramentas disponíveis para criação de ações nas mídias online.

Quando contratar um consultor de marketing online

De maneira geral as empresas percebem a importância da contratação de um consultor de marketing em mídias digitais quando pensam na contratação de uma agência digital ou fornecedores individuais de serviços online e descobrem que não sabem o que contratar e como supervisionar a execução deste trabalho.

Esta é uma situação bem comum no mercado atual, tanto que muitos dos participantes dos nossos cursos de marketing digital na Academia do Marketing não são pessoas que pretendem fazer carreira na área, mas sim administradores que precisam se posicionar sobre o que existe no mercado para poderem se orientar na hora de efetuarem a contratação de serviços digitais.

Quem faz o que em uma consultoria de marketing digital

É preciso fazer uma distinção clara entre o trabalho de consultoria em marketing digital e a execução das tarefas elencadas na etapa de planejamento, já que muitas das vezes, o consultor não é quem irá operacionalizar as ações sugeridas, mas apenas atuar na parte de planejamento estratégico, e dependendo do contrato, supervisionar sua implementação.

O consultor não executa diretamente as ações sugeridas no planejamento estratégico digital, mas acompanha e analisa os resultados dessas ações através das métricas e KPIs adequados visando refinar estas ações ou corrigir eventuais distorções.

A execução das ações sugeridas ficará a cargo de agências digitais e outros profissionais que podem ser sugeridos pelo próprio consultor. Um bom consultor de marketing digital possui uma rede de contatos profissionais extensa e a isenção necessária para indicar as empresas e profissionais que melhor se adaptam às necessidades e orçamento da marca.

O consultor de marketing digital é um profissional chave para qualquer empresa que deseje ter uma presença sólida e de alto retorno nas mídias digitais. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Consultor de Marketing Digital
5 (100%) 46 votos
2017-06-14T09:46:11+00:00 By |Categories: Carreira em Marketing Digital, Marketing Digital|

14 Comments

  1. Davi Arbelo 7 de outubro de 2017 at 18:30

    Estou entrando no mercado do marketing digital, percebo que para ser consultor e preciso de atualização constante.

  2. Rafael 30 de junho de 2017 at 00:21

    Muito bom artigo! Bem resumido. O Marketing Digital hoje está se tornando algo muito massivo e amplo. Recomendo a todos aprenderem as técnicas para seu negócio. E consultores, saibam cobrar pelo seu serviço 😀

  3. Denis Minchiotti 21 de junho de 2017 at 10:18

    De fato existe muita oportunidade de conquistar mercado em diversos nichos, porém é preciso colocar a estratégia no papel e seguir em frente. Costumo dizer aos nossos clientes que o que se constrói na web é um patrimônio e deve ser precificado também. É um investimento de longo prazo, feito da forma correta vai trazer resultados por muito tempo.

  4. Lucas Marsola 8 de Março de 2017 at 09:16

    A consultoria de Marketing Digital tem por objetivo principal gerar visibilidade para a empresa e também o grau de interação com seus clientes. A plataforma com qual será feito não importa. Nós sabemos que elas se recriam, se transformam e acabam, ou seja, com as informações obtidas será traçado o melhor meio.

    Consequentemente isso gerará vendas.

    É preciso ser achado. Agir no seu nicho e o principal, ouvir seu cliente. Abrir canais de comunicação direta, em blogs ou sites por exemplo. A partir do momento que sua marca ou empresa está Online ela não é mais sua, o consumidor que faz sua marca ser melhor ou pior e não um banner em seu site ou uma propaganda de TV (claro que uma pessoa conhecida publicamente gera credibilidade) . O que você precisa fazer é escutar ele, se for um elogio compartilhar, se não for, não tentar omitir ou ignorar como muitas empresas fazem, e sim dar a devida atenção e agir para melhorar.
    O melhor marketing sempre foi e sempre será o boca a boca, a diferença é que o cliente faz isso Online.

  5. Bruno Cortes 20 de Fevereiro de 2017 at 00:09

    Em minha opinião todos que desejam montar um negócio online precisam estudar muito bem o seu mercado, montar um bom planejamento tanto do negócio em si como de marketing e com isso com certeza iram dar o primeiro passo para obter sucesso.

    Em meus anos de experiência como Consultor de Marketing Digital, Especialista em Vendas Online, pude perceber que muitas empresas entram para o mercado digital totalmente despreparadas, simplesmente tem uma ideia e acreditam que o simples fato de colocar um site no ar, vai lhes trazem algum resultado.

    Constantemente diversas empresas entram em contato comigo dizendo “Bruno, tenho um site, uma página no Facebook, impulsiono minhas postagens e não tenho resultados, não estou vendendo”.

    Infelizmente isso é uma grande constante, e em muitos casos o empresário acredita que é a internet que não funciona para o negócio dele, mas na verdade, FUNCIONA e muito bem, ele é que não tem uma estratégia, um método ou um plano de marketing a seguir e simplesmente, fica tentando ações aleatórias para ver o que vai dar ou não resultado.

    Gosto dos cursos oferecidos pela Academia do Marketing justamente porque eles oferecem essa visão objetiva que todo empresário precisa ter.

  6. Gilson Batista Branco 19 de Janeiro de 2017 at 21:54

    Um ótimo consultor de marketing digital. é aquele profissional que resolve os problemas dos clientes, mesmo não utilizando ferramentas estratégicas e sim agregando valor e educando seu cliente

  7. Rafael 27 de outubro de 2016 at 11:39

    Eu acredito que antes mesmo de contratar um consultor a empresa deve ter um bom planejamento estrutural, produtos e serviços bons, de nada adianta fazer um bom marketing se fazer o dever de casa e não converter os clientes.

  8. Academia do Marketing 10 de agosto de 2016 at 10:57

    Olá Lih

    Em alguns casos é o próprio consultor quem toma a frente das tarefas operacionais da campanha e em outros, o serviço é terceirizado.

    Um grande abraço

    Equipe Academia do Marketing

  9. Lih Oliveira 2 de agosto de 2016 at 13:36

    Ok e quem cria e executa essas tarefas é o que? Fiquei em duvida.

  10. Pablo 9 de julho de 2016 at 11:02

    Muitas empresas, principalmente as menores, ainda não estão preparadas para receber um consultor de marketing digital, pois não fazem o básico, e portanto não tem a mentalidade preparada para isso, o ideal é que o consultor de marketing digital saiba trabalhar com esse público também de modo a implementar algumas soluções necessárias, mas não tão profundas como um planejamento de marketing digital para ser executado de imediato, ao longo do tempo o profissional terá abertura para dar continuidade no trabalho de consultoria objetivando resultados mais sólidos…

  11. Lucia 8 de dezembro de 2015 at 21:28

    Contratar um profissional especializado em Marketing Digital não deve ser visto como custo e sim um investimento. Esse profissional é imprescindível para quem quer ter sucesso na internet.

  12. Sivaldo Gomes 7 de novembro de 2015 at 13:40

    A capacidade de um consultor em Marketing Digital:
    O consultor em Marketing Digital é o profissional responsável por criar e gerenciar toda estratégia de posicionamento da marca na internet, criação de campanhas de vendas seja para produto ou serviço.

    De olho no que dá certo:
    O consultor em Marketing Digital está sempre atualizado e de olho no que está dando certo afim de fazer com que a empresa tenha mais sucesso em suas campanhas e mais retorno sobre investimentos publicitários.

    Retorno sobre o investimento:
    Todo empresário sem exceção, deseja ter o melhor retorno sobre o investimento, ou seja, lucrar mais com o menor custo possível.
    Ao contratar um consultor em Marketing Digital o empresário deve se certificar quais são as propostas deste profissional ou empresa especializada.

    Muitos prometem a primeira página do Google, ou milhares de curtidores no facebook, mas de nada adianta estar na primeira página do Google ou ter centenas de milhares de pessoas curtindo sua fan page se isso não gera vendas, não gera receita para empresa.

    Gerar vendas:
    Um bom Consultor de Marketing Digital é aquele que trabalha focado em conversão de vendas, suas ações são voltadas para aumentar as vendas, fazer a empresa aumentar seu faturamento…

  13. Thiego Carvalho 18 de julho de 2015 at 03:07

    Hoje ainda vejo uma confusão, alguns cliente me procuram e na verdade não precisam de um consultor de marketing digital, mas sim de um web designer… Mas dese o começo desse ano eu já vejo um amadurecimento do mercado

  14. Wilame Lima Vallantin 11 de julho de 2015 at 07:46

    E como essa é uma área diretamente ao avanço da tecnologia, torna-se importante investir em treinamento e atualização constantes.

Leave A Comment