Como usar o Facebook para Marketing Pessoal

Veja algumas dicas sobre como usar o Facebook para Marketing Pessoal

Dicas sobre como usar o Facebook para marketing pessoal

Um dos itens mais interessantes sobre o personal branding atual é saber como usar o Facebook para o marketing pessoal, já que a rede é ponto de referência para recrutadores e empresas na hora da prospecção por candidatos a vagas em seus quadros. O uso do Facebook para o marketing pessoal ganha cada vez mais peso e por isso é preciso prestar muita atenção no conteúdo que é publicado.

Suas redes sociais são uma grande vitrine da sua marca pessoal e por isso mesmo, saber como usar o Facebook para marketing pessoal é essencial para a construção da sua imagem profissional.

Dicas para o uso do Facebook no marketing pessoal

Antes de tudo é importante para seu marketing pessoal no Facebook que você estabeleça uma comunicação visual condizente com os seus objetivos profissionais. Por isso, capriche na sua imagem de capa e de perfil para que o impacto visual do seu perfil seja positivo junto a recrutadores e empresas que pesquisarem sobre você no Facebook.

Cuidado com o conteúdo publicado

A primeira grande dica diz respeito ao conteúdo publicado em sua timeline. Evite a todo custo publicar qualquer tipo de matéria que possa parecer, por mais leve que seja, ofensivo, discriminatório ou de alguma forma segregacionista. Esse é talvez o pior erro que você pode cometer em seu marketing pessoal nas redes sociais.

Não importa qual é a sua desculpa. O fato é que você irá despertar a contrariedade de um determinado grupo, e neste grupo, pode ser que esteja um empregador em potencial ou um superior hierárquico.

Em nosso curso de Facebook Marketing sempre salientamos que o melhor conselho para fugir dessa armadilha é evitar assuntos como política, futebol e religião no Facebook ou qualquer outra rede social, uma regra de ouro para qualquer profissional de mídias sociais experiente.

Uma atenção especial às fotos

Outra sugestão que temos sobre marketing pessoal no Facebook é a de tomar muito cuidado com as fotos que são publicadas. Em algumas situações, notadamente durante baladas, comemorações de fim de ano e Carnaval, algumas fotos que dentro do contexto podem parecer engraçadas, acabam sendo publicadas no Facebook.

O problema é que fora desse contexto elas podem não parecer nada engraçadas para um recrutador ou empresa que visita seu perfil e com isso você acaba prejudicando seu marketing pessoal.

Não transforme seu perfil em um muro de lamentações

Evite publicar lamúrias e reclamações em seu perfil. Em primeiro lugar, porque as pessoas que fazem disso um hábito, acabam se tornando FaceChatos e passam a ser evitados pelas pessoas que as seguem, quebrando assim a cadeia de relacionamentos que buscamos nas mídias sociais.

Do ponto de vista profissional, esse é o tipo de perfil que não agrada a recrutadores ou empresas, pois passa uma imagem de pessoa sem capacidade para enfrentar desafios e vencer os obstáculos que surgem no dia a dia.

Tenha um foco em suas publicações

Da mesma forma que fazemos profissionalmente quando estamos gerenciando uma campanha de marketing digital em mídias sociais, você também deve ter uma diretriz editorial para suas postagens.

Postagens espontâneas são interessantes, mas quando usamos o Facebook com fins profissionais, a coisa funciona ligeiramente diferente. Cada postagem em seu perfil é uma peça do seu personal branding, portanto, deve ser orientada neste sentido.

Por hoje paramos por aqui, mas acompanhe o Blog da Academia do Marketing através do nosso Boletim Informativo para ficar atualizado sobre outras dicas sobre como usar o Facebook para marketing pessoal e outras matérias na área do personal branding.