Veja como se inserir na área de marketing digital

Veja como se inserir na área de marketing digitalVocê certamente já deve ter ouvido a famosa frase “O mercado de trabalho mudou”. Porém, o que muda não é o mercado em si, mas o cenário, com a inserção de novas gerações no mundo corporativo, novas formas de consumo, novos formatos empresariais e a “tecnologia como o centro”.

Se adaptar nessa realidade é preciso, mas, venho acompanhado diversos comentários de colegas da área, alunos e amigos sobre a insatisfação com as exigências profissionais que as empresas vêm impondo para se inserir ou se recolocar na área de marketing.

Recentemente, criei um debate no grupo Implantando Marketing, no LinkedIn, onde perguntei para os membros o que estavam achando das exigências do mercado. Vejam alguns comentários:

“Tá complicado acompanhar. A impressão que tenho às vezes é que tudo que aprendo se torna obsoleto dia após dia, rs.” – Giovana Pinto

‘’Tem exigido tudo e mais um pouco! Fato é que, profissionais multitarefas estão tendo cada vez mais preferência por muitas empresas.” – Fábio Henriques

‘’ Sem ferramentas, sem verba, sem estratégia, sem pessoas. A única ordem é “Vai e dá um jeito – Acho que isso aqui é tarefa do marketing…” – Jaqueline Lorenzetti

‘’ O perfil da gestão de cada empresa é o que vai definir a valorização desse profissional, geralmente empresas ainda pouco estruturadas imaginam que contratando um profissional de marketing irão assim, magicamente, aumentar suas vendas de um dia para o outro, mas negligenciam o fato de que existem outros processos envolvidos que precisam caminhar juntos.” – Raquel Córdoba

Você pode participar e conferir o debate no link: https://lnkd.in/emKJnBv

Baseado nos comentários, observei um engajamento considerável e opiniões muito semelhantes. Onde quase todos os profissionais se queixam dessa realidade e que aparentemente está longe de ser revertida.

O digital vem propiciando inúmeros benefícios para a sociedade e para as empresas.É um espaço macro a ser explorado, como a geração de novos negócios, comunicação com clientes e vendas.

Dentro desse contexto, o perfil tradicional do profissional de marketing vai dando lugar a um novo, ainda pouco conhecido por recrutadores e empresários, mas que abrange habilidades variadas, indo muito além da criatividade, expertise em vendas, noções de psicologia e comportamento online.

Uma profissão que exige interação entre diversas áreas

Há também outras áreas que precisam estar unidas ao marketing digital como os profissionais de TI, jornalistas, relações públicas e até mesmo os advogados se pensarmos em e-commerce.

O meu intuito com esse post é trazer uma reflexão e também ouvir a opinião de vocês sobre as regiões onde residem, se encontram essa realidade.

  1. Como analisam o mercado para o profissional de marketing?
  2. Quais são as qualificações exigidas pelas empresas?
  3. E por quanto tempo esses profissionais permanecem nas empresas?

A situação atual da formação tradicional

Para finalizar gostaria também de compartilhar um vídeo de uma matéria do Jornal Nacional que comenta sobre a dificuldade das universidades prepararem profissionais para o mercado digital.

E você teria uma opinião para compartilhar conosco? Deixe aqui o seu comentário e vamos levar essa discussão a diante.

Por Mateus Rosa no Implementando Marketing

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes