Veja como montar uma agência de viagens online com o WordPress

Para muitas pessoas, montar uma agência de viagens online com o WordPress pode parecer uma utopia ou apenas uma solução meia boca para quem não pode investir em uma plataforma exclusiva, mas acredite, é possível.

Uma das principais características da plataforma WordPress é sua versatilidade e por isso, no atual estágio de desenvolvimento deste sistema é perfeitamente possível construir um site de venda de passagens e hospedagem utilizando esta plataforma.

Como o segmento do turismo online vem crescendo muito no Brasil, montar uma agência de viagens com o WordPress surge como uma boa opção para quem quer montar seu próprio negócio nesta área, sem precisar investir uma verdadeira fortuna para iniciar.

Criando a estrutura básica da sua agência de viagens online

Em primeiro lugar, para montar uma agência de turismo online com o WordPress você precisará de um domínio próprio, seu endereço na Internet, que pode ser obtido no site da Registro.Br e tem um custo de R$ 30 ao ano. Nem pensar em instalar o WordPress em uma hospedagem gratuita, porque você não poderá instalar os plugins necessários.

O segundo passo é fazer a instalação do WordPress em si, pois é sobre ele que iremos construir o site. A maioria dos provedores de hospedagem aqui e lá fora, oferecem a instalação automática da plataforma, o que livra você do trabalho de instalação por você mesmo no servidor, o que exigiria um conhecimento técnico que a maioria das pessoas não tem.

Dai por diante é apenas uma questão de configuração do WordPress e ai sim, você precisará ter um bom conhecimento sobre o funcionamento da plataforma, que pode ser obtido em nosso Curso de WordPress. A outra opção é contratar alguém para fazer esse trabalho, o que encarecerá um pouco o projeto.

Um site com cara de agência de turismo profissional

O passo a passo para você montar uma agência de viagens online com o WordPress

O passo a passo para você montar uma agência de viagens online com o WordPress

Se o problema para montar uma agência de viagens online com o WordPress é a questão do layout, podemos resolver isso facilmente com o uso de templates, layouts profissionais.

Sites especializados na venda de templates para o WordPress como o Theme Forest, possuem literalmente dezenas de templates prontas para você montar sua agencia de viagens virtual.

Só para citar algumas, eu apontaria a Book Your Travel, Love Travel e a Trendy Travel, isso só para citar algumas.

A instalação das templates é bem simples, toda feita diretamente na plataforma do WordPress sem qualquer necessidade de programação. O custa de uma template oscila entre U$ 45 e U$ 60 e pode ser comprada no próprio site.

Criando um ambiente de e-commerce no seu site

Para permitir a venda de pacotes de turismo diretamente pelo site, você deverá ter os recursos para tal. Por isso você deverá instalar os plugins para e-commerce do WordPress, como o WooCommerce, um plugin completo e melhor, gratuito.

Com esse plugin instalado, você poderá efetuar vendas com boletos, débito online e cartões de crédito , utilizando facilitadores de pagamentos como o PayPal, Bcash, PagSeguro e outros. Se preferir, também poderá fazer a integração direta com administradoras de cartões de crédito com Cielo e Mastercard.

Como você pode ver, se o obstáculo para montar uma agência de viagens online com o WordPress era a questão dos pagamentos online, essa já não é mais uma barreira.

Fontes de receita

Você poderá ter diversas fontes de receita para a sua agência de turismo online, desde a venda de passagens e pacotes turísticos em si, até venda de espaços publicitários. O importante é desenhar em seu projeto exatamente o que você pretende ter como fonte de receita prioritária.

Você poderá formar parcerias com agências de viagens já estabelecidas e vender seus serviços diretamente pelo seu site já que ele terá toda a estrutura e segurança para vendas online. Outra forma de rentabilizar sua agência de viagens online é através de programas de afiliados como o Lomadee, por exemplo.

Como para gerar um bom tráfego para sua agência de viagens online você deverá criar um blog associado ao site, você também poderá gerar uma receita extra através do Google AdSense, o programa de afiliados do Google que paga por clique nos anúncios exibidos.

   Leia o artigo Como Começar Um Negócio Com Programas de Afiliados

Crie um blog associado à agência

Montar uma agência de viagens online é uma coisa, atrair tráfego é outra completamente diferente. Por isso, para começar, minha recomendação é que você crie um blog associado à sua agência. Ofereça dicas de destinos, passeios pontos turísticos e tudo mais que possa ajudar os seus futuros clientes.

O caminho do sucesso para trazer um bom tráfego através do blog é aplicar as técnicas de SEO às páginas das suas publicações para conseguir coloca-las em posições de destaque no Google e outros buscadores. O tráfego de busca orgânica é o de maior conversão de todos os canais de marketing online.

Se o seu problema é saber como montar uma agência de viagens online com o WordPress, o caminho das pedras está ai. Não é tão difícil assim, concorda? Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.

Como montar uma agência de viagens online com o WordPress
5 (100%) 14 votos

Clique aqui e veja como cadastrar gratuitamente seu currículo no Marketing Jon