Como montar uma agência de mídias sociais

Dicas de como montar uma agência de mídias sociais

Dicas de como montar uma agência de mídias sociais

Muita gente em busca de uma opção de negócio próprio busca saber como montar uma agência de mídias sociais, um negócio que vem crescendo no Brasil e que ainda oferece diversas opções de negócios.

Muitos profissionais que estavam trabalhando em agências, têm mudado o rumo de suas carreiras, em voo solo ou acompanhados de outros profissionais, através da criação de suas próprias agências especializadas em gestão de presença em mídias sociais, principalmente para pequenas e médias empresas.

O que está ocorrendo no mercado das agências especializadas em mídias sociais é muito simples, e tem uma explicação econômica muito clara. Como o tempo gasto para administrar grandes contas de marketing online é praticamente o mesmo, utilizado para pequenas contas, essas não são atraentes para as grandes agências.

Isso deixa um mercado gigantesco para os profissionais que resolvem criar suas próprias agências, ou então trabalharem como freelancers. Os pequenos e médios empresários têm cada vez mais a percepção de que é imperativo ter uma presença nas mídias sociais, em função da sua penetração junto ao público brasileiro, mas não encontram profissionais ou agências dispostos a acolherem pequenas contas.

É claro que o marketing digital ainda não é uma opção para todos, já que economicamente é inviável trabalhar com um clientes que possuem um budget muito baixo, mas em função da escassez de profissionais qualificados, tenho visto agências dispensarem contas abaixo de R$ 30 mil mensais.

O que você precisa para montar uma agência de mídias sociais

Estamos em um momento econômico onde o capital financeiro, a mola propulsora dos negócios online nas décadas de oitenta e noventa, vem sendo substituído pelo capital humano. Ou seja, ter uma boa equipe é muito mais importante que ter muito dinheiro para investir.

Minha primeira dica para quem busca saber como montar uma agência especializada em marketing em mídias sociais é buscar capacitação, e quando falo em capacitação, me refiro a conhecimento profundo do assunto, seus conceitos, técnicas e ferramentas.

Busque uma capacitação em marketing digital que envolva não apenas mídias sociais, já que as ações online hoje em dia são extremamente conectadas, e por isso, você precisa, pelo menos, conhecer os recursos disponíveis nos diversos canais para poder integrá-los de forma a maximizar o resultados de suas ações.

Invista em tecnologia para sua agência de mídias sociais

O meu segundo conselho é que você invista seriamente em termos de tecnologia para sua agência, pois uma das suas vantagens comparativas, precisará ser a agilidade e precisão. Para isso, é necessário investir em tecnologia, em nosso caso presente, softwares e ferramentas que nos ajudarão no trabalho do dia a dia e na apresentação de resultados.

Trabalhar com mídias sociais de forma profissional exige que você use algumas ferramentas como plataformas de publicação e sistemas de monitoramento de mídias sociais. Além disso, em alguns trabalhos você precisará também de ferramentas mais avançadas de análise da concorrência e mensuração de impacto das campanhas.

Por isso, na hora de elaborar sua planilha de custos, não se esqueça de incluir o valor que irá pagar por estes serviços, para poder elaborar um orçamento realista na hora de conseguir seus clientes. A boa notícia é que a maioria dessas ferramentas tem um custo bastante acessível.

Criando seu diferencial competitivo

Você deve estar se perguntando em relação a clientes. Como montar uma agência de mídias sociais que apresente um diferencial competitivo em relação às outras agências já existentes. A reposta para isso é simples: Eficiência e comprovação do retorno.

Um dos principais problemas das agências digitais especializadas no marketing em mídias sociais no Brasil é comprovar o ROI – Return of Investment de suas ações. Isso nos leva a duas conclusões, ou o serviço não está sendo feito da forma correta, ou está havendo falha na mensuração do resultado.

En nossos cursos de marketing digital sempre chamo atenção que para montar uma agência de mídias sociais que realmente consiga se destacar pela excelência do serviço, mostre a seus clientes, de que forma você está trazendo retorno para ele, seja através de uma melhor percepção da marca ou conversão direta na geração de leads ou vendas diretas pelas mídias sociais.

O quanto cobrar

Não basta somente saber como montar uma agência de mídias sociais, é importante também saber o quanto cobrar, para evitar que seu preço fique fora do mercado, ou então que chegue a um ponto tão aviltante, que em alguns casos até mesmo inviabilize a empreitada. O melhor caminho para o sucesso é não ser o mais barato, mas sim o melhor.

Um conselho que posso dar é o de não cair na armadilha de quanto mais clientes melhor. Isso além de não funcionar bem, do ponto de vista financeiro, também, na maioria das vezes, acaba comprometendo a qualidade do serviço. Selecione seus clientes e preste o melhor serviço possível para este seleto grupo.

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A estrutura para uma agência de mídias sociais

Outro dica que sempre dou para quem me pergunta como montar uma agência de mídias sociais é pegar leve na estrutura e trabalhar com as vantagens oferecidas pela tecnologia atual. Atualmente é totalmente dispensável uma estrutura física para montar sua agência digital. O trabalho em marketing digital, mesmo quando feito em equipe, é totalmente viável no modelo de Home Office.

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