Como iniciar uma carreira em marketing digital

Um número cada vez maior de estudantes busca saber como iniciar uma carreira em marketing digital, na medida em que a mídia online vem dominando o ambiente das comunicações.

O mercado de trabalho para profissionais de marketing digital está em plena expansão nos últimos anos. A demanda por este tipo de profissionais é crescente, e em diversas áreas existe uma carência de profissionais qualificados para desenvolverem projetos de forma adequada.

Este cenário do marketing digital vem chamando a atenção de diversos estudantes que estão no momento de decidirem seu futuro profissional, e também daqueles que já estão cursando uma faculdade ligada a área de comunicação.

Por isso, a equipe da Academia do Marketing elaborou um roteiro onde destacamos os principais pontos a serem observado por quem deseja saber como iniciar uma carreira em marketing digital. Para facilitarmos a discussão, dividimos essa abordagem em cinco itens:

  • O primeiro passo para iniciar uma carreira em marketing digital
  • Partindo para a especialização em marketing digital
  • Adquirindo experiência na área de marketing online
  • Uma pós graduação é sempre recomendável
  • O processo de constante atualização

Você verá que existe um caminho bem definido para se tornar um profissional de marketing digital de ponta e disputado pelo mercado.

Primeiro passo para iniciar uma carreira em marketing digital

O primeiro passo para quem deseja saber como iniciar uma carreira em marketing digital é buscar uma formação acadêmica em comunicação. Na verdade, não existe marketing digital, mas sim a aplicação dos conceitos fundamentais de comunicação aos meios digitais.

Por isso, o aspirante a profissional de marketing digital teria como primeiro passo, fazer uma boa faculdade nas áreas de marketing, publicidade e propaganda ou então relações públicas para que possa adquirir os conceitos fundamentais que serão aplicados posteriormente no ambiente online.

Com estes conhecimentos adquiridos, ao ingressar na área do marketing online você terá uma visão ampla de todo o sistema e dessa forma, poderá adaptá-los aos diversos processos e ferramentas disponíveis atualmente no ambiente do marketing digital.

Começando sua imersão no universo do marketing digital

Como começar uma carreira em marketing digital

É sabido que as faculdades brasileiras ainda não possuem cursos regulares de graduação na área do marketing digital. Lá fora também ainda é bem difícil encontrar este tipo de formação. A solução então, é buscar por conta própria a aquisição de conhecimento nesta área.

O melhor caminho para quem está interessado em como começar uma carreira em marketing digital é adquirir conhecimento através de cursos livres na área, como os oferecidos pela Academia do Marketing.

Estes cursos podem ser presenciais e também existe uma grande variedade deles no formato online, o que facilita bastante a questão de ajustar a sua agenda na faculdade e a realização dos cursos de especialização online.

O ideal é começar por cursos que oferecem uma visão geral do mercado do marketing digital e depois decidir para que especialização você irá voltar os seus esforços. Com tantas especializações no universo do marketing digital, é preciso ter foco em uma determinada área.

A vantagem desse caminho é que você já vai tendo contato com as técnicas e ferramentas do marketing digital moderno, ganhando experiência no uso de cada uma delas e fazendo a fusão entre os fundamentos aprendidos na faculdade e as ferramentas de marketing online.

A experiência faz parte da formação

Uma das principais dicas para quem deseja saber como iniciar uma carreira em marketing digital é praticar sempre e praticar muito. De nada adiantará você acumular conhecimento se não tiver oportunidade de colocá-lo em prática.

Áreas fundamentais que todo profissional de marketing digital precisa conhecer, como marketing de busca em suas duas dimensões, SEO e links patrocinados, redes sociais e principalmente web análise exigem prática. E onde buscar essa prática?

Uma das maneiras é conseguir um estágio em uma agência de marketing digital, onde além das questões técnicas, você irá vivenciar o dia a dia da profissão em outros aspectos envolvidos, como o ambiente de trabalho e demanda de clientes.

Outra forma interessante de colocar em prática seus conhecimentos é participar de um projeto de colaboração coletiva onde você possa atuar de forma efetiva nas atividades relacionadas ao marketing digital e até mesmo de desenvolvimento e aprimoramento do projeto.

Por fim, existe também a alternativa de desenvolver um projeto próprio, como por exemplo, um site pessoal que de quebra também irá ajudar no seu marketing pessoal, projetando seu nome no ambiente profissional.

Uma pós-graduação é sempre um diferencial

Carreira em Marketing Digital

Finalizando o ciclo de formação profissional do profissional de marketing digital, uma pós-graduação é sempre um diferencial em seu currículo e sobretudo na construção da sua formação acadêmica.

O importante nessa etapa final é escolher uma pós em que os professores sejam profissionais com uma atuação forte no mercado, que possam passar a sua experiência profissional junto com o conteúdo. Na maioria das vezes, a teoria na prática é outra.

A jornada infindável da atualização

A chave do sucesso no mercado atual não está somente em como iniciar uma carreira em marketing digital, mas conseguir se manter atualizado em meio a um mar de atualizações e novas tendências como o que vivemos nos dias de hoje.

Busque participar de congressos relevantes tanto no Brasil como no exterior, assine as newsletters de sites de referência nas áreas em que você tem mais afinidade e também outros que possam manter você sempre em dia com as principais tendências do mercado.

Agora que você já sabe como iniciar uma carreira em marketing digital, é uma questão de fazer seu planejamento e colocar a mão na massa. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Como iniciar uma carreira em marketing digital
5 (100%) 24 votos

Clique aqui e veja como cadastrar gratuitamente seu currículo no Marketing Jon