Como Impulsionar Publicação no Facebook

  • Como usar o recurso Impulsionar Publicação no Facebook

Como usar o recurso Impulsionar Publicação no Facebook

Como usar o recurso Impulsionar Publicação no Facebook

Veja como usar o recurso Impulsionar Publicação no Facebook e aumentar o alcance das suas postagens

Saber usar a função Impulsionar Publicação no Facebook é uma das prioridades para quem está envolvido com o Facebook Marketing. Ao contrário do que muita gente pensa, uma postagem no Facebook não é automaticamente exibida para todos os fãs de uma página.

Estima-se que o alcance médio de uma publicação simples seja vista no feed de notícias de menos de 20% dos fãs da página. Ou seja, se depender da propagação orgânica – não paga, o alcance de uma postagem é bem menor que o número de fãs de uma página.

Para aumentar esse alcance, o Facebook oferece a ferramenta Impulsionar, uma das modalidades de Facebook Ads, que possibilita a exibição do post para um número bem maior de pessoas aumentando assim o impacto da publicação e seu potencial viral. O recurso Impulsionar Publicação está disponível apenas para Páginas que possuam mais de 400 fãs.

Como configurar o Impulsionar Publicação no Facebook

Toda vez que um post é publicado, o Facebook exibe o botão Impulsionar Publicação no canto inferior direito da postagem. Clicando nele, você terá a opção de impulsionar este post para pessoas que se dependesse das limitações impostas pelo EdgeRank não seriam atingidas.

Como usar o recurso Impulsionar Publicação no Facebook como estratégia de Facebook Marketing

Como usar o recurso Impulsionar Publicação no Facebook para aumentar o alcance de publicações

Esse recurso é bastante interessante para quem trabalha com marketing no Facebook, pois aumenta consideravelmente o impacto da postagem. Em nosso curso de Facebook Marketing indicamos a utilização do recursos Impulsionar em situações em que se deseja dar destaque a:

  • Divulgação de promoções, descontos e ofertas;
  • Divulgação de eventos e fatos relevantes para a marca;
  • Postagens relevantes em outras mídias como blog;
  • Outras ações de cross media.

A função Impulsionar Publicação está disponível para qualquer tipo de postagem seja ela texto, perguntas, fotos ou vídeos.

É importante destacar que essa ferramenta faz parte de uma estratégia de divulgação e exposição da Página da marca e não busca uma expansão da base de fãs, embora, em função de seu potencial de amplificação, seja provável uma pequena expansão desta base.

Para preservar o foco do Feed de Notícias, exibir as notícias mais recentes, as postagens patrocinadas tem um prazo curto de duração, até sete dias. Por isso, é importante programar essa ação com antecedência, evitando, por exemplo, que o tempo de promoção abranja períodos que costumam ser de baixa audiência, como finais de semana ou feriados, dependendo do perfil do público-alvo.

O pagamento pode ser feito através de cartão de crédito ou PayPal, dependendo da forma de pagamento configurada no painel administrativo do ambiente de gestão de anúncios. O valor da ação vai depender do público que se deseja alcançar.

Mensuração da ação de Promoção

Resultados das ações de Impulsionar Publicação no FacebookA função Impulsionar uma postagem no Facebook é uma ação de marketing pago que como outras precisa ser mensurada, principalmente para que possamos determinar o ROI da ação.

Como em outras ações de marketing em mídias sociais, o resultado das postagens promovidas deve ser avaliado conforme o objetivo determinado para a campanha.

Passados o período escolhido, o botão Impulsionar Publicação é substituído pelo botão Ver Resultados. Clicando neste novo botão, o Facebook exibe um resumo das ações dos usuários que tiveram como ponto de partida a postagem promovida. Nesse resumo temos alguns dos principais indicadores de desempenho:

  • Alcance da publicação impulsionada
  • Grau de envolvimento
  • Quantidade de cliques
  • Curtidas na Página
  • Dados da segmentação

No painel de gestão de anúncios, podemos ter informações mais detalhadas sobre o desempenho da publicação promovida como a taxa de cliques e o CPM – Custo Por Mil da promoção. Com base nestes dados podemos extrair diversos outros indicadores como o CTR e outros que se apliquem a análise em questão.

O Facebook também indica de forma detalhada o tráfego da publicação, dividindo-o em orgânico e pago. Dessa forma podemos analisar com mais precisão o verdadeiro impacto da ação.

Outra forma de analisar o impacto da publicação patrocinada que sempre sugerimos em nosso Curso de Facebook Ads, é sob o prisma de acessos ao site ou página específica da promoção. Essa análise pode ser feita no Google Analytics identificando os acessos originados por cliques no link da publicação.

Como no caso do Google Analytics não podemos distinguir o que seria acesso orgânico do acesso pago, a análise fica um pouco distorcida.

Para solucionar este problema, uma das opções seria o tagueamento do link através da ferramenta de UTM do Google, criando uma campanha específica para este tipo de ação.

Com a criação de uma Meta no Google Analytics, podemos ter controle completo dos resultados da ação com a determinação da taxa de conversão e outros indicadores que explicam o resultado da ação.

Agora que você já sabe como usar o recursos de Promover postagens no Facebook, mão a obra e vamos começar a planejar as ações.

Como Impulsionar Publicação no Facebook
3.5 (70%) 2 votos

Clique aqui e veja como cadastrar gratuitamente seu currículo no Marketing Jon

2017-01-18T07:27:36+00:00 By |Categories: Facebook|Tags: , , , |

25 Comments

  1. Cleber Foster 1 de agosto de 2017 at 14:35

    Excelente post, me auxiliou em vários aspectos. Esses requisitos devem ser cumpridos para alcançar o sucesso dentro do seu blog, é muito importante seguir os passos de quem já fez e deu certo.

  2. Alberto Valle 9 de junho de 2017 at 12:35

    Olá Gilmar

    Ao impulsionar a publicação, o único benefício em termos de SEO será um maior número de acessos ao site. A quantidade de Likes de uma publicação não exerce nenhuma influência na questão da otimização de sites para ferramentas de busca. Isso dito pelo próprio engenheiro de SEO do Google, o Matt Cutts.

    Um grande abraço e sucesso!

    Alberto Valle

  3. Gilmar 5 de junho de 2017 at 08:27

    Eu estava pensando… Impulsionar uma postagem do seu blog não aumentaria o SEO da página perante o Google, já que teoricamente alcançando mais pessoas o número de curtidas aumentará?

  4. Alberto Valle 7 de Fevereiro de 2017 at 09:20

    Olá Juliana

    Você pode impulsionar a publicação tanto em sua timeline quanto no Painel de Anúncios.

    Um grande abraço e sucesso!

    Alberto Valle

  5. Alberto Valle 7 de Fevereiro de 2017 at 09:19

    Olá Marcela

    Talvez o problema seja sim a segmentação. Se você deseja atingir apenas um público de renda maior, o mais indicado seria a seleção desse tipo de público, por faixa de renda, na configuração do impulsionamento.

    Um grande abraço e sucesso!

    Alberto Valle

  6. JUliana 6 de Fevereiro de 2017 at 13:44

    Como faço para impulsionar uma publicação em uma página???

  7. Marcela 6 de Fevereiro de 2017 at 11:55

    Olá! Criei um blog de viagem há pouco tempo e estou divulgando os posts através da Fanpage do Facebook. Semana passada impulsionei a minha primeira publicação por 7 dias, com orçamento total de R$7,00. O assunto do post era sobre meu roteiro de 7 dias de viagem em Cusco e Machu Picchu. Selecionei o público alvo com as tags “Viagem”, “Peru”, “Machu Picchu”, “Huayna Picchu” e “Cusco”. Tive algumas curtidas não orgânicas ao longo do impulsionamento. Contudo, as pessoas que fizeram as curtidas não tem nada a ver com o meu público-alvo. Não quero parecer esnobe ou algo do tipo, mas as curtidas vieram de pessoas com extrema baixa renda, pessoas que nem devem saber onde fica/e o que é Machu Picchu ou Cusco. Fiz algo de errado com o direcionamento da publicação? Fiquei sem entender o que aconteceu. Pode ser o baixo valor do orçamento? Preciso entender melhor o que está acontecendo pois gostaria de utilizar essa ferramenta de divulgação. Agradeço a ajuda!

  8. Academia do Marketing 6 de novembro de 2016 at 22:23

    Olá Valéria

    Na verdade a palavra anúncio é só um termo. No caso de impulsionar uma publicação, na verdade você está pagando por alcance.

    Um grande abraço e sucesso!

    Alberto Valle

  9. Valeria 4 de novembro de 2016 at 22:45

    Mas em casos onde a página não é sobre anúncios?
    Mesmo assim tem que pagar?
    Na minha página não quero anunciar nada, apenas interagir e realizar publicações pedagógicas.
    Quero impulsionar mas, lá está como anúncio sendo que não é um anúncio.

  10. Academia do Marketing 10 de agosto de 2016 at 11:01

    Olá Maria

    É possível direcionar a publicação para públicos específicos em função de características geográficas e interesses, mas não em função de páginas.

    Um grande abraço e sucesso!

    Equipe Academia do Marketing

  11. Academia do Marketing 25 de julho de 2016 at 10:52

    Olá Rosana

    O Facebook seria um ótima opção para isso, desde que você crie uma página com um público segmentado que corresponda à Persona de Marketing que representa os leitores em potencial do seu livro.

    Um grande abraço e sucesso!

    Equipe Academia do Marketing

  12. Rosana Pereira de Souza Ro 23 de julho de 2016 at 13:07

    Vou publicar um livro gostaria de saber como divulgar o lançamento para o maior número de pessoas possíveis?

  13. Academia do Marketing 23 de julho de 2016 at 12:28

    Olá Erico

    Para fazer isso, a melhor opção é fazer o impulsionamento por dentro, ou seja, através do Painel de Anúncios do Facebook.

    Um grande abraço e sucesso!

    Alberto Valle

  14. Erico Prudente 21 de julho de 2016 at 13:39

    Olá, Gostaria de saber como faço para impulsionar novamente a mesma publicação por mais 7 dias, pois tenho um objetivo de alcance de pessoas com essa mesma campanha.
    Sendo que ja fiz uma nova impulsão por mais 1 dia, porem gostaria de fazer por mais 7 dias.
    Como faço isso?

  15. Academia do Marketing 4 de Maio de 2016 at 10:27

    Olá Francisco

    Basta entrar no módulo de anúncios e interromper a campanha.

    Um grande abraço

    Equipe Academia do Marketing

  16. Francisco Gideon 29 de Abril de 2016 at 09:51

    Não sabia da cobrança diária e queria cancelar, como faço isso?

  17. Academia do Marketing 7 de setembro de 2015 at 16:18

    Olá Ribeiro

    Você precisa configurar sua conta de anunciante no Facebook antes de usar os recursos pagos como Impulsionar e outros Facebook Ads.

    Um grande abraço

    Alberto Valle

  18. ribeiro 1 de setembro de 2015 at 15:02

    apenas apertei impulsionar , mas nao apareceu nada para pagar, nenhum boleto , então quer dizer que não foi feito?

  19. Eduardo 14 de junho de 2015 at 01:29

    Boa noite!
    Estou tentando impulsionar uma publicação no face com um link para um perfil, mas o mesmo diz que ele precisa estar em maiúsculas. Já tentei por em letras maiusculas, tentei por toda a publicação em maiuscula tambem, mas o botão de impulsionar não funciona e a mensagem continua.

  20. gleison 6 de Maio de 2015 at 17:41

    minha fanpage nao esta aparecendo esse botao aparece uma mesagem disendo que nao esta disponiveu e eles estao trabalhando para resolver mais isso ja faz meses e nada

  21. Academia do Marketing 13 de Abril de 2015 at 15:00

    Olá Wander

    Você terá que entrar em contato com a equipe do Facebook para firmar um contrato para pagamento através de boleto bancário. Neste caso a aprovação é imediata.

    Um grande abraço e sucesso

    Alberto Valle

  22. wander 6 de Abril de 2015 at 14:26

    Se eu pagar via boleto bancário . Como eles vao impulsionar minha pagina? Apos compensação? Ou como?

  23. Academia do Marketing 30 de setembro de 2014 at 11:05

    Olá Edite

    A cobrança nas campanhas do tipo Impulsionar Publicação no Facebook são cobradas conforme a configuração que você faz na hora de promover a postagem. Você pode configurar para que o valor investido seja dividido em até sete dias. A cobrança é feita em função do consumo do anúncio

    Um forte abraço e sucesso

    Alberto Valle

  24. Edite Nunes de Souza 30 de setembro de 2014 at 07:59

    Impulsionar Publicação do fan no Facebook é paga de uma vez o valor x ou é cobrada diária
    durante uma semana?, Por favor tire minha duvida!

  25. luciano 7 de junho de 2014 at 16:58

    Ótimo post, me ajudou muitíssimo, sou dono do site novidadesdanet.com, e quero começar a impulsionar para atrair visitas, será que é valido?

Leave A Comment