Como aprender SEO – Confira algumas dicas

Para quem está interessado em saber como aprender SEO, fizemos um resumo das melhores formas para você atingir esse objetivo, que diga-se de passagem, é um ótimo passo para quem deseja fazer carreira no marketing digital.

O marketing de busca é inegavelmente o canal de maior conversão no marketing online. Por isso a preocupação cada vez maior dos profissionais de marketing e agência, em dominar as técnicas de SEO – Search Engine Optimization.

O grande problema é que esse conhecimento está disperso e quando alguém busca sobre como aprender SEO, na maioria das vezes fica sem saber por onde começar. Para ajudar a criar seu caminho para a qualificação profissional em SEO, fiz um resumo que apresento aqui.

Comece por fazer um bom curso de SEO

Sendo diretor de uma escola de marketing, pode até parecer que estou advogando em causa própria, mas na verdade esse é o caminho mais correto para quem deseja realmente dominar as técnicas e processos de SEO.

Quando eu comecei em SEO, fui colocando a cara e pesquisando em uma série de lugares. Até que dava para quebrar um galho, mas fui entender o processo todo quando tive a oportunidade de fazer um curso com Todd Malicoat e Danny Dover. Foi lá que comecei a colocar as peças em ordem.

A Academia do Marketing oferece regularmente o curso de SEO como parte integrante da nossa grade de treinamentos para formação em marketing digital. O treinamento acontece no Rio de Janeiro e também dispomos da opção online.

Pratique SEO em seu próprio site

A segunda dica que dou para quem deseja saber como aprender SEO é praticar, pois sem isso, você não pegará o que chamo de SEO Feeling, ou seja, a experiência do dia a dia do marketing de busca orgânico.

Veja nossas dicas de como aprender SEO

Veja nossas dicas de como aprender SEO

Você pode fazer isso criando um site ou blog para você mesmo, usando a plataforma WordPress, indiscutivelmente o melhor sistema para se trabalhar com as técnicas de SEO, devido a variedade de recursos que a plataforma oferece.

É com essa prática e a observação dos resultados que você irá aperfeiçoar o que aprendeu em um curso e na leitura especializada.

Crie seus artigos e acompanhe sua evolução em termos de posicionamento nos buscadores. Isso fará com que você sinta na pele o que é o verdadeiro trabalho em SEO.

Agora vem a melhor parte da história. Praticando, você pode inclusive ganhar uma grana extra se monetizar o seu blog ou site com o Google AdSense, o programa de afiliados do Google que paga a você por cliques dados em seus anúncios. Nada mal não acha?

Comprometa-se com o estudo e pesquisa

O trabalho de SEO, assim como suas técnicas, são coisas extremamente dinâmicas, portanto, minha terceira dica para quem quer saber como aprender SEO é um forte comprometimento com o estudo cada vez mais aprofundado e com a pesquisa na área de Search Marketing com foco em resultados orgânicos.

Acompanhe os sites de referência

Minha quarta dica sobre onde aprender SEO fica por conta dos sites de referência. Como disse anteriormente, as técnicas de SEO evoluem constantemente, pressionadas pelas mudanças no algoritmo do Google, e por isso, é preciso se manter atualizado.

A melhor forma de ficar em dia com o que está mudando e também o que irá mudar, é acompanhar os sites de referência sobre o assunto. Minhas indicações são:

  • SEO Moz
  • Search Engine Land

Outra indicação é acompanhar Matt Cuts, o engenheiro chefe de SEO do Google, no YouTube. Não fique achando que ele vá abrir muita coisa em seu canal, o que até por uma questão ética, não poderia acontecer. Gosto do canal dele pelas dicas de “o que não fazer” ou então de “o que é mito e realidade”. É um enfoque diferente para aprender SEO.

Compreenda os princípios e adapte-os às mudanças

Em nosso curso de SEO sempre chamo atenção para o fato das técnicas de SEO serem relativamente simples, e o que é mais importante é “entender os buscadores” para poder trabalhar em harmonia com eles.

Muitos “puristas” falam que isso seria uma subserviência ao Google, mas eu rebato com o seguinte questionamento: Você quer desafiar a maior ferramenta de busca do mundo e o canal de maior conversão do marketing online?

Uma das chaves para o sucesso é saber se colocar em seu lugar e jogar pelas regras, e não criar suas próprias.

Se você quer saber como aprender SEO, uma coisa básica é em primeiro lugar, encarar os buscadores como seus parceiros de negócios. Eu sempre brinco com a minha equipe dizendo que o Google te ama, mas você precisa retribuir esse amor.

O domínio das técnicas de SEO não é restrito a “iluminados” e muito menos a “bruxos” que detêm a “sabedoria oculta” de como colocar um site nos primeiros lugares das páginas de respostas do Google.

Para conseguir um bom posicionamento nas páginas de respostas do Google, basta conhecer o funcionamento do negócio e incorporá-lo ao seu site, blog ou loja virtual, criando rotinas e diretrizes baseadas nas boas práticas de SEO.

Agora que você já sabe como aprender SEO, o que acha de abraçar essa especialização do marketing digital e fazer uma carreira nesta área tão promissora? Mantenha-se atualizado, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Salvar

5.00 avg. rating (96% score) - 2 votes